MANSFIELD PROJECT | PRODUTIVIDADE

09:54 Rita Zerbinatti 7 Comments


"I want to be all that I'm capable of becoming." - Katherine Mansfield 

Yaaay! Hoje venho apresentar um projeto incrível que minha querida amiga Thais Okubaro criou, para conferir o post dela só clicar aqui. Mas afinal, o que é o Mansfiled Project? Sabe quando a gente sente que está perdendo nosso tempo? Aquela sensação de que no final das contas não estamos fazendo nada de útil, nada do que deveríamos fazer? Eu tenho essa sensação sempre. Me parece que gasto meu tempo com coisas sem importância e quando percebo, não fiz nada do que deveria ter feito. Normalmente, chego no final do dia e me sinto frustrada comigo mesma por simplesmente ter enrolado e jogado tudo pra depois. Isso é procrastinação. Sabemos o que temos que fazer mas simplesmente não fazemos, preferimos passar um tempo olhando Instagram, Facebook, Youtube, por exemplo. 

E foi pensando nisso tudo que a Thais resolveu fazer esse projeto, e ela se inspirou na fala de uma grande escritora, Katherine Mansfield, "quero ser tudo que sou capaz de me tornar". Portanto, o projeto surge não só como um incentivo mas como um guia para abandonarmos os caminhos da procrastinação e sermos de fato aquilo que queremos ser. Imagina chegar no final do dia e ver que você realmente fez tudo o que era necessário? Parece mágico, né? Mas é possível apenas com esforço e vontade. E como esse projeto funciona? Muito simples: 

- Estabeleça categorias, a partir delas é necessário criar metas diárias ou semanais. 

Eu (e a Thais) escolhemos algumas categorias, lembrando que isso fica a seu critério e depende da sua necessidade:

- Corpo e mente
- Ambiente
- Trabalho
- Hobbies 

A partir dessas categorias criei algumas tarefas diárias e semanais que preciso fazer, como por exemplo, na categoria de Corpo e Mente, decidi que vou meditar todos os dias. Lembrando que é muito importante escolher tarefas que você sabe que irá cumprir. Não adianta colocar um milhão de coisas sendo que no final, você não consegue fazê-las. Portanto, escolha categorias importantes e estabeleça metas/tarefas simples. 

No fundo, bem no fundo, sabemos que para conquistar nossos sonhos temos que trabalhar agora. O sucesso e as conquistas não caem do céu, portanto, sabemos que o que fizermos agora vai refletir no nosso futuro. Então, mãos à obra! Não deixe a procrastinação tomar conta de você! E outra coisa interessante é que, com esse projeto vamos acabar nos incentivando, e isso é sempre muito bom. Às vezes tudo que precisamos é um incentivo né, ver alguém fazendo para ir lá e se mexer também! 

Eu vou compartilhar minhas experiências com esse projeto no Tumblr principalmente, mas também irei postar em outras redes sociais, sempre usando a hashtag #MansfieldProject . Portanto, se você se interessou e quer fazer parte desse projeto, não deixe de compartilhar sua produtividade! 

Ontem eu fiz o primeiro dia do Projeto e fiquei bem feliz, consegui cumprir todas as minhas tarefas e ainda sobrou tempo para eu ficar brisando e relaxar. Foi excelente! Hoje quero obter essa mesma conquista. E uma coisa que me ajudou muito foi o app de Pomodoro, que nada mais é do um timer. O Pomodoro funciona assim: cada pomodoro tem 25 minutos, e nesses 25 minutos você tem que produzir. Depois vem 5 minutos de break, pra dar aquela relaxada. Assim que acaba o break, volta para mais um pomodoro e por aí vai, mas a cada 4 pomodoros você tem um intervalo de 15 minutos. É maravilhoso! E estou usando o app Tide e Focus Keeper. ;D 

Se tem alguma dúvida, só deixar aqui nos comentários, ok? 


APP: Tide

7 comentários:

  1. Olá, e no caderninho, como você se organiza utilizando esse recurso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláaaa!
      Eu uso o sistema de Bullet Journal, é bem legal e funciona bem pra mim! :D
      Beijos!

      Excluir
  2. Muito legal, Rita! Eu sigo, mais ou menos, a técnica de organização do GTD (get things done) e funciona razoavelmente bem... Acho super importante definir metas de curto, médio e longo prazo, isso torna bem mais fácil a organização e enxergar o que precisa ser feito. Mas, também sofro um tiquinho do mal da procrastinação... rsrsr
    Vou dar uma olhada nos aplicativos que você falou. Eu uso muito o Wunerlist e o calendário da Sunrise.
    Bjs!! <3

    ResponderExcluir
  3. Oi Rita, nossa, esse post veio na hora certa! Tem dias que chego as 21h e penso: "o que eu fiz de produtivo?" de fato é frustrante... Acho que vou tentar adotar o sistema pomodoro pelo menos 3 vezes por semana e ver no que dá =D
    Adorei a ideia do projeto!
    Abraços ;)

    ResponderExcluir
  4. Adorei o desafio, mas acho difícil demais pra mim!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o desafio, mas acho difícil demais pra mim!

    ResponderExcluir