FILMES DA NETFLIX: MIDNIGHT'S CHILDREN


Talvez vocês tenham percebido, mas na minha descrição diz, "as vezes confundida com indiana." É um comentário feito com esse meu humor, meio estranho, mas é pelo fato de já terem me perguntado se era da Índia. O mais irônico é que eu sou um pouco apaixonada pela cultura indiana. Na verdade, cresci na África do Sul, no litoral, perto de uma cidade chamada Durban, que tem uma alta população de indianos. Cresci, comendo com as mãos, cercado de nossos vizinhos alegres e cheio de cores. Depois que fomos embora, acho que isso ficou comigo. Então, eu continuei amando a cultura, procurando ver filmes e series que lhes mencionavam.

Não sei quanto contato vocês tem tido com o cinema indiano, mas por muito tempo, a visão era desses filmes meio musicais, um pouco exagerados, demonstrando a cultura alegre desse povo. Os filmes de Bollywood são vistas assim, eu acho que não são tomados muito á sério. Mas recentemente, eu tenho visto uma onda de filmes novos, interessantes, um pouco fora do normal.

No netflix, quando não sei que ver, fico bastante tempo somente procurando filmes. Ás vezes nem vejo nada, mas fica uma lista de filmes independentes, estrangeiros, que ninguém conhece. Amo demais esses tipos de filmes. Ás vezes você consegue achar uns filmes incríveis. Os filmes indianos tem acumulado na minha lista.



Esses dias, por impulso, comecei a assistir, "Midnight's Children" (Filhos da Meia-Noite) Conta a historia de crianças que nasceram meia-noite no dia 15 de Agosto 1947, quando a Índia conquistou a sua independência. Nesse momento histórico do pais, nascem dois meninos, de famílias opostas. Uma enfermeira decide trocar-los, como sinal de rebeldia. Saleem, filho de uma mãe pobre, foi criado no lugar de Shiva, filho biológico de uma família rica. A história desses dois meninos será sempre ligado a situação politica do pais. O filme é uma adaptação do livro de Salman Rushdie, "Filhos da Meia-Noite."



Eu fiquei encantada com esse filme. Apesar de ter um tema bem pesado, e os personagens se encontravam em um momento delicado da história de seu país, o filme ainda deu espaço para o fantástico. Tirando de lado os dos personagens trocados na maternidade, existem outros filhos da meia-noite. Saleem é aquele que une a todos, com uma capacidade sobrenatural de ver as outras crianças, e convocar-las a aparecerem no seu quarto. Cada criança tem um poder sobrenatural, que lhes foram cedidos porque nasceram a meia-noite. Tem a menina que pode voar, outra que faz mágica, e o Shiva, que tem um força impressionante.

Esse toque de fantasia nos permite ter uma noção da cultura, como eles lidam com dificuldades, e como lutam para ser livres. Sai desse filme, entendendo um pouco mais da história da India, e de um povo, não tão diferente da nossa.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.