SELVA DE GAFANHOTOS - ANDREW SMITH


O que dizer sobre esse livro? Por incrível que pareça estou achando essa tarefa extremamente difícil, vou tentar fazer esse post em tópicos e depois fazer uma listinha de prós e contras (claro, lá vai a Rita fazer lista) pra tentar colocar meus pensamentos e sentimentos com relação à esse livro em ordem. Quero me expressar de forma que não pareça uma doida confusa e perdida na galáxia. Vai ser diferente de tudo que já fiz nesse blog mas esse livro é diferente de tudo que já li, então tá ok. 

Antes de começar, esse livro traz uma história do fim do mundo com personagens adolescentes: Austin, Robby e Shann. Eles moram em uma cidade chamada Ealing e certa noite, ao invadir o escritório da loja onde Austin trabalha eles se deparam com várias coisas sinistras, ex: bebês de duas cabeças, conteúdos inexplicáveis dentro de globos e um vírus. Esse vírus é roubado por outros garotos que deixam o globo cair sem querer, o conteúdo acaba entrando em contato com sangue humano e pronto, começou o fim mundo. No entanto, a narrativa não foca só nessa história do fim do mundo, também foca bastante no que está acontecendo com os personagens, seus sentimentos e conflitos.


Coisas importantes que você deve (ou não, sei lá) saber sobre esse livro:

- Austin ama a namorada, Shann, mas também ama seu melhor amigo, Robby. Ama ao ponto de imaginar todos peladinhos se pegando gostosinho.

- O Austin é o narrador dessa história, ele narra em primeira pessoa mas ao mesmo tempo é um narrador que sabe de absolutamente tudo. Ou seja, ele é um narrador em 1ª e 3ª pessoa ao mesmo tempo. Mucho loko, né?

- Austin é um adolescente louco por sexo. Tipo, muito louco. Hormônios, cara, muitos hormônios.

- O fim do mundo nesse livro chega através desse vírus que transforma pessoas em louva-deus gigantes, sanguinários e loucos por reprodução. (Ou seja, mais sexo, agora envolvendo insetos também!)

- Tem bastante sangue. Isso é sempre legal.

- Voltando ao primeiro tópico, o Austin se sente confuso com relação aos seus sentimentos. Ele sabe que é apaixonado por duas pessoas, um menino e uma menina, e não sabe exatamente como lidar com isso. Draminha adolescente básico.

- E é isso, por enquanto não consigo pensar em mais nada super relevante pra escrever aqui nos tópicos. Vamos à lista! 

LISTA DE PRÓS E CONTRAS - SELVA DE GAFANHOTOS:

PRÓS:

- A narrativa  é completamente diferente de tudo que já li.

- O livro é indefinível, não conseguimos falar que é um livro de sci-fi, um YA, ele é muitas coisas e isso é legal. Uma mistureba louca.

- É interessante a forma como o autor aborda a questão da sexualidade e dos conflitos sentimentais do personagem.

- Outro ponto positivo são os insetos gigantes, foi muito legal quando eles finalmente entraram em ação.

- Também é legal o aspecto cru da narrativa, sem rodeios. Se é pra falar de sexo, falemos de sexo. O autor não aborda os assuntos “delicados” de forma sútil, ele fala tudo na cara mesmo.

- Tem bastante sangue, e sim, preciso repetir por que isso é sempre legal. 

- Tudo é muito diferente nesse livro, querendo ou não, isso já vale muito a pena. Uma experiência maluca e sem dúvida, inesquecível. Mesmo com os aspectos negativos.

CONTRA:

- A narrativa é muito diferente e isso causa um estranhamento e uma confusão que infelizmente, não consegui me acostumar durante a leitura. Talvez seja diferente demais pra mim, louco demais.

- Ao mesmo tempo que é legal a forma como a sexualidade é abordada, ela me cansou um pouco. Não aguentava mais o Austin dizer que sente tesão. Sério, ele diz isso em quase todas as páginas.

- Existe muita repetição na história. Muita.

- Passei a maior parte do tempo perdida.

- Confesso que estava esperando algo com mais ação, e estava cansada de esperar o fim do mundo de fato chegar, queria muito ver os insetos gigantes e eles nunca apareciam.

- Comecei a achar o livro chato tantas vezes que perdi a conta, ai começava a achar legal, aí começava a achar chato de novo.

- Apesar de saber que se tratava de um livro YA, me frustrei mais uma vez com a quantidade de drama adolescente, no entanto, imagino que é exatamente isso que os adolescentes querem haha. 

Chega. Acho que escrevi mais ou menos tudo que me passou pela cabeça e que senti enquanto lia esse livro.  Como puderam ver, minha lista de prós e contras empatou e no entanto, não gostei tanto do livro como achei que poderia gostar. Porém, é um livro cheio de aspectos interessantes e o que é negativo pra mim, muitas vezes pode se mostrar positivo pra você durante a experiência de leitura. Com isso, se você tem vontade de ler esse livro, vá atrás. É uma experiência que vale a pena pois é algo extremamente diferente.  Se você já leu, me ajuda a preencher essa listinha aí  ;D








Um comentário:

  1. Bom, prá quem gosta de narrativas diferentes e fora da mesmice, vale ler também O Mundo de Sofia. Uma viagen entre realidades paralelas com acontecimentos bizarros e um final surpreendente.Leia mais no link acima.Valeu!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.