#5AMCLUB | MINHA ROTINA ÀS 5 DA MANHÃ



Vocês ficam empolgados com desafios e metas? Eu sempre fico. Muitas vezes acabo esquecendo ou deixando de lado, mas essa semana aconteceu uma coisa incrível: resolvi - meio que do nada - acordar  às 5h da manhã. E o mais surpreende é que eu realmente acordei esse horário!  Eu vi um tal de 5 AM Club na internet e fiquei curiosa, assisti alguns vídeos no youtube e pensei: quer saber, vou fazer isso aí pra valer. Claro que esse pensamento veio coladinho em outro: "mas eu durmo muito, não sei se vou conseguir". A verdade é que, mesmo quando dormia mais cedo e conseguia descansar, mal ouvia o despertador tocar. Tenho 8 despertadores no celular, 2 no computador e um despertador físico do lado da cama, tudo isso para acordar às 8h... Imagina para acordar às 5h!

Isso tudo quase me fez desistir, eu realmente tenho tinha uma dificuldade enorme para acordar, no entanto, não encontrei dificuldade para acordar às 5h hoje. Fazer esse "desafio" trouxe mais significado para os meus dias, minha rotina mudou, meio que acabou com a minha procastinação, me trouxe mais leveza e felicidade. Vou continuar acordando cedinho (sinto que depois dessa experiência não dá mais pra voltar a ser o que era antes), mas sem cobranças e sem loucuras, vou fazendo do meu jeito, da forma que dá e com certeza continuarei sendo mais leve e mais feliz assim. 


Vou começar pelos pontos negativos (são poucos e não são graves): 
  • Dormir cedo. 
    Ok, não é tão ruim assim, mas tiveram dois dias que eu não estava com sono e mesmo assim tive que "me forçar" a dormir cedo. Queria assistir série ou ficar na internet, mas enfim... Pensar no que poderia realizar no dia seguinte me fez ir pra cama meditar até dormir.
  • Menos Whatsaap
    Talvez não seja tããão ruim assim, mas me afastei bastante do whatsapp. O motivo é bem simples: na hora que eu estava acordada as pessoas estavam dormindo, na hora que as pessoas estavam acordadas eu estava indo dormir. Deixei de responder e conversar com algumas pessoas, ou respondi em horários estranhos tipo 6h da manhã e claro, não obtive resposta tão cedo. (rsrsrs)
  • Cansaço
    Assim como tiveram dias que eu fiquei super disposta, também tiveram dias que eu simplesmente não estava me aguentando. Tudo bem que isso também acontecia antes, quando dormia tarde e acordava tarde (era bem comum, na verdade), ainda assim, não dá pra dizer que é só disposição. 
  • Sono
    Durante os meus dias eu tive 2 horários muito sonolentos. Daquele tipo de sono que bate e você simplesmente não consegue ficar com o olho aberto. Acontecia isso comigo às 9h e pouco da manhã e às 21h e pouco da noite. Teve um dia à tarde que também estava muito difícil me mentar acordada, mas estar na escola (no meio da gritaria dos alunos) ajudou. Não sei o que fazer com esses picos de sono, de manhã eu consegui não me entregar, mas à noite era difícil demais lutar contra isso. Eu simplesmente deitava, me entregava, desmaiava e no fundo, queria aproveitar um pouquinho mais da minha noite. 

Agora vamos falar de coisas boas:
  • Disposição
    Quando eu acordava, mesmo que rolasse aquela preguicinha, eu estava ACORDADA. Me sentindo acordada. Antes eu acordava e me sentia estranha, muito sonolenta, era impossível sair da cama e meu corpo pesava. Acordava com a sensação de não ter dormido. Essa semana não aconteceu isso, eu acordei bem todos os dias (menos quinta, acordei me sentindo mal). Foi MUITO mais fácil de sair da cama, mesmo naqueles dias que rolou preguiça. 
  • Ver o dia nascer
    Gente, isso é MUITO inspirador! Eu acordo e meu quarto está escuro, eu logo abro a janela e tiro a cortina do caminho, quando volto do banho o dia está lá, nascendo. Fico observando aquilo como se fosse dona do mundo! É delicioso! 
  • Bem-estar
    Sim, eu me senti melhor em todos os aspectos possíveis. Me senti até mais confiante, acredita?! Me senti alinhada com meu corpo e minha mente. 
  • Café da manhã
    Ah, eu amo comer, né?! O café da manhã cedinho tem sido uma delícia e confesso que estou comendo demais até (não conta pra ninguém, mas tenho tomado 2 cafés da manhã, rsrsrs). Eu sinto muita fome logo que acordo e sinto muita fome de novo, lá pras 10h. Tem sido delicioso, só preciso me controlar e comer coisas bem leves!
  • Sono
    Tenho sentido que meu sono mudou. Antes eu sentia que não conseguia descansar, acordava já cansada, sabe? Essa semana não senti isso, percebi que meu sono tem sido revitalizador. Acordo com as energias carregadas. 
  • Mais leveza e menos cobrança
    Percebi durante essa semana que me senti mais leve, não fiquei me cobrando e tive mais prazer nas coisas que fiz. Eu estou tentando me livrar de cobranças internas desnecessárias - tem sido um processo incrível e difícil - e claro que essa semana não foi perfeita, mas senti que melhorei nisso também. Eu conseguia fazer tudo que eu queria durante a manhã, então não sobrava espaço para essas cobranças bobas. Aconteceu de eu pensar "poxa, não deu pra fazer tal coisa", mas logo em seguida eu pensei "ah, mas amanhã vou acordar cedo, vai sobrar tempo" e esse pensamento me trazia uma felicidade instantânea.
Bom, vou parar por aqui. Foram muitas coisas positivas e legais que descobri sobre mim mesma durante essa semana. Estou muito feliz e agradecida por ter tido essa experiência! Agora vou deixar aqui, de forma mais detalhada, como foi essa semana. Espero que gostem, espero que se inspirem de alguma forma! 


segunda-feira | 19


O despertador tocou às 4h50 e logo nesse primeiro toque eu já acordei. PLIM! Parecia mágica. Senti um pouco de sono lá pelas 9h30, mas comi algo, tomei um cafézinho e voltei a funcionar. Passei a manhã super bem (estou bastante surpresa), li 87 páginas, estudei e consegui ver vários vídeos legais e inspiradores no Youtube! Mas o mais importante: não me senti pressionada ou ansiosa, eu tive a sensação de que tinha todo o tempo do mundo! Foi ótimo e me senti super produtiva.

Durante a tarde eu fui trabalhar (só trabalho no período da tarde) e é sempre uma loucura. Eu dou aula de Arte numa escola estadual enoooorme (ando muito pra lá e pra cá, isso também me cansa bastante) mas passei a tarde bem. Não senti sono, não senti cansaço, mas tive uma dor de cabeça chatinha lá pras 16h. Ao sair da escola, às 18h20 eu voltei caminhando para casa. Uma caminhada de uns 35 minutos, mais ou menos. Isso também é novidade na minha vida, estou gostando muito, mas chego em casa bem derrotada. 

Essa primeira noite foi um pouco estranha, até porque fui ao cinema e cheguei "tarde" em casa. Quando estava lá assistindo o filme bateu um sono, aquele cansaço enorme, tentei o máximo que pude me segurar e manter meus olhos abertos. Foi difícil. Cheguei em casa lá pelas 23h e simplesmente desmaiei. 

terça-feira | 20


Hoje já foi mais difícil acordar, o despertador tocou às 4h50 e eu voltei a dormir um pouco. Logo tocou novamente e eu acordei às 5h10. O meu erro hoje foi ter acordado e ficado maior tempão no celular! Esse era um péssimo hábito que eu já tinha ao acordar às 8h, eu só conseguia sair da cama ás 8h40 ou 9h, e isso atrapalhava demais minha concentração e rendimento pela manhã. Mas enfim, hoje eu me permiti ficar no celular (já que durante o dia anterior eu não tive tempo) mas não pretendo voltar a fazer isso. Eu só consegui ficar pronta e realmente começar a fazer as coisas lá pelas 7h30. Ainda assim é cedo, mas já que acordei às 5h deveria ter aproveitado, né?! Segue o baile!

Hoje não voltei andando pra casa (choveu muito), então cheguei mais disposta e fiquei assistindo série com a minha mãe. Estamos vendo One Day at a Time ♥ (estou assistindo pela 2ª vez porque essa série é maravilhosa demais!).

Fui deitar às 22h.

quarta-feira | 21


Acordei 5h30.
Mais um dia com uma manhã produtiva e deliciosa. Percebi que é quase um padrão sentir sono às 9h e pouco. Dá uma vontade de voltar pra cama, mas tenho conseguido ser forte. Hoje no trabalho foi beeem puxado e voltei andando pra casa. Caminhei um total de 6km, o que é um absurdo pra a minha pessoa, estou completamente podre agora a noite. Estou escrevendo isso e sentindo meu corpo todo doendo. Quero acostumar logo com essas caminhadas. 

Agora vou dormir, são 21h20, mas já estou pra lá de Bagdá!

quinta-feira | 22


Hoje acordei às 5h30, mas não levantei da cama antes das 6h30. Fiquei no celular (de novo!), mas estou me dando um desconto hoje por dois motivos: 1) é meu dia de folga, não trabalho de quinta e um descanso é bem-vindo. 2) Acordei bem podre! Ontem meu corpo já estava doendo, mas hoje acordou pior e para completar também estou com dor de cabeça e dor de garganta. Talvez seja alguma gripe, já vou tomar algo para evitar que isso se desenvolva. 

Passei o dia numa lerdeza só. Estou terminando a 2ª temporada de La Casa de Papel e foi basicamente isso que fiz o dia todo: assisti série. Não li nada, não fiz exercícios, mas consegui estudar um pouco! Está difícil de concentrar hoje. 

Fui deitar cedo, lá pelas 21h30.

sexta-feira | 23


Acordei às 5h, curti o nascer do sol na minha cama, ouvindo música boa, foi como um espetáculo só meu. Levantei morrendo de frio e tomei um banho bem quentinho. Fiz alongamentos e meditação (aliás, tenho feito isso todas as manhãs). Meu corpo está muito melhor hoje, mas minha garganta ainda dói (prevejo um dia difícil na escola). Tomei café da manhã, estudei, atualizei as redes sociais e li 70 páginas de Vulgo Grace. Hoje eu tenho reunião na escola às 10h50, então daqui a pouco já terei que sair. 

Hoje não vou voltar a pé da escola porque vou sair à noite (aniversário do papis) e não quero forçar meu corpo, já que não estou me sentindo 100%. E hoje também será um daqueles dias que iriei dormir tarde, então amanhã (último dia desse registro aqui) talvez eu nem acorde cedo. Veremos. 

sábado | 24


Hoje não teve #5amClub porque eu acordei quase às 9h. Ontem cheguei tarde e fui dormir mais tarde ainda, seria impossível acordar tão cedo, mas no fundo eu achei que ARRASEI. Normalmente, quando vou dormir tarde assim,  não consigo acordar às 8h e pouco, é mais provável que eu acorde lá pelas 10h e tantas. Observando meu histórico, hoje eu até que acordei cedo sim! Mesmo assim, o dia foi pura preguiça. Não fiz nada demais, fiquei vendo série com o namorado, comi besteira e descansei. Um sábado bem gostoso (e preguiçoso). 


CONCLUSÃO 

Toda essa trajetória matinal acaba por aqui, mas vou continuar porque me fez muito bem! Algumas pessoas me perguntaram como eu estava conseguindo fazer isso tão bem e tal, mas eu preciso lembrá-los que eu não trabalho período integral, só dou aula à tarde! É muito mais tranquilo acordar cedo por vontade própria e não por ser forçado a fazer isso. 

É preciso entender também que cada um tem seu horário. Eu estava frustrada porque não conseguia aproveitar a manhã e nem a noite. Agora percebo que realmente não aproveitava! Eu procrastinava demais nesses horários, o cansaço era muito grande de noite e de manhã a preguiça dominava. Isso acabou aqui. Sei que terão dias e dias, momentos que tudo irá dar certo e momentos em que tura vai pro buraco, mas não me importo. O que acho realmente importante é tentar, e eu não estava tentando nada diferente, só me queixava e ficava frustrada. Ainda bem que mudamos! 

Não se cobre para acordar mais cedo, a não ser que você sinta que precisa fazer algo por você mesmo e que isso pode ajudar. Não se cobre ser produtivo sempre, é impossível. Faça tudo com amor e na hora que der! Só não desista de você mesmo, só não deixe a negatividade ganhar o jogo. 

Espero que tenham gostado! 
Espero que o dia de vocês seja incrível!



Rita Zerbinatti, 26 anos, professora, apaixonada por Ficção Científica, dias chuvosos, séries de TV e café. Quer saber mais?Clique 
aqui.






1 comments

  1. Minha flor, eu amo seu instagram e essa é a primeira vez que entro no seu blog. Claro que amei também. Eu estou acordando às 5 da manhã também e seguindo o projeto do livro O Milagre da Manhã. A sensação de ter todo o tempo do mundo impera por aqui e isso é incrível. Entretanto, esses picos de sono também acontecem comigo, às 9 da manhã e depois do almoço, principalmente. Por trabalhar em casa, tem sido difícil controlar. Mas estamos aí na luta. Dr qualquer forma, tem sido uma experiência muito válida!

    www.karolgoncalves.com

    ResponderExcluir