MÊS DA LEITURA MÁGICA | PRIMEIRA SEMANA

Yaaay! E já foi a primeira semana do projeto Mês da Leitura Mágica! Foi maravilhoso, uma experiência incrível que me está me inspirando muito, percebi que é muito gratificante e importante priorizar a leitura, mesmo que seja por um curto período de tempo, no nosso caso, por um mês, mas tem gente que fará maratonas no carnaval, ou lerá um livro por dia durante uma semana etc. Isso é realmente muito incrível! Então se você gosta de ler, separe um tempo para tentar dar prioridade máxima para a leitura, tenha certeza de que será uma experiência rica e gratificante. 

Com isso, vim aqui fazer alguns breves comentários sobre os livros lidos na primeira semana. Comentei no snapchat um pouco de sobre cada livro (me siga por lá: ritazerbinatti), e comentei também que estou usando o programa OneNote para fazer anotações sobre os livros que estou lendo. Então é basicamente um pouco dessas anotações que relatarei aqui. Bora lá!

→ Segunda-fera (01/02): Li o "Após o Anoitecer", do Haruki Murakami. Mais um livro incrível desse escritor que amo tanto. Essa história se passa durante uma noite, a personagem principal, Mari, está enfrentando problemas na família: sua irmã, Eri, está dormindo há 2 meses. É um livro sobre autoconhecimento, frustrações, enfim, sobre a vida. É claro que nessa história tem um elemento fantástico, uma característica do Murakami que eu adoro. Aqui o Murakami desenvolve seus personagens de forma única, com muitas referências musicais e diálogos inesquecíveis. Sem contar que o narrador dessa história é incrível!

→ Terça-feira (02/02): Li "O Leitor", do Bernard Schlink, um autor alemão que nos conta a história de Michael que quando era jovem se envolve com uma mulher mais velha, Hannah. Essa história de amor deles é rodeada por livros, a Hannah sempre pede para que ele leia livros em voz alta pra ela. No entanto, o relacionamento não dá certo e cada um segue seu caminho. Passam anos sem se ver, mas algo inesperado acontece e eles se reencontram. E a situação na qual elas se reencontram é tenso demais! Esse livro tem uma linguagem fácil, crua e sem rodeios, no entanto, nos envolve por completo. Livro excelente! 


→ Quarta-feira (03/02): Li "Fale!" da Laurie Halse Anderson, e preciso fazer um desabafo aqui: infelizmente, tenho tido problemas com livro YA. Eu não consigo me envolver verdadeiramente, mesmo que sejam história incríveis ou livros bem escritos. Tem sido difícil pra mim (que já li vários YA e gostei) aceitar que simplesmente estou passando por essa fase, pois muitas vezes parece um preconceito bobo, mas por mais que me esforçe, não estou conseguindo gostar de nenhum. Se você tem alguma indicação de livros Jovem Adulto que seja legal, por favor! Com isso, li "Fale!" na esperança de que fosse gostar pois 1) nesse livro o professor de Arte tem um papel importante (e eu sou professora de Arte, então né?!!) 2) trata de assuntos que eu tenho interesse: bullying, abuso sexual, preconceito etc 3) esse é um YA que fez enorme sucesso e é reconhecido como um livro ótimo, inclusive escolas americanas adotaram o livro. No entanto, não gostei. Simplesmente porque não me envolvi com a história e várias vezes achei entendiante. A linguagem da autora não me cativou, infelizmente. Entretanto, ela apresenta muita coisa interessante, e sem dúvida dá para fazer muitas discussões a partir dos temas aqui explorados. 

→ Quinta-feira (04/02): yaaay, dia da alegria! Reli o "Fahrenheit 451" do Ray Bradbury, e foi mais incrível do que a primeira leitura. Aqui temos uma distopia (algumas pessoas não vêem esse livro como distopia pois a história é paupável e real demais nos tempos de hoje), que se trata de um futuro onde as pessoas perderam o interesse pelos livros. Chegou ao ponto de odiarem os livros e ler livros se tornou uma prática ilegal e proibida. Nesse mundo, os bombeiros não apagam fogo, mas sim botam fogo. Nos livros, é claro. Então essa é uma sociedade do entretenimento, da felicidade e para eles, ler te faz pensar portanto, se você pensar será infeliz. Pensar demais pode te tornar melancólico, e não queremos isso, não é mesmo? Mas existe um bombeiro, Montag, que conhece uma garota, a Clarisse, uma menina que pensa e vê tudo de uma forma diferente. Logo Montag também começa a ver tudo de um jeito diferente e percebe que não há nada de errado com os livros, mas sim com as pessoas daquela sociedade falida. Enfim, vou parar por aqui, mas é um livro incrível que deve ser lido!

→ Sexta-feira (05/02): foi dia de ler crônicas, o livro escolhi foi "Ai de ti, Copacabana" do Rubem Braga. Fiz essa leitura no Kobo e gostei muito de várias crônicas apresentadas aqui, o Rubem tem uma linguagem simples e poética que é bonita demais. E principalmente, é um livro gostoso de ser lido. No entanto, não foram todas as crônicas que me conquistaram ou chamaram minha atenção, e também achei que aproveitei pouco essa leitura. Eu adoro ler crônicas e por mais que sejam rápidas de ler, não gosto de ler tudo de uma só vez. Gosto de ir aos poucos, saboreando e pensando sobre cada uma delas. Com esse livro não tive tempo (e confesso que me faltou vontade) de fazer isso, por isso acho que se eu pegá-lo pra ler novamente, com mais calma, será uma leitura bem mais interessante. Mas vale a pena conhecer, tem crônicas incríveis nesse livrinho!

→ Sábado (06/02): bom, final de semana é sempre mais complicado de ler pois normalmente eu não fico em casa, então sobre pouco tempo. Mas para conseguir cumprir o desafio de ler um livro por dia, nesse sábado (e nos sábados futuros também, provavelmente) escolhi um livro bem curtinho, com 63 páginas, "O Livro de Pré-Coisas" do Manuel de Barros. Aqui temos uma prosa poético onde o delicado autor nos levará em uma viagem guiada pelo pantanal. A história é divida em 4 partes e cada uma delas é responsável por nos apresentar elementos do pantanal, e claro, é delicioso! Acho difícil eu não gostar de algo que o Manoel escreve, eu adoro a linguagem quase infantil e extremamente poética que ele cria, sem contar as palavras inventadas, que roubam a cena e nos fazem abrir um sorriso sincero. 


O QUE PRETENDO LER NA PRÓXIMA SEMANA


E já vou aproveitar para fazer uma TBR dos livros que pretendo ler na semana do dia 07/02 ao dia 13/02. Quero aproveitar essa semana e o carnaval para continuar lendo bastante, no entanto, será mais difícil. Eu volto a trabalhar no dia 10/02 tanto antes disso quanto depois, tenho que me preparar. Sou professora, e só professores sabem o quanto é preciso fazer para voltar as aulas, tem muita coisa, sério! Então essa será uma semana em que terei que me esforçar mais para ler, mas a boa notícia é que eu já li os maiores livros, então daqui pra frente só lerei livros mais curtos. Vamos torcer pra dar certo! E sim, tem mais do que 7 livros nessa lista, tem alguns que são maiores outro menores, mas é sempre bom ter mais algumas opções! E claro, pode ser que eu mude, afinal, tenho que tentar ler um livro por dia, se eu perceber que algum desses for longo demais, posso trocar por um menor. Para acompanhar tudo me siga no instagram e no snapchat (ritazerbinatti) :D

● Quantas Madrugadas Tem a Noite - Ondjaki 
●  O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald
●  Franny & Zoeey - J. D. Salinger
●  Apaixonada Por Palavras - Paula Pimenta
●  Formas de Voltar para Casa - Alejandro Zambra
●  Sono - Haruki Murakami 
●  Matadouro 5 - Kurt Vonnegut (ebook)
●  Marry Poppins - P. L. Travers (ebook)

2 comentários:

  1. Ritaa linda!
    Tô apaixonada por esse projeto de vocês! Queria demais participar também, mas como disse, não dá rsrs Pelo menos nessa fase da minha vida...
    Tô com uma ressaquinha literária bem chata... Depois que li O cemitério, não tô conseguindo ler mais nada. Comecei vários e não terminei nenhum.
    Murakami, cada vez que você fala sobre esse autor eu tenho vontade de sair correndo atrás rsrs
    O leitor é maravilhoso, não é?! Eu amo esse livro (e filme)! Já reli umas três vezes, mas sempre fico apaixonada.
    Manoel de Barros é o vôzinho que todo mundo quer ter rsrs Também adoro as coisas que ele escreve, e sempre fico suspirando.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa amei o projeto. Seria ótimo poder priorizar mais a leitura, mas sempre tem aquele momento da vida que tá corrido de mais, ou estressante de mais. Quero muito ler O Grande Gatsby e espero ter oportunidade logo. Amei o Blog <3
    Bjos
    http://gordicesliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.