ORGANIZAÇÃO: CONHEÇA O APP LEIO


 Não sei vocês, mas eu sou a doida dos apps. A minha obsessão com aplicativos se restringe basicamente a área de organização e listas (muitas listas). Já gastei muito dinheirinho com aplicativos que acabei nem usando, mas também já gastei meu dinheirinho com apps que uso muito. Um exemplo é o app LEIO, aplicativo de organização de leituras para iOS. Até onde sei, não tem disponível para Android - muito triste. Encontrei esse aplicativo em tempos de necessidade: antes dele eu costumava anotar no Bullet Journal a quantidade de páginas que lia durante o dia, fazia essas anotações e no final do mês calculava a quantidade de páginas lidas, gostava de fazer isso por que me deixava mais motivada para continuar lendo. Porém, um belo dia eu esqueci de anotar, no outro dia também, depois eu cansei de fazer isso diariamente e pronto, perdi o hábito. 

Mas no fundo eu sentia falta de anotar as leituras e ao mesmo tempo não tinha a mesma disposição para anotar todo dia no caderninho. Eis que encontrei esse aplicativo no meio do meu caminho, na minha eterna busca de apps de organização. Comecei a usar e fiquei super empolgada, não demorou muito e acabei pagando - você consegue usar ele gratuitamente, mas só pode adicionar um único livro. Desde então uso o Leio todo santo dia. Hoje vou mostrar um pouquinho desse app pra vocês e com certeza, se você também lê e gosta de manter suas leituras organizadas, vai começar a usar e não vai parar mais. 





LENDO

Quando abre o aplicativo a primeira página que aparece é Lendo. Nela você consegue adicionar os livros que está lendo atualmente (eis minha lista na imagem, estou lendo poucos livros como podem ver) e é extremamente simples adicionar o livro pois o app lê o código de barras e pronto! Como um passe de mágica! Além disso, dá para adicionar livros digitais (é o caso de Mentes Depressivas, como podem ver na imagem, o app mostra porcentagem que falta para concluir o e-book). 

ARQUIVO


Nessa página você deixa os livros que já foram lidos - ou abandonados. Quando concluo uma leitura já deixo ela "arquivada", assim ela não aparece mais na página principal, na lista de leituras atuais. Um dia eu quis testar e apaguei os livros que eu tinha arquivado (A Esperta), perdi todas as informações que havia acumulado: desde quantidade de páginas lidas por dia, anotações, citações, enfim, tudo foi-se embora. Portanto, não façam isso! 


OS LIVROS


As imagens acima mostram como ficam as informações quando você clica no livro que está lendo. A primeira imagem (Mente Depressivas) é de um e-book, já a segunda (Deuses Americanos) é de um livro físico. São poucas as diferenças, no e-book ele não conta as páginas e sim a porcentagem. Enfim, nessa página você acompanha o progresso da sua leitura, tempo de leitura, adiciona notas e citações, define a data que quer terminar a leitura e a quantidade de páginas que quer por dia. Acho que já deu pra perceber que esse aplicativo é realmente bem completo e ajuda muito a nossa vida de leitor, né?!

Uma coisa que adoro nesse app é o timer. Quando você clica no "Ler Agora" aparece o timer e eu estou usando muito essa função. Depois desse aplicativo eu nunca mais usei a técnica de Pomodoro Timer - é aquela técnica que você se concentra em uma única tarefa por 25 minutos, e eu usava muito pra ler. E usando esse aplicativo até senti que estava rendendo muito mais e passava mais tempo lendo. 

Na parte do "Você pode terminar em" é uma das minhas favoritas! Nessa página você consegue colocar o tanto de páginas que você quer ler daquele livro, pode colocar diariamente ou a configuração que quiser, mas pasmem: também é possível colocar um lembrete! Incrível, né? O app vai te lembrar (conforme a configuração que você escolheu) o que você tem que ler. 

Outro detalhe: reparem que no final da primeira imagem tem um espaço de "Sessões de Leitura". Nessa página você tem todas as informações de quantas páginas leu ao longo do dia, quanto tempo levou e o horário exato da leitura (claro, isso se você marcar no horário certo, né). Na segunda imagem também tem, só não coube na tela, mas esse espaço existe para todos os livros, assim você consegue organizar tudinho. 



 PLANEJAMENTO


Minha parte favorita: o calendário! Nessa página você vê seu planejamento de leitura para cada dia do mês. É nessa página que aparece o quanto de páginas você precisa ler por dia e quanto tempo isso vai levar. A primeira imagem mostra como foi meu dia 12 de Julho, o dia que fiz uma mini maratona que me rendeu 464 páginas lidas. Se clicar no "Páginas Lidas" ele vai te mostrar bem especificado tudo o que você leu. É ótimo. Além disso, como vocês podem ver, também mostra o tempo que passou lendo. 

A segunda imagem mostra as estatísticas e nunca mais precisei calcular quantas páginas eu li por mês! Além de mostrar a quantidade de páginas lidas no mês, dá pra ver também quanto foi lido durante a semana, o tempo que se passa lendo cada página, quantas sessões de leituras foram feitas. Enfim, tudo bem completinho. 

Não estou ganhando nada para indicar esse app mas preciso dizer: é um dos aplicativos que mais valeu a pena investir. Ele me ajuda muito, é meu guia para leituras. Sem contar o tanto de citações e anotações que faço nele! Minha vida de leitora está todinha aí nesse aplicativo. Super recomendo! 

Esse post foi só mostrar um pouco do Leio, espero que vocês gostem e testem o app. Se tiver alguma dúvida, só deixar aqui nos comentários, ok? Se gostaram desse post me contem, tenho um monte de dicas de aplicativos para organização - podemos fazer uma série de posts, né? O que acham? 

                                                                                                                            



Rita Zerbinatti, 25 anos, professora, apaixonada por Ficção Científica, dias chuvosos, séries de TV e café. Quer saber mais?Clique aqui.

4 comentários:

  1. Sacanagem só ter para IOS. Tem previsão para chegar no Android?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade eu não sei, não achei nenhuma informação.
      Mas procure no celular, de repente acha algum app parecido :)

      Excluir
  2. Faz mais posts sobre os app de organização Rita! Ia adorar (:

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rita!
    AMEI a indicação, vou começar usando a versão free, se eu gostar mudo para a paga :)
    Obrigada pela dica!
    Adoraria mais posts sobre apps
    Bjs

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.