O ano da leitura mágica - Nina Sankovitch

Esse foi mais um livro que chegou ao meu conhecimento através da querida Rita Diva Araújo, que certo dia falou no Snapchat que ela sempre relia O Ano da Leitura Mágica pois era uma história emocionante que a inspirava a ler mais. Achei curioso e me dei conta de que tinha o tal livro no meu Kobo, logo comecei a lê-lo e para a minha surpresa, além da história ter me incentivado a ler mais também, acabou se tornando um dos meus livros favoritos da vida. 

A Nina escreveu esse livro nos contando sua experiência ao realizar o ano da leitura mágica, e durante esse ano ela leu um livro por dia. Isso parece exagero, mas há um bom motivo por trás disso. A irmã mais velha da Nina veio a falecer prematuramente, essa perda a deixou em um estado deplorável. Como sua irmã e melhor amiga, não vivia mais enquanto ela ainda estava aqui? Essas questões que permeiam a morte de uma pessoa querida sempre nos atingem com muita força. E Nina não encontrava jeito de lidar com essa perda, tentou de tudo. Até que resolveu se voltar para a Literatura. 

Uma das coisas mais incríveis é perceber o quanto a leitura e os livros fazem parte dessa família. Nina e suas irmãs cresceram rodeadas de livros, e agora, seus 4 filhos também herdaram a paixão. Portanto, ao contrário do que muita gente pensava, ler um livro por dia era uma benção, um enorme prazer pra Nina. E mesmo com uma vida cheia de corre-corre, afinal, ela tem 4 filhos e mais uma enteada, ela consegue ler um livro por dia e não só isso, ela também se comprometeu a escrever sobre os livros, todos os dias. Ela supera a correria do dia-a-dia, ela estabelece prioridades e nos mostra que podemos sim ler muito mais. 

Foram muitos os momentos em que chorei e sorri, em que me orgulhei da Nina, e de mim mesma também, por estar lendo esse livro.  Ela vai nos contando como foi sua experiência, nos conta a história de sua família e nos conta também sobre seus livros favoritos lidos durante aquele ano delicioso. É tudo muito emocionante! E começamos então a perceber que a Nina encontrou uma forma de aprender a lidar com a dor, com a perda, e isso se deu através de suas leituras. Cada livro lido foi uma experiência, um aprendizado que ela foi acumulando até perceber que o momento de se sentir melhor havia chegado. 

Uma coisa interessante é que as pessoas costumam dizer que quem gosta de ler também gosta de fugir da realidade, fugir da vida. Mas lendo O Ano da Leitura Mágica percebi justamente o contrário: "as palavras tem vida e a literatura se torna uma fuga, não da vida, e sim para dentro da vida." E vou carregar isso aqui dentro, bem guardadinho. Como já mencionei, essa história não apenas me incentivou a ler mais, me fez ter ainda mais gosto por ser uma leitora mas também me marcou profundamente. A experiência da Nina com a perda da irmã dialoga muito com nós todos, quem nunca perdeu alguém querido, quem nunca sofreu, perdeu o chão? Esse livro também se tornou meu consolo, meu amigo. E não há nada mais belo que isso.

8 comentários:

  1. Fiquei morrendo de vontade de ler o livro!!

    ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu estou morrendo de vontade de reler!
      Livro incrível! <3

      Excluir
  2. Oi, Rita! Terminei de ler O Ano da Leitura Mágica hoje e gostei muito. Essa experiência de ler um livro por dia deve ser simplesmente incrível. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhoso, né?! Simplesmente amo esse livro <3
      Que bom que gostou :D

      Excluir
  3. Rita, assinei o Kindle e achei esse livro lá, comecei a ler na hora, é lógico, lembrei de você! Que leitura incrível, já estou em prantos! Ja tenho a certeza de que será um livro incrível!

    E poxa, agora que vi que você linkou meu blog ali 😍 Muito obrigada ❤️

    😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chorei litrooooos! Livro maravilhoso demais, fico feliz em saber que gostou!
      E apesar de eu não aparecer lá no seu blog pra comentar, saiba que gosto muito dele viu?! ❤️❤️❤️
      Beijão!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.