BULLET JOURNAL MINIMALISTA



Gente, como eu amo o bullet journal! Nunca fui um pessoa muito detalhista ou organizada. Na escola, eu lembrava o que tinha que fazer pro dia seguinte, e ficava por ai. Eu ganhava planners e agendas lindas da minha família, mas eu esquecia de preencher ou escrever nele. Quando vi o bullet journal pela primeira vez, fiquei bem intimidada. Mas, como fui descobrir, você consegue organizar da forma que você quiser e adaptar conforme as suas necessidades.

O meu acabou ficando bem simples, e gostei tanto que queria compartilhar com vocês. O caderno que eu uso comprei na Daiso, tem páginas pontilhadas e a capa é mole.


Eu sempre começo o mês, criando algum tema, que eu acabo seguindo até acabar o mês. Em fevereiro, escolhi as folhas, e fui incorporando elas em cada página que eu criava.

Sempre começo com uma página para anotar os livros que vou ler durante o mês. Eu divido em duas partes: a primeira eu anoto as metas do mês e na segunda parte os livros que eu vou começando durante o mês. Esse ano tenho duas metas para cada mês e os outros livros são os livros que acabo lendo por que estou afim de ler.

Depois, faço uma página para os gastos do mês. Anoto o que entra e o que sai. Bem simples mesmo. Eu faço mais para observar no que eu gasto.

Já que gosto de acompanhar as series que vou assistindo, faço uma página para series. E também aproveito para fazer uma página para filmes e documentários. A sensação de ver todas as coisas que eu vi durante o mês. me deixa feliz, não poderia explicar porque, hahaha.

Depois faço uma página para as músicas do mês. Sou daquelas que escuta um música até enjoar, e normalmente reflete o que estou sentindo no momento. Gosto de anotar as músicas para depois voltar a escutar de novo. E assim vai. Alguém mais faz isso?

Aproveito também para ter uma página só para minhas ideias, o "brain dump".


Já que tenho metas de leitura, eu também faço um página com um planejamento de leituras. Tem me ajudado bastante. As vezes quero fazer várias leituras ao mesmo tempo, e lendo uma qunatidade de páginas cada dia, me permite cumprir as minhas metas.


Finalmente chego na parte do planejamento semanal. Eu coloquei as tarefas e os compromissos tudo juntos. Deixo em branco se não cumpro as tarefas, um x se cancelam algum compromisso, e um ">" se eu adiantei a tarefa para outro dia.

Esse método tem me ajudado muito na minha organização. O que eu mais amo do bullet journal é que se não gostar de um formato, você pode mudar. Se você esquecer de planejar uma semana (já aconteceu comigo), você pode simplificar, fazer de novo, sem ficar com uma semana em branco (que acontecia com as minhas agendas).

Enfim, pode fazer da forma que quiser. E vocês que tipo de sistema de planejamento vocês usam? Gostam do bullet journal?




27 anos. fotógrafa. cidadã do mundo. amante de viagens, café e bolo. Um pouco viciada com as séries! muitas vezes sou confundida com indiana.


Me acompanhe por aí: 






1 comments

  1. Adoro me organizar e me planejar mas fazer o método do Bullet Journal por mais simples que seja não funciona 100% para mim, o que faço é ir adaptando conforme minhas necessidades, uso agendas, cadernos,cadernos estilo moleskine cada um para uma função diferente o que costuma funcionar comigo, ao invés de deixar tudo junto em um lugar só.

    ResponderExcluir