OS LUMINARES - ELEANOR CATTON

Finalmente venho trazer um pouco das minhas impressões de leitura sobre esse calhamaço lindo. E acredito que é uma tarefa difícil escrever sobre ele, principalmente por abordar tantos temas e tantos acontecimentos importantes durante a narrativa. Farei meu melhor para não estragar a experiência de ninguém com spoilers mas vou tentar dar uma visão geral da história desse livro.

Antes disso, é importante lembrar que a autora, Eleanor Catton ganhou o Man Booker Prize em 2013, assim se tornando a autora mais jovem a ganhar o prêmio.  E confesso que essa informação me chamou muita atenção quando decidi ler o calhamaço, me intrigou e aguçou minha curiosidade para conhecer a obra e a autora. E falando no calhamaço, essa edição da Biblioteca Azul soma quase 900 páginas e uma das coisas que mais ouvi enquanto falava desse livro no snapchat (user: ritazerbinatti) era "nossa, mas é muito grande! Nossa, parece difícil!" Sim, é grande realmente, mas não podemos deixar o tamanho dos livros nos intimidar, certo? Até por que nesse caso, se trata de uma obra super envolvente e deliciosa de ler. Quanto à dificuldade devo ser sincera, as primeiras 100 páginas são bem arrastadas, e rola todo aquele desconhecimento em relação à obra, o que é normal. Com todos os livros, demoramos um pouco para entrar na atmosfera da história. 

Afinal, qual a história tão envolvente que esse livro traz? Devo adiantar que se trata de uma história de mistério: estamos na Nova Zelândia e acompanhamos a chegada de Walter Moody à cidade de Hokitika. Também estamos no século XIX, ná época da corrida de ouro, ou seja, Walter vai até Hokitika com interesse em fazer fortuna. No entanto, ele tem uma experiência horrível no navio e não sabemos o que se trata, mas parece que algo sobrenatural aconteceu com ele. Quando Walter chega no hotel, ele encontra 12 homens reunidos em uma sala para discutir algo importante. 

Os 12 homens ali reunidos estão falando sobre 3 acontecimentos trágicos, e logo todos se encontram envolvidos nesses acontecimentos. Mas quem é o culpado pela morte de um homem? Porque a prostituta usou tanto ópio a ponto de quase perder sua vida? E aonde se encontra Emery Staines? Ele sumiu por conta própria ou alguém o sequestrou? Essas são algumas das principais questões que envolvem os personagens e nós, leitores. Todos esses acontecimentos sinistros aconteceram em uma única noite, e nossos 12 personagens estão diretamente ligados à tudo isso. 

Ou seja, temos 3 acontecimentos trágicos e 12 personagens envolvidos diretamente com esses acontecimentos. Com esses 12 personagens, vamos acompanhando suas investigações e nos vemos envolvidos em uma história quase sem pé nem cabeça. Um quebra cabeça com milhares de peças,  que vão se montando magistralmente à nossa frente. A narrativa da Eleanor é inteligente, sagaz e envolvente. Ao meu ver, parecia que nunca iria parar de acontecer coisas estranhas naquele lugar, e parecia impossível chegar à uma solução. No entanto, é tudo muito simples mas ao longo das quase 900 páginas a autora descontrói tanta coisa que ficamos confusos e intrigados mesmo já sabendo as respostas. 

Outra coisa importante: essa narrativa foi construída baseada em astrologia. Temos 12 personagens centrais, temos 12 partes no livro e cada uma dessas partes nos apresenta um mapa astral diferente. Além disso, cada personagem representa um signo dentro desse mapa e temos capítulos chamados " Vênus em Capricórnio" e por aí vai. Fica muito claro que a autora fez uma grande pesquisa e que estamos diante de uma grandiosa obra, literalmente. A grandiosidade da história nos fascina e as 900 páginas, que no ínicio nos assustavam, agora nos parece pouco. Fica aquele gostinho intenso de quero mais. 

No entanto, não é o tipo de livro que vou indicar para qualquer pessoa, principalmente por ter astrologia rodeando a história toda e por ter um ínicio lento (muita gente não consegue passar das 200 primeiras páginas). Porém, se você se interessou por tudo isso, deve dar uma chance! Terá em mãos um livro de mistério bem diferente, único, empolgante e inesquecível. 




Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.