Entre Anjos e Flores - Lilian Aparecida Godoi Evangelista

Uma das minhas sensações favoritas é quando me sinto surpreendida por um livro. Isso não significa que fui lê-lo com baixas expectativas, muito pelo contrário, no caso desse livro eu tinha altas expectativas (até porque a autora é cunhada de uma querida amiga minha). Já estava esperando coisa boa e o que eu recebi foi ótimo! Mas o que me surpreendeu de verdade foi que eu quase virei a noite lendo esse livro, simplesmente não conseguia desgrudar. Não era capaz de largar a história. Só larguei pois o sono me venceu, mas no dia seguinte quando acordei, a primeira coisa que fiz foi pegar o livro e continuar a ler. Não é delicioso isso? Eu adoro quando os livros me provocam tantas emoções que me sinto incapaz de largá-lo. 

Inicialmente, gostaria de destacar o quanto os personagens que a autora criou são incríveis e ricos em sentimentos. Tais personagens se tornaram reais pra mim, e valorizo muito isso, pois não existe nada mais legal do que ter esse envolvimento com aqueles que moram dentro dos livros. A narrativa toda tem tanta coerência e simplicidade que se torna impossível não se envolver, além de que isso faz com que a história seja totalmente plausível para acontecer com qualquer um de nós, aliás, deve ter muita gente passando pela mesma situação. 

A nossa narradora é a Laina, e logo já percebemos uma onda de pessimismo e tristeza que toma conta dela. Ao longo da história vamos descobrindo o porquê: Laina foi abandonada em um orfanato quando criança mas tinha lembranças muito felizes de seus pais. Ela não conseguia entender por que seu pai largou sua mãe e por que sua mãe largou ela. Então ela cresceu com essa frustração, com esse peso. No entanto, no orfanato onde cresceu ela conheceu a Lúcia, que logo se tornou sua razão de viver. Lúcia era o oposto da Laina: feliz, esbanjava sorrisos e contigiava a todos com a sua alegria e sabedoria. Inclusive, a Lúcia é tão bem construída pela autora que é capaz de contagiar o leitor também. Então temos aqui duas personagens ricas e que são muito bem desenvolvidas durante a história. 

Além dessas duas personagens incríveis, Lilian ainda nos traz um personagem supremo. Laina tem dificuldade em aceitar Deus devido a tudo que ela viveu, e a autora vai abordar tudo isso de uma maneira muito delicada, bonita e poética . Me emocionei ao ver tal personagem ser tratado dessa forma, com simplicidade, delicadeza e poesia. E é muito interessante as discussões que ela aborda durante a história, pois temos uma personagem muito crente e uma personagem que simplesmente não acredita, ou não quer acreditar. Esses opostos permanecem em harmonia o tempo todo, não existe aquele momento em que a personagem que acredita vai te irritar, ou que a personagem que não acredita vai te tirar do sério. Então mais um vez a autora mostrando que tem muito potencial. 

Irão acontecer muitas coisas que não posso contar agora, mas asseguro que irá surpreender. E devido a esses acontecimentos, a nossa querida Laina (que à essa altura já é nossa amiga intima) vai mudando sua forma de pensar, sua forma de ver o mundo. Ela vai evoluindo e percebendo seus erros. Isso tudo são características de um romance de formação, e se o escritor souber o que fazer com tais elementos podemos ter em mãos algo muito valioso. E é o caso dessa obra, em poucas páginas a autora soube explorar tudo muito bem.

Portanto, esse é um livro com uma narrativa deliciosa de ler, com personagens inesquecíveis e uma história muito emocionante. Eu recomendo para todos, independente da idade, sexo, religião, pois é uma obra que dialoga muito com aquilo que sentimos e com as nossas atitudes. É o tipo de livro que vai te cutucar e dizer: ei, para de olhar pro próprio umbigo e dê uma olhadinha ao seu redor. E isso é muito necessário hoje em dia, vivemos nessa sociedade maluca e intolerante, onde as pessoas não tem paciência e são egoístas, então lemos um livro assim e nos lembramos de alguns valores que ficam meio esquecidos dentro de nós, por isso recomendo muito essa obra. É uma leitura que me fez muito bem.  

A fofa da Lilian mora em Santo André, SP. Entre Anjos e Flores foi seu primeiro livro publicado pela editora Anema Editorial. Eu sugiro que você dê uma olhadinha no blog pessoal da autora, ela tem textos muito lindos.  E Lilian, estou ansiosa pelos seus próximos livros!

Mais informações:
Titulo: Entre Anjos e Flores
Autor: Lilian Aparecida Godoi Evangelista
Editora: Anema Editorial
Páginas:85
Saiba mais

2 comentários:

  1. Também li este encanto de romance. Me apaixonei pela história, e tenho a esperança que a querida Lilian escreva- quem sabe- o volume II.
    Parabéns Rita, pelo carinho oferecido a autora, merecidamente.
    Grande abraço
    Luandrade*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!
      Que bom que você leu também! Fiquei muito surpresa pelo que aconteceu com a Lúcia na história, estava imaginando outra coisa... Foi um baita choque. Uma bela história!
      Obrigada, querida! Seja muito bem-vinda e volte sempre! ;D
      Beijos!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.