CONCLUINDO O MÊS: JULHO | 2017


Finalmente cheguei com esse post aqui pra vocês! Eu sempre a dona atrasilda para variar um pouco, mas tá tudo bem, ninguém aqui tem presa, não é mesmo? Eu estou numa vibe de deixa fluir, deixa rolar, o que deu deu, o que não deu, não tem problema. E por mais óbvio que pareça, isso está me fazendo sentir muito melhor, sem pressões. E toda essa vibe super influenciou as leituras de Julho - e desse mês de agosto também - por que eu não estou me cobrando, me forçando ou limitando tempo para leitura, sabe? Antes eu fazia questão de cronometrar ou deixar um alarme para determinar o tempo de leitura, mas percebi que isso só estava limitando toda a minha experiência. Antes me ajudava muito, agora não tem funcionado. 

Esse lindo mês de Julho foi recheado de leituras incríveis! Fiquei muito feliz com os resultados e com as escolhas que fiz para esse mês. Difícil seria dizer qual dessas leituras eu gostei mais... acabei gostando muito de todas. E antes falar um pouco sobre cada uma delas, quero só te lembrar que se você clicar no título dos livros, será direcionado para meu link da Amazon. Se quiser comprar algum livro - qualquer um - usando esse link, você está colaborando com o blog e já pode se sentir abraçado, ok? :)


O SEGREDO DOS CORPOS - RON FRANSCELL & DR. VINCENT DI MAIO 

Esse livro me surpreendeu em todos os aspectos: foi uma leitura super envolvente, intrigante, devastadora. Acompanhar as experiências desse patologista forense, o Dr. Di Maio, foi incrível. Cada capítulo nos traz um caso em que foi necessário a sabedoria da patologia forense para que fossem solucionados. E também acompanhamos um pouco sobre a vida pessoal e profissional do Dr. Vincent di Maio, achei muito interessante pois nos sentimos, quase que imediatamente, mais próximos dessa figura, esses capítulos nos mostraram que ele é gente como a gente, e apesar de ter que encarar a morte todo dia em seu trabalho, ele não é uma pessoa extramente fria, superficial. Enfim, já escrevi sobre esse livro, clique aqui para ler. Outra coisa que vale destacar é o capricho da edição da Darkside Books. Não é novidade para ninguém que eles realmente arrasam nas edições e isso faz com que cada livro, cada leitura, cada experiência se complete ainda mais. As fotos dessa edição fizeram uma grande diferença e senti que fiquei mais envolvida nas historias. 

LEGIÃO - WILLIAM PETER BLATTY

Continuação de O Exorcista, do William Peter Blatty. Só isso já me parece o suficiente, mas quero comentar também que essa continuação é incrível. Eu adoro O Exorcista, foi uma leitura que me trouxe tanta reflexão e ao mesmo tempo foi tão intensa, é simplesmente incrível, sendo assim, não saberia dizer qual desses dois eu gostei mais, Legião é intenso também, não com cenas de exorcismo e tal, mas com uma pegada mais reflexiva, questionadora. O personagem principal se questiona sobre suas crenças o tempo todo, questiona a existência de deus, questiona a atitude dos homens. Enfim, é uma leitura filosófico, que vai te levar para um lado negro e bastante questionador. Simplesmente adorei. 

DEUSES AMERICANOS - NEIL GAIMAN

Peguei Deuses Americanos pra ler com um sentimento incomum: ao mesmo tempo que estava super animada, estava com medo de ler e não curtir. Posso ser sincera? Se eu lesse um livro do Neil Gaiman que realmente detestasse, eu ficaria muito chateada. Sei que isso parece besteira, mas é verdade. Eu gosto tanto do Neil Gaiman que fico com essa coisa na cabeça de que preciso também gostar dos livros dele. Normalmente isso acontece, acabo gostando e muito! No entanto, tinha ouvido tantos comentários positivos quanto negativos, ficou me parecendo que não havia muito um... meio termo. Ou as pessoas amavam ou detestavam, sempre acho isso estranho. Mas e aí Rita, o que achou da leitura? Eu adorei, não foi aquela coisa de livro-favorito-da-vida-para-todo-o-sempre, sabe? Mas super me envolvi, quando acabou eu até desejei que não acabasse, deu aquele pequeno e apertado vazio no peito. Me parece que eu fiquei dentro da história por vários dias, não conseguia parar de pensar. E claro, fui assistir a série, que achei FANTÁSTICA. Sério, incrível. Portanto, recomendo muito, é um livro diferentão e interessante. Rico em detalhes. Se você tem curiosidade,se joga!  

JONATHAN STRANGE & MR. NORRELL - SUZANA CLARKE

Ahhh, o calhamaço lindo do mês! Que amorzinho esse livro. Ele me conquistou com tão pouco, já logo na introdução - que por sinal foi escrito pelo Neil Gaiman - eu percebi que iria rolar uma química. E eu estava certa, rolou mesmo. Adorei cada página desse livro, me revoltei diversas vezes com os personagens, ri com eles e aprendi tanto! Esse livro é uma delícia. Achei muito interessante a forma como ficava, muitas vezes, confusa com qual dos dois magos era legal e qual era um verdadeiro filho da mãe, cheguei a conclusão de que os dois tem um pouco disso tudo. Esse livro mostra o melhor e o pior de dois magos que acabam restituindo a magia na Inglaterra. Fazia muitos anos desde que a magia deixou de ser praticada por lá, até Mr. Norrell resolver dar o ar da graça. O livro tem uma pegada sombria, divertida, encantadora, mágica. Ah, tanta coisa. Sinto que poderia ficar aqui, para sempre, escrevendo sobre ele. 


SÓ GAROTOS - PATTI SMITH

Outro livro que sinto que poderia escrever páginas e páginas sobre: só garotos. A Patti Smith também me conquistou com pouco, bem pouco. As primeiras páginas me pareceram arrebatadoras, especiais, únicas, incríveis. Resolvi que iria me jogar nessa leitura, aproveitar cada palavra que a Patti escreveu. Resolvi que iria deixar esse livro entrar em mim e me transformar para sempre. Ele cumpriu bem esse papel. Já o meu papel - o de escrever sobre ele aqui pra vocês - não sei se serei capaz de cumprir pois, sinto que será impossível expressar através as palavras o quanto esse livro foi especial e importante pra mim. Prometo que não vou desistir de tentar escrever sobre ele, tentar organizar minhas ideias - provavelmente vai sair tudo meio bagunçado mesmo por que né... - mas prometo. 

OUTRAS LEITURAS CONCLUÍDAS

Paciência - Daniel Clowes (yay, escrevi sobre essa HQ, vem ver!)



Rita Zerbinatti, 25 anos, professora, apaixonada por Ficção Científica, dias chuvosos, séries de TV e café. Quer saber mais?Clique aqui.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.