Causos de ônibus e outros acontecimentos - Daniela Kanno Vieira

A melhor coisa é quando uma pessoa querida te dá um livro de presente. Melhor ainda quando esse livro foi ela mesma que escreveu! Pois é, recebi o Causos de ônibus e outros acontecimentos da própria autora, uma pessoa muito querida e iluminada - que também tem canal no youtube então clique aqui para conferir - e claro, fiquei super empolgada para ler esse pequeno livro cheio de contos e crônicas. A essa altura do campeonato vocês já devem saber o quanto gosto de contos e crônicas, não é mesmo?

Como o nome já diz, se trata de histórias que se passam em ônibus. Sim, uma coisa completamente banal, ordinária, no entanto, quem nunca ouviu histórias no ônibus? Quem nunca presenciou cenas inesquecíveis? Coisas boas e coisas ruins acontecem dentro nas viagens, todos os dias. Nós vemos isso, mas poucos escrevem sobre. Vocês também já devem saber o quanto sou apaixonada por acontecimentos do cotidiano, nada de especial ou de extraordinário, esse tipo de coisa. Essas histórias me agrada pois sempre me identifico muito mais com as situações e com os personagens.

É interessante perceber que nos contos e crônicas encontramos também situações e personagens que nos parecem surreais, no entanto, se pararmos para pensar vamos perceber que já vimos algo parecido por aí. Ou seja, as situações corriqueiras podem passar desapercebido, mas se olharmos de perto percebemos o quanto certas situações saem completamente do comum. Isso é incrível. Além da Dani despertar essa visão, ela nos cativa com sua narrativa simples e envolvente. Me pareceu uma conversa gostosa que tivemos enquanto tomávamos um chá. Eu adoro quando isso acontece!

Além dos Causos de ônibus, a autora também se aproxima de nós contando lembranças da infância. Uma das minhas crônicas favoritas foi O Homem do Semáforo, em que ela nos conta que acreditava que existia uma homenzinho dentro dos semáforos e ele era o responsável por trocar as cores. Achei isso sensacional! Fiquei tentando me lembrar o que pensava sobre semáforos quando era criança. Só pra constar, não obtive sucesso. 

Causos de ônibus e outros acontecimentos é um livro simples e despretensioso, no entanto, nos faz refletir sobre nossas atitudes no dia-a-dia, nos faz prestar atenção aos eventos do cotidiano, nos faz imaginar e querer contar histórias. Além disso, a leitura também é rápida, fluida e deliciosa. Recomendo muito! E Dani, querida, obrigada por enviar seu livro incrível, me senti pertinho de você!

6 comentários:

  1. Ritaaaa linda! Tô toda boba aqui lendo sua resenha, e lendo e lendo haha
    Muito obrigada!! Fiquei super feliz que tenha gostado <3
    Beijãão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, querida! Eu amei seu livro, você é um amor!
      E amei me sentir mais pertinho de você através da sua escrita e das suas histórias! <3

      Excluir
  2. Esse livro deve ser muito legal. Adoro histórias de ônibus. Tenho as minhas e por mais q seja bem difícil utilizar esse transporte no Brasil, sempre acontece situações inusitadas e até engraçadas.

    Beijos!
    www.subindonotelhado.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você também vai adorar esse livro, tenho certeza! A Dani escreve muito bem, é uma delícia! :D
      Sim, a gente presencia cada coisa bizarra! haha parece surreal mas não é!
      Beijos! <3

      Excluir
  3. Que demais esse livro, Rita! Adoro histórias do cotidiano também, fiquei super curiosa e ônibus é um lugar que, realmente, acaba nos proporcionando várias histórias pra contar HAUAH Quando eu era pequena, também achava que os semáforos eram controlados por alguém! Mas, no meu caso, achava que eram controlados por anões. Por quê? Vai saber UHAUAH

    Beijo! <3

    ResponderExcluir
  4. Olá Rita. Estou lendo este livro e, realmente é bem divertido. A autora escreve bem, apesar de alguns errinhos mas nada que não seja perdoado. Gostei de ler suas observações sobre ele e a autora.

    Sou Alberto Valença do blog Verdades de um Ser e colaborador do Meu pequeno vício. Agora criei também um blog de viagens - O seu companheiro de viagem

    Verdades de um Ser
    O seu companheiro de viagem

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.