DESAFIO LITERÁRIO | CHEIRANDO LIVROS


Só agora em Fevereiro é que tomei vergonha na cara de postar meu próprio desafio aqui no blog. Que palhaçada. Mas eu sou assim mesmo, meio enrolada, meio esquecida, meio perdida. Sou muitas metades. Espero que me perdoem ;)

Criei esse desafio pensando nas minhas necessidades literárias, mas você está mais do que convidado a participar e mudar o que bem entender nas categorias. Eu não gosto de seguir listas assim preparadas/pensadas por outra pessoa, normalmente não dá muito certo, tenho minhas necessidades e a melhor forma de fazer funcionar é adaptar pensando nas minhas necessidades. Por isso, acho interessante você mudar e fazer da forma que for melhor pra ti, afinal, o objetivo é proporcionar aquele incentivo gostoso à leitura! 

Sendo assim, pensei em um desafio para cada mês do ano, alguns com nível fácil outros nem tanto, mas certamente muito válidos. Estou bem empolgada com as leituras esse ano (mais do que nos anos anteriores) estou me sentindo mais livre, tenho mais tempo e estou me organizando melhor, um momento mais do que propício para aproveitar a companhia dos livros. Mas chega disso, vamos dar uma olhada nos desafios. 



OS LIVROS QUE ESCOLHI ATÉ AGORA


Pode ser que mude, nunca se sabe o que vou querer realmente ler no futuro, mas confesso que adoro escolher e fazer listinhas. 

Janeiro
O Rinoceronte - esse primeiro desafio já foi comprido e gostei da leitura, foi muito interessante. Escolhi essa peça de teatro para me tirar da zona de conforto, não poderia ter escolhido algo melhor.  No entanto, eu ainda tenho muita dificuldade de me envolver completamente na leitura de uma peça, tenho ainda uma barreira que espero diminuir durante o ano, acredito que seja uma questão de hábito mesmo. Estou com algumas peças de teatro aqui que quero ler muito em breve, então esse probleminha será resolvido. 

Fevereiro
Binti, The Night Masquerade - para o mês de fevereiro escolhi ler o terceiro volume da trilogia Binti, simplesmente adorei os dois primeiros e tenho altas expectativas para esse último volume. Sou fã apaixonada da autora Nnedi Okorafor e não vejo a hora de ler tudo que essa mulher escreveu, ela gosta de inserir elementos da cultura africana nas obras delas e isso dá um toque mais do que especial pra história, é sensacional. Binti é recheado de elementos assim, é instigante e absurdamente bem desenvolvido para uma novela. É sobre essa garota que vive num futuro distante onde os humanos viajam e vivem em outros planetas, coisa bem comum, mas a tribo da Binti nunca saiu da Terra. No entanto, a garota é aceita numa universidade e resolve enfrentar as tradições e cultura do seu povo: ela sai do planeta. E o que acontecerá com a Binti a partir daí você terá que ler para saber, caro amigo. Infelizmente só temos acesso à essa preciosidade de história em inglês, se você domina precisa ler Binti pra ontem!

Março
Bom, aqui eu separei alguns livros para ler, mas não vou entrar em detalhes nesse momento, vou deixar para fazer isso na TBR do mês, mas pela foto ali já deu para vocês terem uma ideia no que estou pensando em ler. ;)

Abril
Iniciantes - escolhi esse livro por que comecei a ler há mais de um ano e simplesmente deixei ele de lado. A questão é que não deixei ele de lado porque não estava gostando, estava gostando e muito, não sei o que aconteceu. Esse lance de ler mais de um livro ao mesmo tempo às vezes provoca isso, você acaba deixando um pra trás e quando se dá conta, já se foi o ano e você não pegou naquele livro. Acontece muito comigo. Enfim, esse autor, o Raymond Carver, é excelente e eu adoro o estilo dele e as cotidianices que ele aborda em seus contos. É aquele tipo de narrativa que te deixa olhando pro nada depois de terminar o conto, sabe?! 


Maio
Os Despossuídos - Infelizmente em 2017 a nossa querida Ursula K. LeGuin faleceu. Deu uma dor no coração. O melhor a fazer agora é apreciar as obras que essa alma incrível nos deixou e tenho certeza que vou simplesmente adorar Os Despossuídos. Maio é nosso mês de Ficção Científica e será ótimo inserir uma autora tão maravilhosa quanto a Ursula na minha lista de leituras. 

Junho
Tash e Tolstoi - Esse mês será uma dificuldade tremenda, já estou vendo... É o mês de ler e-books. Eu não sei ainda se pretendo focar apenas em e-books ou se vou ler somente um, o certo mesmo seria ler o máximo de e-books que eu puder, eu tenho uma quantidade absurda de e-books comprados (e baixados) no Kindle. Eu amo ler no Kindle, a minha maior dificuldade seria mesmo escolher os e-books para serem lidos, realmente tenho muita coisa. O Tash e Tolstoi, por exemplo, comprei o e-book numa promoção super bacana há um tempo e desde então ele está lá parado no Kindle, e tenho vários outros e-books que também estou doida pra ler e estão lá na mesma situação. Enfim, quando chegar o momento eu aviso para vocês qual será (ou quais serão) os e-books que realmente vou ler. Por enquanto ainda estou um pouco na dúvida (apesar de querer muito ler Tash e Tolstoi! Acho que vocês entenderam o dilema, né?!)

Julho
O mês que vou conhecer 3 autoras nacionais! Quando digo conhecer não estou querendo dizer que vou encontrar com elas, quero apenas dizer que vou, finalmente, ler seus livros. Pela foto vocês conseguem ver os livros, mas também vou deixar para entrar em mais detalhes na hora da TBR. Aguardem.

Agosto
Uma Vida Pequena - Ah, os calhamaços! Que maravilhosos! Esse ano estou muito empolgada (e sem preguiça) de ler calhamaços. Inclusive a minha lista está cheia deles, espero que dê tempo para ler alguns. Em agosto vou mergulhar na sofrência que é o livro Uma Pequena Vida e já estou ansiosa para que chegue esse momento. Calhamaço + Sofrência = 'é nóis' 💗


Setembro
O Sol é Para Todos - Gente, faz tempo que li esse livro e (sempre fico admirada ao lembrar) foi lido em inglês. Não foi difícil ler esse livro em inglês, mas fico admirada porque eu lia muito mais em inglês do que leio hoje em dia. Tão triste isso. Esse ano vou tentar me dedicar para ler mais em inglês, mas dessa vez vou reler O Sol é Para Todos em português mesmo e nessa edição linda! 

Outubro
O desafio de outubro é para ler o último livro que chegou na estante, então só vou saber disso em outubro mesmo. O último livro que eu comprar/ganhar em setembro será lido em outubro :D (estou torcendo para que não seja um calhamaço porque aí o bicho vai pegar mesmo!)

Novembro
Leonardo da Vinci - Em novembro vou ler a biografia do Leonardo da Vinci, que emoção! Eu li uma biografia dele quando era adolescente, pois tive uma fase bem fã desse gênio maravilhoso e queria saber tudo sobre ele. De certa forma eu perdi um pouco do encanto que tinha por ele naquela época, hoje em dia eu ainda o admiro muito, mas não tenho mais aquele amor. Quem sabe essa biografia mude um pouco isso e eu volte a me encantar loucamente com a obra e a vida desse homem! 

Dezembro
Norte e Sul - Ah, ainda não tenho certeza se realmente lerei Norte e Sul em dezembro. Simplesmente por que eu quero ler esse livro agora, pode ser que em dezembro eu já o tenha devorado! Vou deixá-lo aqui nessa lista, vou tentar realmente guardar esse leitura para o final do ano, se por acaso ler antes, vou pensar em um outro clássico para colocar aqui. Com certeza você vão ficar sabendo quando houver mudanças! :)

E é isso, chega né?! Se quiser participar do desafio comigo (e com mais um monte de gente linda) vem pro nosso grupo! 



Rita Zerbinatti, 26 anos, professora, apaixonada por Ficção Científica, dias chuvosos, séries de TV e café. Quer saber mais?Clique aqui.






VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

0 comments