Miss Brontë - Juliet Gael

Temos aqui uma biografia romanceada que vai nos contar a história das irmãs Brontë, se por acaso você ainda não as conhece, elas foram grandes escritoras inglesas do séc XIX. Charlotte Brontë escreveu Jane Eyre, Emily Brontë escreveu O Morro dos Ventos Uivantes e Anne Brontë escreveu Agnes Grey. Todas essas obras são importantes até hoje e discutem temas muito atuais que época causaram polêmicas. Dessas obras eu ainda não li Agnes Grey, mas posso garantir que as outras duas são incríveis. E posso garantir que Miss Brontë  não decepciona em nada, mais uma obra marcante, significativa e incrível. 

Juliet Gael vai nos apresentar uma linguagem que vai te inserir totalmente no contexto da obra. Lembro de ter pensado muitas vezes que não se tratava de um romance fluído, a linguagem que a Juliet coloca aqui é densa. Eu tinha a sensação de ter lido muito mas na verdade só tinha lido 20 páginas, e essa sensação me acompanhou durante toda a leitura. No entanto, isso não é negativo, pois o romance vai te levando para as profundezas dos sentimentos, vai te fazendo refletir cada vez mais sobre a condição da mulher naquela sociedade, vai te fazendo conhecer bem de pertinho as irmãs Brontë.

Como é uma biografia romanceada é óbvio que algumas partes são inventadas, porém a autora deixou claro o que era real e o que não era. Por exemplo, os diálogos ela inventou mas usou as cartas das irmãs Brontë como base. E confesso que foi muito interessante ficar me perguntando durante a leitura: o que é real e o que é ficção? A vida das irmãs Brontë é tão cheia de mistérios e sofrimentos que muita coisa que pode ser ficção.

Nem preciso dizer que fiquei fascinada pela história das irmãs Brontë. Eu já havia me apaixonado por Jane Eyre e pelo Morro dos Ventos Uivantes, mas conhecê-las ali naquelas páginas, como pessoas que existiram e como personagens foi incrível. É inexplicável a quantidade de sentimentos que essa história me provocou. No entanto, não pretendo contar aqui a história da vida delas, nem resumidamente, pois são tantas coisas importante que nem saberia por onde começar. Eu realmente recomendo que você leia esse livro, para se encantar da maneira como me encantei. Tenho certeza que irá se emocionar muito.

Como a Charlotte Brontë foi a que mais viveu, é óbvio que o livro lhe dá uma grande atenção. A história dela é tão emocionante, que só de lembrar dá vontade de chorar. E a Juliet vai abordar toda a história delas como escritoras: como elas começaram a escrever, o que as levou a publicar os livros, como lidaram com as críticas. Tudo, tudinho está lá. Ficção ou não, tudo faz muito sentido, é uma história perfeitamente coerente.

Entretanto, se você ainda não leu nenhum dos romances que elas escreveram e se você é do tipo que odeia spoiler, cuidado com essa leitura. Quando eu disse que a autora nos conta tudo, ela também vai comentar ali entre um diálogo ou outro, a trama dos livros ou até mesmo as partes essenciais dos romances. Não posso dizer que achei ruim, mas ainda não li todos os romances e agora sei como eles terminam. No entanto, tenho certeza de quando ler os romances isso não irá estragar a minha experiência de leitura, afinal são livros clássicos e não importa o que se sabem deles, sempre vale a pena descobrir como aquilo se deu. 

Enfim, é um livro mais que maravilhoso, mais que cinco estrelas. Me marcou profundamente, me encantou, me emocionou. Recomendo fortemente. ;)

E não deixe de assistir o vídeo em que falei um pouco sobre essa obra.
Mais informações:
Titulo: Miss Bronte
Autor: Juliet Gael
Editora: Larousse
Páginas: 400
Saiba mais

2 comentários:

  1. Yaaay!! (opa! Isso é influência sua! hahaha ) Ganhei uma edição muito bonita de Morro dos Ventos Uivantes! Estou a tempo querendo ler ela, e será uma das minhas próximas aventuras. Adorei tuas fotos e esse novo-novo lay ficou show! Achei ainda melhor do que o novo anterior kkk
    Beijo amiga! ;D

    ResponderExcluir
  2. O layout novo ficou tão lindo, Rita! Tá super clean, adorei. c:
    Eu preciso ler os livros das irmãs Brontë, nossa, li nenhum até hoje! Sempre acabo colocando outros livros na frente... Shame on me, hehe. Apesar de odiar spoilers, acredito também que é difícil fugir deles quando se trata de um livro clássico e, as vezes, saber o que acontece nem atrapalha tanto assim, o que importa mesmo é como aquilo se desenrola - assim como você disse -. Miss Brontë parece ser incrível, suas resenhas sempre dão aquela vontade de ler logo! <3

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.