COMENTANDO SOBRE: THE EXPANSE


The Expanse é uma serie de ficção cientifica noir (nome colocado nos filmes antigos quando os investigadores com problemas tentam salvar a garota perdida) passado duzentos anos no futuro, onde os humanos colonizaram o planeta solar. Vocês já querem assistir, né? Mas, antes que eu me empolgue, deixo falar um pouco mais sobre esse mundo. Essa serie foi baseada no livro, “Leviathan Wakes” dos autores Daniel Abraham e Ty Franck que usam o pseudônimo James A.Corey. Nesse mundo vemos o delicado relacionamento entre Marte e Terra, onde os dois planetas estão sempre ameaçando entrar em guerra. A Terra é controlada pela ONU, já não existem países, mas conglomerados. Marte tem um avanço grande de tecnologia e estão tentando fazer de Marte uma segunda terra. Ambos lutam pelo poder no sistema solar, e no meio disso, estão os belters que são as pessoas que moram no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. Os belters são os mineradores, que extraem os recursos para os planetas “interiores”. Eles são os marginalizados do sistema, tendo que sobreviver com pouco ar e água. Esses dois elementos são muito preciosos no sistema.

Já com esse universo incrível criado, tudo começa com a Julie. Um investigador belter procura uma garota, Julie, que desaparece de uma maneira misteriosa. Ela, de alguma forma, é ligada aos acontecimentos que estão criando tensões entres os diferentes planetas. Enquanto isso, também vemos tripulantes de um navio que sobrevivem um ataque, depois de ter respondido uma mensagem de s.o.s. E no meio de tudo isso, uma política da Terra, que tenta descobrir o que está acontecendo.

Eu consegui ver a primeira temporada, bem rápido, tipo em dois dias. Eu fiquei muito fascinada com um futuro onde as pessoas moram em diferentes planetas. Sem falar que eu queria muito saber o que aconteceu com a Julie!  Mas tem que ter um pouco de paciência, por que nos primeiros capítulos tem MUITA informação, já que eles têm que mostrar esse mundo futurístico, a política e a situação social de cada planeta. Eles vão apresentando os personagens e a dinâmica entres os planetas. Nem me fale do idioma dos belters! Sendo assim, creio que a versão dublada deve ser mais fácil entender.

Mesmo no futuro, vemos a desigualdade e a injustiça, que mesmo evoluindo em tecnologia e se expandindo, o humano ainda não consegue se livrar do orgulho e sentimento de superioridade. Vemos isso na Terra, eles acreditam ser superiores aos outros planetas, porque eles possuem o conhecimento e a história da humanidade.  Eles são abertamente preconceituosos com as pessoas que não nasceram no planeta, especialmente os belters. Já que eles tem a maioria da água do planeta do sistema solar, eles tem controle sobre o que acontece na galáxia.

Marte, de certa forma, são os sonhadores. No sentido de que eles veem um futuro onde eles não precisarão depender da Terra para os seus recursos. Tem uma imagem linda no trailer da temporada dois, que mostra uma marciana imaginando como será o seu planeta em vários anos. Marte esta sempre em conflito com a ONU, e sempre estão no ponto de guerra. A Terra tenta o possível para não entrar em guerra com eles por que Marte tem um poder militar mais avançado. Mesmo tendo uma população menor, eles cresceram em condições mais duras e aprenderam a sobreviver com poucos recursos, mas eles compartilham na opressão e preconceito contra os Belters.

Os Belters, por terem nascido no cinturão de asteroides, eles cresceram num lugar com pouca gravidade, seus corpos desenvolveram de forma diferente. São perfeitos para morar no espaço, mas não para ir à Marte ou Terra. Eles são muito delicados e não conseguiriam viver com a gravidade desses planetas. Eles são vistos como outra espécie, e são oprimidos por causa disso. Trabalham para dar recursos para esses planetas mas recebem muito pouco em troca.

Não parece um pouco o nosso mundo de hoje?  Parece que temos muitos dos mesmos problemas em relação à injustiça e à opressão contra certos grupos da sociedade. É intrigante pensar em como, talvez possamos evoluir na tecnologia, mas se não evoluímos como humanos, continuamos com os mesmos problemas. O outro aspecto dessa serie que me fez pensar é como eles mostram que, com o avanço da tecnologia, as pessoas da Terra perderam a habilidade de sonhar. Eu achei muito interessante! Eles COLONIZARAM o sistema solar, o que de certa forma sonhamos no dia de hoje, mas quando eles conseguiram fazer isso, eles pararam de pensar além, de sonhar, de pensar num futuro melhor. Estão mais preocupados em proteger os seus próprios interesses.

Muita coisa pra pensar, né? Alguém já viu essa serie? O que vocês pensaram? 
--

to write love on her arms





27 anos. fotógrafa. cidadã do mundo. amante de viagens, café e bolo. Um pouco viciada com as séries! muitas vezes sou confundida com indiana.

Me acompanhe por aí: 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.