O Médico e o Monstro - R. L. Stenveson

Essa realmente é uma história que nos cerca, que está inserida na nossa cultura de tal forma que se torna difícil escrever sobre o livro (principalmente sem dar spoiler). No entanto, mesmo lendo um livro com uma história tão marcante e presente, eu consegui a proeza de realizar a leitura sem desconfiar de tal história. Sim, eu li O Médico e o Monstro com a maior inocência e só pela metade do livro é que fui perceber do que se tratava. E eu já tinha assistido vídeo da Tati Feltrin sobre o livro (um vídeo cheio de spoilers, inclusive) e esqueci completamente do enredo, realizei a leitura como se nunca tivesse ouvido falar em tal historia. Sim, esse é meu nível de ser sem noção. No entanto, achei ótimo que isso tenha acontecido. Ler esse livro foi uma experiência deliciosa. 

Vou tentar não dar spoilers, ok? Por conta disso terei de ser breve para apresentar o enredo: Dr. Utterson é um grande amigo de Dr. Henry Jekyll, que ultimamente está agindo de forma estranha e ainda por cima está protegendo um homem terrível, o Sr. Hyde. Sabemos coisas horríveis sobre as atitudes do Sr. Hyde logo no inicio. E uma coisa muito interessante é que o nosso autor não nos descreve o rosto desse tal Sr. Hyde, mas sabemos que quem chega perto dele se sente incomodado, ele exala maldade. Contudo, Dr. Utterson começa a desconfiar do amigo e decide então ficar de olho nessa história toda. E a cada coisa nova que ele descobre sobre o assunto, mais surpreso fica. A história tem um clima de tensão e suspense bem interessante. 

Dessa história tão pequena e tão simples podemos extrair elementos bastante incômodos e assustadores, que dá muito pano pra manga: não importa quem você seja ou quem diz que é, você tem dentro de si um lado bom e um lado mal. Sabe aquilo que comentamos tanto como se não fosse nada demais: de um lado tem o anjinho no seu ouvido te dizendo uma coisa, do outro lado tem o diabinho? Então, quer coisa mais real que isso? É a verdade, encare. E era justamente isso que o autor queria mostrar pra sociedade da época - no caso esse livro é do final do século XIX, então já dá pra ter uma ideia de como as coisas eram, não é mesmo? Podemos dizer que esse livro foi um soco no estômago daquela sociedade que mantinha tudo na base da aparência. Podemos imaginar o burburinho que essa história causou. E ainda causa pois eu mesma fiquei assustada ao perceber o quanto o cerne dessa história está perto de nós, de todos nós. 

Recomendo a leitura de O Médico e o Monstro para todos os públicos, uma história incrível e cheia de verdades que irá te trazer reflexões muito interessantes. Essa leitura eu fiz junto com o Alexandre do blog/canal Do Que Eu Leio, então complemente a leitura desse texto lendo também o texto dele, só clicar aqui
Mais informações:
Titulo: O Médico e o Monstro
Autor: R. L. Stevenson
Editora:L&PM Editora
Páginas:112
Saiba mais

7 comentários:

  1. Vem sendo ótima essa experiencia essa leitura conjunta contigo. Desde os Miseráveis até esse Médico e o Monstro. Adorei teu post. Stevenson tem outros contos de terror que são bem assustadores, tem também um livro que li e não gostei muito, que foi "A Ilha do Tesouro" achei bem bobinho na época... Com esse, minha única decepção foi com a minha tradução (Saraiva de bolso)... foi uma pena.
    Beijos!
    Alexandre do blog Do Que Eu Leio
    @doqueeuleio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora tu me desanimou falando da tradução da saraiva de bolso. Comprei esse exemplar pra ler... =/

      Excluir
    2. Alê, que pena que sua edição não estava legal. Não tenho o que reclamar da edição da LPM. ;)
      Adorei fazer a leitura e trocar ideia contigo! Vamos continuar fazendo isso!
      Beijos!

      Excluir
  2. se tudo der certo, essa será uma das minhas próximas leituras. Fiquei bem curioso quando vi tu lendo esses clássicos. Juntando ainda com o fato de que eu estava terminando a segunda temporada de Penny Dreadful, não resisti e comprei ele e Frankenstein. To lendo agora esse último, mas se nenhum livro de parceria chegar, pego O Médico e o Monstro logo em seguida. To bem curioso pra ver como ele trata esses sentimentos conflitantes que carregamos em nós. Quando penso nisso sempre me vem a imagem do yin e yang. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thyeri!!! Ainda não terminei a 2ª temporada de Penny, mas estou mega empolgada pra terminar e pra fazer essas leituras! Série sensacional, né?! Vamos trocando ideia.
      Beijos!

      Excluir
  3. Ahhhh! Fiquei morrendo de vontade de ler!! rsrsrs Acho que vou gostar, pelo que você falou.
    bjs! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai gostar sim, Manu! É incrível esse livrinho! :)
      Beijos, querida!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.