CONCLUINDO O MÊS: MAIO | ACABOU O ESPECIAL FICÇÃO CIENTÍFICA


O Especial Ficção Científica acabou, confesso que fiquei ao mesmo tempo feliz e um pouco frustrada por que acabei não produzindo tudo que queria, tive muitas ideias e coloquei pouca coisa em prática. Mas tudo bem, vamos com calma, essa é um projeto que pretendo continuar fazendo ao longo dos anos :) E claro, conto com a participação de vocês lendo sci-fi, comentando, me apoiando de todas as formas. Isso é sempre uma das partes mais legais de ter blog/canal, a interação e a participação das pessoas são incríveis! Obrigada, pessoas lindas que me acompanham nessas loucuras. 

E como eu estava empolgada com o Especial, acabei lendo bastante. Na verdade, li mais do que estava prevendo para esse mês e espero continuar assim, focando nas leituras. Esse mês descobri duas autoras incríveis, a Aline Valek e a Margaret Atwood, algo já me dizia que iria amar o trabalho delas e realmente, amei demais. O livro As águas-vivas não sabem de si, da Aline Valek, se transformou em um dos meus livros favoritos do ano - talvez, da vida. Já quero reler. 

Outra boa surpresa foi o livro Matéria Escura, do Blake Crouch, por que além de aprender mais sobre a teoria do Multiverso, foi uma leitura frenética que me fez começar o mês com maior pique e empolgação. Mesma coisa vale para o último livro lido no mês de Maio, História da sua vida e outros contos, do Ted Chiang. Eu já imaginava que iria gostar da leitura, e ainda assim minhas expectativas fora superadas! Achei incrível, uma das leituras mais interessantes, diferentes e extremamente inteligentes que já fiz na vida. O Ted Chiang é simplesmente genial. 

Bem, vou deixar aqui a sinopse de todos os livros lidos para que vocês saibam um pouco sobre eles, também vou deixar o link para os posts que fiz sobre essas leituras e claro, o link da Amazon, caso você comprar por esse link estará colaborando com o blog!  Divirtam-se. 

LEITURAS DO MÊS DE MAIO


⋙ Matéria Escura, Blake CrouchVocê é feliz com a vida que tem? Essas são as últimas palavras que Jason Dessen ouve antes de acordar num laboratório, preso a uma maca. Raptado por um homem mascarado, Jason é levado para uma usina abandonada e deixado inconsciente. Quando acorda neste novo mundo, Jason leva outra vida. Sua esposa não é sua esposa, seu filho nunca nasceu e, em vez de professor numa universidade mediana, ele é um gênio da física quântica que conseguiu um feito inimaginável. Algo impossível. Será que é este seu mundo, e o outro é apenas um sonho? E, se esta não for a vida que ele sempre levou, como voltar para sua família e tudo que ele conhece por realidade? Clique aqui para ler meu texto sobre esse livro! 

⋙ Viagem ao centro da Terra, Jules Verne -  Em 1863 o renomado professor Otto Lidenbrock, geólogo e mineralogista, descobre uma mensagem cifrada descrevendo uma viagem ao centro da Terra. É o quanto basta para o impetuoso cientista se lançar na mesma aventura – levando consigo o sobrinho Axel, colega de profissão mas defensor de diferentes teorias científicas, e o impassível Hans, guia que se mostrará indispensável para a empreitada e seu espantoso desfecho! 

Rios de lava, mares subterrâneos, os primórdios da vida no planeta, fauna e flora pré-históricos, múmias de homens primitivos... Fruto da imaginação e do conhecimento de um dos pais da ficção científica, Viagem ao centro da Terra é uma das obras mais originais e ousadas de seu tempo. Essa edição traz texto integral, excelente apresentação, cerca de 30 ilustrações originais, mais de 150 notas e cronologia e obra de Jules Verne – um dos escritores mais traduzidos em toda a história. A versão impressa apresenta ainda capa dura e acabamento de luxo.


⋙ Fluam minhas lágrimas, disse o policial, Phillip K. DickNesse romance Philip K. Dick explora os limites entre percepção e realidade, criando uma impressionante distopia na qual Jason Taverner, um dos apresentadores mais populares da TV, um dia acorda sozinho num quarto de hotel e percebe que tudo mudou; que se tornara um ilustre desconhecido. E pior. Descobre que não há qualquer registro legal de sua existência. Dividido agora entre duas realidades, ele vê-se obrigado a recorrer ao submundo da ilegalidade enquanto tenta reaver seu passado e entender o que de fato aconteceu, dando início a uma estranha busca pela própria identidade. Ao unir à trama desconcertante uma sensível incursão no comportamento e nas emoções humanas, Philip K. Dick prende o leitor e faz desse livro um de seus trabalhos mais comoventes. Leia meu texto sobre esse livro!

⋙ O Conto da Aia, Margaret AtwoodEscrito em 1985, o romance distópico O conto da aia, da canadense Margaret Atwood, tornou-se um dos livros mais comentados em todo o mundo nos últimos meses, voltando a ocupar posição de destaque nas listas do mais vendidos em diversos países. Além de ter inspirado a série homônima (The Handmaid’s Tale, no original) produzida pelo canal de streaming Hulu, o a ficção futurista de Atwood, ambientada num Estado teocrático e totalitário em que as mulheres são vítimas preferenciais de opressão, tornando-se propriedade do governo, e o fundamentalismo se fortalece como força política, ganhou status de oráculo dos EUA da era Trump. Em meio a todo este burburinho, O conto da aia volta às prateleiras com nova capa, assinada pelo artista Laurindo Feliciano. Leia meu texto sobre esse livro!


⋙ As cavernas de aço, Isaac AsimovEm Nova York, o investigador de polícia Elijah Baley é escalado para investigar o assassinato de um embaixador dos Mundos Siderais. A rede de intrigas envolve desde sociedades secretas até interesses interplanetários. Mas nada o preocupa tanto quanto o seu parceiro no caso, cuja eficiência pode tomar o seu emprego, algo cada vez mais comum. Pois seu parceiro é um robô. Publicado no início da década de 1950, As Cavernas de Aço é o primeiro romance da consagrada Série dos Robôs de Isaac Asimov, mesclando de forma magistral os gêneros de ficção científica e literatura policial.


⋙ As águas-vivas não sabem de si, Aline ValekA três mil metros de profundidade, o oceano é um mundo sem luz, cheio das mais curiosas formas de vida e em sua maior parte inexplorado para quem vive na superfície. É nesse ambiente que mergulha Corina, flutuando no escuro como um astronauta no espaço, do jeito que gosta: cercada de água. Mas também perseguida pela sensação de que não deveria estar ali. Está sendo observada? Corina faz parte de uma equipe que pesquisa os arredores de uma zona hidrotermal com o objetivo de testar trajes especiais de mergulho. Cinco pessoas trabalhando isoladas, da superfície e umas das outras, numa estação a trezentos metros de profundidade. Como o abismo diante delas, escuro e insondável, cada uma dessas pessoas tem algo a esconder. Incapaz de afogar uma doença que pode pôr tudo a perder, Corina se vê obrigada a enfrentar seus dilemas e os dos colegas, em uma expedição liderada por um cientista com uma obsessão: encontrar inteligência no fundo do oceano. Uma história sobre mergulhar na solidão e ao mesmo tempo se cercar das vozes que pulsam no oceano. Uma história que convida a suspender o fôlego e a ouvir. Leia meu texto sobre esse livro!

⋙ História da sua vida e outros contos, Ted ChiangPublicadas originalmente em volumes diversos, as narrativas de Ted Chiang estão pela primeira vez reunidas em uma coletânea. Entre as histórias dotadas de rigor científico, humanidade e lirismo estão “A torre da Babilônia”, na qual um minerador sobe a famosa torre com a missão de escavar a abóbada celeste; “Divisão por zero”, uma reflexão precisa e devastadora sobre o fim da esperança e do amor, e “História da sua vida”, na qual uma linguista aprende um idioma alienígena que modifica sua visão de mundo.





Rita Zerbinatti25 anos, criadora do blog e canal Cheirando Livros, professora, apaixonada por Ficção Científica, dias chuvosos, séries de TV e café. Quer saber mais?Clique aqui.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.