TBR DE MAIO | ESPECIAL FICÇÃO CIENTÍFICA 2018


Felicidade define esse momento de entrar novamente na nave do Especial Ficção Científica e decolar para outros mundos. Todo ano, no mês de Maio, eu faço esse Especial para me dedicar completamente à esse gênero que amo tanto. Gosto de me dedicar a Ficção Científica o ano inteiro, mas pensa numa alegria ter um mês só pra isso?! É sensacional. 

Escolhi o mês de Maio por 2 motivos: Dia do Star Wars (4) e Dia da Toalha (25). Duas datas super importantes para fãs de Ficção Científica e Cultura Pop. Eu como boa fã de Star Wars e Douglas Adams não poderia deixar passar a importância desse mês e como forma de homenagem - e também para aproveitar esse clima todo - nada melhor do mergulhar em livros de Ficção Científica. 

Lembrando que Sci-Fi não é apenas naves, explosões, lasers e guerras interplanetárias. Na verdade, é absurdamente mais do que isso. O que me faz amar Ficção Científica é seu potencial para nos fazer refletir sobre a atualidade e sobre o futuro, nos faz perceber coisas novas a respeito da sociedade e muitas vezes, da nossa própria atitude, e também tem potencial para mudarmos nosso olhar para o mundo que nos cerca. E claro, vai mexer muito com a nossa imaginação, explorando os cantinhos mais criativos da nossa mente. 

Então, apertem os cintos e vamos decolar galáxia à fora! Vou mostrar os livros que lerei durante esse especial e se você quiser participar não precisa ler apenas Ficção Científica o mês todo, se ler um livrinho já está ÓTIMO! O importante é ler Sci-fi. Se for entrar nessa use a hashtag #EspecialFicçãoCientifica (o científica na hashtag é sem acento mesmo, por motivos de: esqueci). 


O QUE VOU LER NO ESPECIAL SCI-FI






Interferências, Connie Willis

Vamos começar com as autoras. Interferências é um livro sci-fi com uma proposta interessante e talvez um pouco romântica, pois iremos acompanhar um casa que passa por um procedimento cirúrgico para testar um novo tipo de tecnologia: um dispositivo que vai aumentar a emparia entre o casal. Esse dispositivo tem o objetivo de fazer com que os casais vivam uma vida plena e feliz, para sempre juntos. Claro que dará errado. 

A longa viagem a um pequeno planeta hostil, Backy Chambers

Uma nave viaja pelo cosmos construindo túneis espaciais que conectam civilizações em todo o universo. Os integrantes dessa nave são completamente distintos, cada um de um planeta, cada um com uma cultura diferente e isso mostra o quanto esse livro vai explorar e abrir um diálogo sobre a diversidade. Estou mega ansiosa para começar!

Os despossuídos, Ursula K. LeGuin

"Anarres é um mundo inóspito e colonizado por fugitivos, que fizeram dele uma utopia anarquista. Seu planeta de origam, Urras, é uma civilização de grandes riquezas e tecnologia, mas também com muita pobreza e guerras. Os dois mundos estão divididos por décadas de desconfiança, até que Shevek, um brilhante físico de Anarres, parte em uma missão para uni-los. Ele irá buscar respostas e questionar o inquestionável para derrubar o muro de ódio que divide os planetas-irmãos."

A guerra do velho, John Scalzi

"A humanidade finalmente chegou à era das viagens interestelares. A má notícia é que há poucos planetas habitáveis disponíveis - e muitos alienígenas lutando por eles. Para proteger a Terra e também conquistar novos territórios, os humanos precisarão de tecnologias inovadoras, capazes de criar supersoldados com habilidades jamais vistas, e um exército disposto a arriscar tudo."

Detalhe que nesse exército só se alistarão senhores de 75 anos ou mais.


Encarcerados, John Scalzi

"O caso logo se torna da alçada do FBI, pois envolve uma classe de indivíduos nova e especial. Os hadens são pessoas que, devido a uma síndrome, tiveram sua mente encarcerada em um organismo agora imóvel. Para viver em sociedade, eles transferem sua consciência para estruturas robóticas ou alugam o corpo de indivíduos saudáveis. A investigação desse homícidio leva Chris e sua parceira Vann não apenas a mergulhar no mundo dos hadens, mas a descobrir uma rede de interesses políticos e econômicos envolvendo sua cultura e seus veículos robóticos."


Sonhos elétricos, Phillip K. Dick

"Os dez contos reunidos nesta edição foram adaptados para a série televisiva Eletric Dreams, uma antologia de histórias futuristas que, ao mesmo tempo, ilustram a visão profética de Dick e celebram o eterno apelo midiático de sua obra. Seguindo o que a literatura de Dick tem de melhor, os contos de sonhos elétricos apresentam cenários familiares, mas ao mesmo tempo estranhamente distorcidos, e tem o poder de questionar a realidade e tirar o leitor de sua zona de conforto.


E por fim:

As crônicas de marte

"Com contos escolhidos e editados por George R. R. Martin e Gardner Dozois, As Crônicas de Marte retoma esse sentimento ao celebrar a Era de Ouro da Ficção Científica, um período recheado de histórias sobre colonizações interplanetárias e conflitos antigos. Para essa missão, autores consagrados como Micheal Moorcock, Mike Resnick, Joe R. Landsdale, Mary Rosenblum, James S. A. Corey foram convidades a revisitar o misterioso planeta vermelho aqui representado como um destino exótico e desértico, com cidades em ruínas, civilizações impressionantes... e, é lógico, perigos inimagináveis. 

Enfim, o bom e velho marte está de volta."

Um estranho numa terra estranha, Robert Heinlein

"Um humano nascido em Marte, foi criado por marcianos, aprendendo as regras sociais e a cultura dos seres do planeta vermelho. Seu corpo se adaptou às condições do mundo em que habitava, e seus costumes, suas percepções de realidade e sua cultura são tipicamente marcianas. Agora, em contato com terráqueos e com uma realidade completamente alienígena para ele, tenta grokar - a até mesmo transformar - a cultura humana."

E vocês? O que vão ler no Especial Ficção Científica?



Rita Zerbinatti, 26 anos, professora, apaixonada por Ficção Científica, dias chuvosos, séries de TV e café. Quer saber mais?Clique 
aqui.




0 comments