Fugitiva - Alice Munro

E meu projeto Leia + Contos está com tudo! Todo mês eu escolho um livro de contos pra ler, e esse mês eu escolhi os contos da Alice Munro, autora que ganhou o prêmio Nobel em 2013. Sempre imagino que os livros de autores premiados sejam fantásticos, inesquecíveis. Já começo a leitura com altas expectativas, mas posso afirmar que Alice Munro não me decepcionou em nada. 

Não sabia ao certo do que esperar dos contos dela, não fazia ideia do que se tratava. Contudo, fui surpreendida ao começar a leitura e me deparar com contos tão simples porém extremamente envolventes. São contos que relatam histórias de gente normal, com uma vida normal cheia de momentos bons e ruins, histórias do cotidiano. Temos que reconhecer que escrever histórias tão simples, tratando de temas tão banais e de forma tão incrível assim, não é pra qualquer um.

Uma das coisas que mais gostei é a forma como as personagens femininas são exploradas, esse tema da mulher na sociedade é muito presente e permite abstrair muitas críticas e questionamentos. Mas ao mesmo tempo é tudo tão simples que parece que intenção da autora nem era provocar questionamentos. Me parece que ela apenas quer contar histórias da maneira mais simples e mais cativante possível. Normalmente essas histórias envolvem mulheres em situações tristes, aquelas situações que sempre nos fazem pensar em fuga, sabe? 

Devo confessar algo aqui, uma coisa pessoal: sou uma pessoa que gosta de fugir. Qualquer situação que incomoda me desperta esse desejo de sumir e nunca mais voltar. Estou trabalhando nisso, tentando melhorar mas sempre fui aquela que foge de tudo. Hoje em dia tento ficar e encarar o que quer que esteja por vir, mas a vontade de fugir ainda é muito é grande. Então, nem preciso comentar que me identifiquei com muitas personagens (e situações) nesse livro. E é tão mágico quando isso acontece, me sinto como se não estivesse mais sozinha, tem alguém aqui que me entende. 

Os contos que mais me chamaram atenção e que ganharam espaço no meu coração foram: Ocasião, Daqui a pouco e Silêncio. São contos que vão trazer a mesma personagem, Juliet, e nos conta situações de fases diferentes da vida dela. É simplesmente sensacional. Eu me senti magoada e triste ao terminar de ler esses 3 contos. Aliás, todos os contos tem uma aura melancólica muito forte. E você já sabem que eu adoro histórias assim. 

Enfim, Fugitiva é um livro muito lindo, delicado e sincero que deve ser lido. Se você ainda não deu chance para os livros da contista Alice Munro, vale a pena, com certeza você não irá se arrepender. Já estou desejando intensamente todos os livros dela.

3 comentários:

  1. Eu adoro livros de contos, eu tenho uma pequena coleção de contos de terror que vou lendo a passos lentos pois são um tipo de livro que você degusta.

    Vou colocar esse título na minha lista...

    http://52semanasemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rodrigo! Espero que goste, é uma leitura deliciosa! :D
      Beijos!

      Excluir
  2. não vou ler em detalhes pq quero ler. adorei encontrar o seu blog. achei pelo projeto victor hugo que li e comentei no meu. beijos, pedrita

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.