AMANHÃ VOCÊ VAI ENTENDER - REBECCA STEAD


Sabe quando nos deparamos com alguns livros que infelizmente (ou felizmente) esperamos bem pouco da história? Algum motivo nos leva a pensar que aquela leitura não vai acrescentar muita coisa. Ah, essa nossa presunção não tem jeito!  Mas, às vezes, quando pegamos um livro desses e começamos a ler, descobrimos um mundo envolvente, inteligente e incrível. Foi justamente isso que aconteceu comigo e com "Amanhã Você Vai Entender"

Nessa história, a Nova Iorquina Rebecca Stead, nos apresenta à Miranda, a narradora: uma adolescente que vive em NY  com a sua mãe e tem lá seus terríveis problemas juvenis. No entanto, coisas estranhas começam a acontecer: seu melhor amigo (e vizinho), Sal, leva uma surra de um garoto desconhecido enquanto voltam para a casa. E sim, isso acontece totalmente do nada, porém muda absolutamente tudo. Depois desse fatídico dia, Sal não fala mais com a Miranda e a vida tem sido difícil - ainda mais por que se trata de uma adolescente. 

Além disso, começam a surgir bilhetes estranhos passando informações ainda mais estranhas para nossa querida e atrapalhada Miranda. Esses bilhetes parecem ter alguma relação com o futuro, e Miranda começa a fazer de tudo para entender esse quebra-cabeça que aos poucos vem se transformando em sua vida. 

É uma história de mistério interessante, cheio de passagens marcantes, delicioso, rápido de ler e a sensibilidade da história e da narrativa é intensa e encantadora. Apesar de ser um livro voltado para o público jovem, traz questões importantes e a autora abordou esses temas de forma magnífica. Sem contar que existe um tema pelo qual tenho imenso fascínio: o tempo. Tudo nessa história é incrível, delicado e profundo. 

"Mamãe diz que nós todos temos um véu que nos separa do restante do mundo, como o que as noivas usam no dia do casamento. Só que esse é invisível. Andamos felizes com um véu invisível no rosto. O mundo fica um pouco borrado, mas gostamos dele assim." 

Terminei essa leitura refletindo muito sobre a vida, universo e tudo mais. Nos traz à tona aquela lembrança de que não podemos nos esquecer de pensar sobre nossas atitudes, sobre consequências, sobre nós mesmos.  E claro, reafirma a importância de relevar o próximo, se importar. No nosso mundinho egoísta nos esquecemos frequentemente que existe alguém do nosso lado, e independenete de quem for, temos que nos importar. Aquela velha história, que certamente você já cansou de ouvir mas sempre importante repetir: ame ao próximo como a ti mesmo, etc. 

"São incríveis as coisas que as pessoas fingem não notar." 

Enfim, essa historia tem o poder de despertar vários pensamentos significativos para nossa humilde e remota existência, portanto, é uma leitura válida. Muito válida. Mas se você quer algo nessa mesma vibe, só que mais potente, que tal um Phillip K. Dick?




4 comentários:

  1. Olá pessoal, quero convidar vocês seguirem meu blog, é um blog sobre livros baguncaliterariaa.blogspot.com . É bem fácil se tornar membro, basta ter uma conta no google, isso mesmo um gmail. O legal de ser membro é que você poderá participar de sorteios ;), siga também o instagram do blog @baguncaliteraria3571 e curta a nossa página no facebook https://www.facebook.com/baguncaliterariaa/?fref=ts. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Como já falei, amei seu blog, amei suas fotos, vou me inscrever no seu canal! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Li esse livro há um tempinho e adorei, me surpreendi muito com ele também! Amo tudo que envolve tempo, acho um tema extremamente envolvente e senti vontade de reler e visitar esse mundo de novo. :D

    Beijo,
    (letitbela.com)

    ResponderExcluir
  4. Não estou achando esse livro para venda de jeito algum, poderia me ajudar?

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.