NOVO VÍCIO: WELCOME TO NIGHT VALE


Feche os olhos. Deixe que minhas palavras caiam sobre você. Você está seguro agora. Bem-vindo a Night Vale. 

AAAAA! Sim, estou ~um pouco ~ surtada. Normalmente isso acontece quando encontro algo que me atinge e diologa comigo profundamente. Agora senta que lá vem história, vou contar como entrei em contato com o podcast Welcome To Night Vale

Era uma vez uma Rita que encontrou uma postagem nas profundezas da internet que tinha o seguinte título: Livros Para Quem Gosta de Stranger Things. Claramente eu dei a louca e entrei pra ler as recomendações. Coração disparado. Respiração ofegante. E eis que me deparo com vários livros que eu não conhecia. Não consigo descrever a empolgação que senti naquele momento. Acho desnecessário dizer que: amo Stranger Things, mas agora já disse. Portanto, comecei imediatamente a caçar esses todos livros na Amazon, etc e tal. 

Um desses livros era Welcome To Night Vale, que até então eu não sabia que tinha a ver com um podcast. Depois de comprar a versão digital decidi mostrar alguns e-books no Instagram (me segue lá, hein) e uma pessoa maravilhosa e querida , que entrou na minha vida para iluminar toda a escuridão, a Ana Carolina (sigam ela também e visitem o site dela, hein). Ela me mandou uma mensagem SUPER empolgada falando sobre o podcast e sobre como tudo que tem a ver com Welcome To Night Vale é maravilhoso. A empolgação dela me contagiou e fui conferir de pertinho o que tinha nesse podcast que conquistou tanto a Ana. E que surpresa boa eu tive... E agora, cá estou escrevendo esse texto (sinto que ficará enorme) sobre essa descoberta maravilhosa, e culpo sem dó ou dor na consciência a Ana por tudo isso. (Obrigada de coração, Ana, você é sensacional e estará pra sempre na minha lista de melhores pessoas do universo!) 😀 

O QUE É WELCOME TO NIGHT VALE?

Como já comentei ali em cima, estamos falando sobre um podcast, um programa de áudio. E nesse programa você ouvirá histórias narradas por Cecil Baldwin e escritas pelo Joseph Fink e Jeffrey Cranor, eles já colocaram mais de 100 programas (episódios) no ar! O trabalho que esses caras fazem é sensacional. Mesmo! 

Mas ok, sobre o que são essas histórias tão sensacionais? Aí entra parte legal: as histórias são desenvolvidas num formato de programa de rádio mesmo, com um radialista (o Cecil Baldwin) comentando sobre as notícias mais bombásticas que ocorrem na estranha cidade de Night Vale. Tudo que acontece nessa cidade é muito nonsense. Mas é um nonsense BOM! É aquela coisa que você não vê sentido e dá muita risada, depois para pra pensar naquilo que ele falou e começa a refletir. Ou seja: é um programa extremamente inteligente e bem construído. Bem pensado, bem excecutado, bem desenvolvido. Ok. Acho que vocês entenderam. A única coisa mais negativa é que está tudo em inglês, portanto, se você não manja... infelizmente não terá como acompanhar. Agora, se você manja ou está estudando e quer praticar: se joga!!! 


5 MOTIVOS PARA VOCÊ PARAR TUDO E OUVIR ESSE PODCAST AGORA


MOTIVO 1
Só vou deixar um trecho do programa pra você aqui no motivo número 1, ok? Reflita: 

"E agora vamos à continuação da investigação sobre eu ser ou não a única pessoa do mundo, falando sozinho numa onda de loucura causada pela minha falta de habilidade em admitir a tragédia que é a minha existência."

MOTIVO 2
Depois desse tiro a gente pode continuar nossa lista normalmente. Ou não, afinal de contar estamos falando de Night Vale. O segundo motivo é a criatividade. Hoje em dia falamos tanto em criatividade - e na falta dela - com relação à produções artísticas em geral, temos a sensação de que já vimos de tudo e realmente é díficil encontrar algo muito original que nos chame atenção logo de cara, mas esse programa tem criatividade e originalidade pra esbanjar! Quer criatividade? TOMA NA CARA! Bem isso e esse é um ponto mega positivo!

MOTIVO 3
Deixe a imaginação rolar solto! Eu senti que esse programa me despertou um lado mais imaginativo - e criativo também, já tive tanta ideia bacana depois que comecei a ouvir - pois ele te coloca em ambientes e situações que requerem muita imaginação. Eu estava precisando MUITO de algo que me despertasse esse lado que estava adormecido na escuridão de dentro de mim, só aguardando alguma luz. 

É uma delícia isso tudo! Sentar pra ouvir esse podcast é um gás enorme pra imaginação, a forma como você se envolve com as histórias e com os detalhes, a partir exclusivamente da voz do narrador, é incrível. 

MOTIVO 4
AS MÚSICAS! Claro, não poderia deixar de comentar sobre elas. Cada episódio tem uma música diferente e cada música é mais incrível que a outra. Todas são produzidas pensando no programa, então elas tem exatamente a mesma vibe nonsense que todo o resto da história e é muito engraçado prestar atenção nas letras. Ah, que maravilhoso que é esse podcast! 

MOTIVO 5
O nonsense. Eu sou aquele tipo de pessoa que quanto mais sem noção, mais eu gosto. Meu humor encaixa perfeitamente com as piadas "toscas" que o programa apresenta. Mas o mais interessante é que ele joga piadas e situações bem bizarras na sua cara, que você vai rir ou simplesmente ficar com aquela cara de 'QQQQQQQQQQ?', mas depois irá perceber que aquilo ainda está reverberando no fundo da sua mente, você, mais cedo ou mais tarde, irá refletir sobre aquilo que ouviu no programa. 

Uma das partes mais marcantes foi uma notícia no programa sobre os livros. O Cecil disse algo do tipo "ah, os livros estão com defeitos. Estão apresentando mal funcionamento. O conselho da cidade te aconselha a não chegar perto deles, cuidado, livros são perigosos etc" e eu fiquei: CARAAAAA, QUE SENSACIONAL! Isso é tão Fahrenheit 451! Que referência interessante! E é tudo assim, por trás das notícias bizarras tem uma crítica importante, sabe? É sensacional. 

MOTIVO EXTRA
E também não poderia deixar de falar que a cidade de Night Vale é um lugar muito incrível e muuuuuuito sinistro! A cidade é a protagonista da história e as bizarrices que acontecem lá é a cereja do bolo. Não podemos nos esquecer também do Cecil, o narrador da história, o radialista de Night Vale: ele tem uns momentos filosóficos, mega profundos e muito reflexivos que vai te deixar NO CHÃO. 


Se você curte Douglas Adams, humor nonsense e uma boa história que mistura tudo e quanto é elementos legais: tá aí a dica perfeita pra você. Bem-vinda a Night Vale! 








Rita Zerbinatti, 25 anos, professora, apaixonada por Ficção Científica, dias chuvosos, séries de TV e café. Quer saber mais?Clique 
aqui.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.