ORGANIZAÇÃO | ESTUDOS PARTE II: ANOTAÇÕES

21:00 Rita Zerbinatti 3 Comments


Eu sempre tento ser organizada e fazer as coisas bem direitinho. Nem sempre fui assim, mas atualmente tenho estudado mais pois acabei por perceber que os objetivos que quero alcançar no meu futuro só serão possíveis se eu estudar agora. Não existe outra saída. Então, mesmo sem ir para a faculdade eu organizo um tempo para estudar, ver vídeos aula e fazer minhas anotações. Sempre gostei muito de fazer anotações e ajuda bastante quando feito de um jeito legal. Vou mostrar como faço essas paradas nesse post! Espero que gostem!

COMO FAÇO MINHAS ANOTAÇÕES:
Simples: após ler o texto ou assistir aulas eu começo minhas anotações, escrevo com minhas próprias palavras aspectos que achei importante. No caso do texto, eu faço marcações com marca-textos e depois que eu termino o texto, volto no trecho grifado, releio e faço as anotações necessárias. Ultimamente tenho feito isso e aproveito para marcar o número da página ao qual estou me referindo na minha anotação. Tem dado certo! 

No caso das aulas, eu escuto atentamente e só faço alguma anotação se for algo muito importante, do contrário, não marco nada e fico focada no professor. Por quê?? Eu sou meio lerdinha sabe, então se eu quiser anotar tudo o que o professor falar não conseguirei acompanhar a aula, então anoto palavras-chave, dados históricos, coisas que realmente acho importante e que sei que vou acabar esquecendo depois. E é claro, o mais importante:  depois da aula devemos escrever tudo o que entendemos daquilo que ouvimos, fazer uma espécie de resumo da aula. Isso é interessante em vários aspectos e irá te proporcionar um desenvolvimento na escrita, e te ajudar a memorizar o conteúdo por um longo prazo, por exemplo. 


 Esse é o caderno que uso para estudos atualmente. Eu comprei na Daiso e ele tem essas divisórias, achei ótimo! Assim, uso um único caderno para estudar várias coisas! 

 Sempre começo colocando a data, qual livro estou estudando, qual página estou e o título do que está sendo estudado. Isso já me dá uma visão boa do que está rolando e é ótimo para reler. Sim, sempre releio as minhas anotações, mesmo que só faça isso e não estude mais nada. 

 Na apostila (e livros) eu uso marca texto para destacar informações importantes e coisas que preciso lembrar. Logo abaixo vocês verão uma foto explicando como uso os marcadores. :D  No caderno, a mesma coisa, só mudo as cores: o azul eu deixo para marcar alguma informação importante e o amarelo para coisas que preciso lembrar ou pesquisar!  





E é isso! Espero que tenham gostado! Qualquer dúvida só deixar no comentário e se tiver alguma dica me conte!!!!! 

3 comentários:

  1. Ritaaa! Vc é muito organizada! Que coisa mais linda.
    Eu estou precisando voltar a estudar. Tipo, qualquer tipo de coisa, sabe?! rsrs
    Mas enfim, comprei um livro do Paulo Freire e pretendo estudar algumas coisas sobre a educação. Gosto das ideias dele, mas nunca li uma obra completa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Yaaay
    Adorei!!
    É sempre bom saber como as pessoas se organizam para a gente se aperfeiçoar! :)

    Adorei suas ideias :*

    ResponderExcluir
  3. Hey menina como tu é organizada hein? kkk
    Esse ano eu to tentando me organizar melhor nos estudos afinal o período tá mais puxado ainda, mas pra mim ainda não encontrei algo que funcionasse. Tava arrumando tudo bonitinho na minha agenda mas aí parei. É pesado e pesa ainda mais em um ônibus lotado depois de um dia cansativo de trabalho. Estou buscando soluções alternativas, mas acho que organizar tudo no celular é a única coisa que vai funcionar pra mim.
    Nas apostilas eu sem pre marco o que acho importante e vou estudando antes -1 ou dois dias- da prova. Depois quando chega no dia mesmo da prova só leio o que marquei. Até o momento isso funciona muito bem pra mim.
    Dependendo da aula eu faço anotações - teorias da comunicação por exemplo porque é mais difícil pra lembrar tudo, mas em outras como radiojornalismo eu raramente anoto alguma coisa.
    Amei o post :)

    ❥Blog:Gordices Literárias

    ResponderExcluir