O HOMEM QUE CAIU NA TERRA - WALTER TEVIS


A DarkSide Books entrou em contato comigo outro dia comunicando que gostariam de me dar um presente - podem me imaginar dando gritinhos de alegria por que foi bem isso mesmo - e o livro em questão era O Homem Que Caiu Na Terra do Walter Davis - agora podem me imaginar dando gritinhos e fazendo a dançinha da alegria. Sim, rolou um momento crazy por aqui. Receber de presente um livro de Ficção Científica cuja história, que foi escrita em 1963, virou filme estrelando David Bowie como personagem principal é simplesmente sensacional  É pra surtar muito mesmo! (Amei o presente Darkside, pode mandar mais, viu?!) 

Agora que já passamos da fase de fangirl falando da Darkside e do Bowie, vamos ao que interessa: nesse livro somos apresentados à história profunda e perturbadora do Newton, um alienígena que veio do planeta Anthea com uma misteriosa missão para cumprir aqui na Terra. "Poxa, mais uma história de um alienígena vivendo entre nós?" Sim, eu entendo que parece meio batido, sei que já vimos histórias com esse tema milhares de vezes, no entanto a complexidade dos dilemas que Newton vai desenvolvendo ao longo da sua estadia aqui na Terra é bem interessante e no mínimo, perturbadora.

Uma vez que você se viu lendo essa história pode se preparar para ficar extremamente envolvido. Existe uma certa distância de alguns personagens, mas é impossível não se apegar ao Newton, o antheano. É incrível a forma como o autor vai nos apresentando ao personagem e aos seus dilemas. O Newton recebeu um treinamento antes de vir pra Terra, com isso ele achava que entendia muito bem os humanos, no entanto, quando chegou aqui viu que o buraco era muito mais embaixo, teve que aprender coisas na prática e se viu isolado nesse novo mundo. 

A história aborda essa questão da diferença, tema que acho muito importante discutir. O antheano não conseguia se sentir confortável na presença de seres humanos, se sentiu solitário e isolado. Porém, não precisamos ser alienígenas para nos sentirmos assim em algumas ocasiões. Acho interessante esse sentimento de solidão mesmo rodeado de pessoas, de não se encaixar, de ser considerado "diferente". Acho interessante justamente por que me sinto assim quase sempre, e sei que não sou só eu. Nem preciso dizer que me identifiquei muito com esse personagem, né?! 

Além da questão da diferença, essa história também vai abordar de forma interessante o que está sendo feito com esse lindo planetinha que chamamos carinhosamente de Terra. Outras histórias também nos apresentam esse tipo de questionamento, mas achei incrível a forma como o autor vai desenvolvendo o motivo de Newton ter vindo para cá e a forma como ele tenta mostrar como somos destrutivos. E o pior: nós sabemos que somos destrutivos, que estamos aos poucos destruindo nossa amada casa, no entanto, pouco nos importamos. Isso é difícil, dói perceber que realmente estamos trilhando um caminho nada legal para nosso planeta - e para nós mesmos, claro. 

A narrativa dessa história é simples e rápida, os capítulos são curtos e envolventes, eles se intercalam mostrando outros personagens relevantes para a história, mas sem nunca perder de vista as ações do nosso querido e estranho alienígena. É aquele tipo de livro delicioso, rápido e tem aquele toque de melancolia - que vocês já sabem que eu amo. Leitura mega recomendada. Caia junto com o Newton nessa história, você não se arrependerá. 

"Começou a sentir o que já sentira algumas vezes: uma letargia pesada, cansaço do mundo, uma fadiga profunda causada por esse planeta ocupado e destrutivo demais e todos os seus barulhos tremeluzentes. Sentia como se pudesse desistir de tudo, que tinha sido idiota, imensamente idiota em começar tudo aquilo vinte anos antes. Olhou em volta de novo, cansada. O que estava fazendo ali, naquele mundo estranho, o terceiro a partir do Sol, a centenas de milhares de quilômetros da sua casa? Levantou-se, desligou a televisão e voltou a sentar na poltrona ..."









Um comentário:

  1. Estou louca para ler esse livro *-*
    É lindo demais, como sempre DarkSide arrasando nas edições ♥

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.