COMENTANDO SOBRE: A CHEGADA


Eu não sou lá muito fã de filmes com alienígenas. Especialmente se são demonstrados como monstros que querem destruir a humanidade. Quando eu era pequena eu vi o filme Marte Ataca! de alienígenas que tomavam controle sobre os cérebros das pessoas e fiquei com trauma. Prefiro que meus aliens sejam como Superman.

Levando isso em conta, eu ainda fiquei com muita curiosidade de ver A Chegada. Eu gosto muito da Amy Adams, que é uma atriz bem diversa e eu me envolvo muito com personagens que ela faz. Aqueles que são fãs dos Vingadores vão ver o arqueiro, Jeremy Renner ao lado dela, como físico. Baseado no conto, "Story of Your Life" de Ted Chiang, A Chegada se concentra no ponto de vista da Louise (Amy Adams), linguística, que é convocada a desenvolver uma forma de se comunicar com os alienígenas que acabam de chegar ao planeta. As 12 naves estão em várias partes do mundo e vários países mandam militares e cientistas para um primeiro contato. 

Achei muito interessante a premissa de que os alienígenas não sabem falar e nem escrever na linguagem humana. Trabalhei por vários anos como professora de inglês e sei como que é tentar ajudar as pessoas se desenvolver em outro idioma, as idiossincrasias e palavras que não podem ser traduzidas para o nosso idioma. Para mim foi maravilhoso ver como a Louise interagia com os visitantes e como a paixão dela pelo linguagem, proporcionou ela com uma perspectiva e opinião única. 


Eu acredito muito no poder das palavras, a força que ela tem para nos ajudar a se entender e a se comunicar. A Louise entende muito bem isso, e sabe, que como em qualquer idioma, há um espaço para mal-interpretar as palavras. Mas a pergunta continua, "por que eles estão aqui?" e vemos como cada pais reage a ameaça dos alienígenas. Estão todos com medo, excepto a protagonista que estuda, aprende a linguagem com muita curiosidade e fascinação. Chega o momento que ela determina que fazer em relação aos visitantes.

A fotografia desse filme é linda, e junto com a música cria uma sensação de ominosidade e mistério. Em vários momentos a musica nos impulsiona a ter medo e assombro dos visitantes.

Sonhei com esse filme, mas não foi desses sonhos de medo. Eu acho o que me impactou tanto foi a mensagem do filme. Tem uma certa beleza e pra não dar spoiler, só quero dizer que me emocionei pela razão pelo qual eles chegaram. 




27 anos. fotógrafa. cidadã do mundo. amante de viagens, café e bolo. Um pouco viciada com as séries! muitas vezes sou confundida com indiana.

Me acompanhe por aí: 

2 comentários:

  1. Eu estou bem curiosa para assistir ao filme, espero conseguir assistir em breve e gostar por que filmes com alienígena e ficção cientifica e tal normalmente não me chamam muito a atenção, mas com esses atores incríveis também ajuda né!
    Beijos, Biahhy
    https://biahhysilva.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Sim, é verdade! Foi por essa mesma razão que eu quis ver também. Quando você assistir, nos fala o que você achou! Não quis escrever muito sobre o trama para não dar spoiler :)
    Um abraço!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.