Canal no Youtube: Indicações de Literatura Clássica

Eu entendo que às vezes esse nome "Clássico" pode assustar. Eu mesma já fiquei com receio de ler um livro por ele ser antigo e pela linguagem ser muito difícil. Depois de uns anos me aventurando nas páginas amareladas desses livros, percebi que é só uma questão de adaptação: nos habituamos a ler essa linguagem mais difícil assim como ficamos habituados à algumas gírias, é um processo natural. Porém, esse processo só acontece se você se dedicar. Para ajudar as pessoas que vão começar agora mas ainda tem receio, resolvi fazer esse vídeo inspirado nesse vídeo aqui do canal Book and Quills. No vídeo, elas discutem outros aspectos que também vou abordar nesse texto. Vamos lá então? 

E afinal, porque um Clássico é um Clássico? Normalmente é um livro antigo mas que ainda dialoga muito conosco, ou seja, tem uma contemporaneidade que faz com que ele pareça atual. Normalmente os temas abordados são temas que não saem de moda, são temas discutidos hoje em dia e que chama atenção das pessoas. Mas na minha opinião, o que mais me encanta é o livro ter sido escrito há anos! Ter em mãos uma obra de alguém que viveu numa época em que ninguém que eu conheço existia é sensacional. É distante e ao mesmo tempo, é próximo demais. É como se eu viajasse no tempo, fosse viver lá no passado e visse tudo através dos olhos sensíveis dos escritores. Bem, sou suspeita pra falar, me resumo com histórias que relatam o passado ou que buscam incansavelmente o futuro.

Contudo, no vídeo delas também é abordado a ideia de que as pessoas além de pensarem que os Clássicos são muito difíceis (alguns são sim, não vamos mentir), elas tendem à mentir sobre algumas leituras. E as meninas comentam que em alguns jornais ou sites saem matérias do tipo: "quais livros você já mentiu que leu?" Gente, e isso é real, eu mesma já vi esse tipo de matéria. Acredito que não é necessário mentir sobre suas leituras, ler um clássico não vai fazer de você uma pessoa superior, mais culta, mais inteligente que qualquer outra. Mas os livros que lemos são escolhas pessoais, se você se identifica com Clássicos, vai fundo. Se não, não tem o menor problema. Você tem que ler aquilo que te faz feliz. Mas se você está disposto a tentar gostar dos Clássicos, então vamos conversar um pouquinho. 

Quando pensei nessa listinha tentei lembrar daquelas Clássicos que achei bem fácil e tranquilo pra ler, alguns aí foram os meus primeiros contatos com Literatura Clássica e fiquei muito orgulhosa de mim mesma depois que os finalizei, parece que fiz algo grandioso, dá uma sensação muito boa. Na verdade, todos os livros Clássicos que eu li me acrescentaram e muito! Talvez não pudesse ser a leitora que sou hoje sem o desafio que foi ler alguns clássicos nessa minha vida. E falando em desafios, a Literatura Clássica é um desafio pro leitor, ao menos pra mim, sempre que tenho um clássico em mãos sinto a necessidade de prestar mais atenção na leitura, de me dedicar mais. Não são os tipos de livros que você vai ler com a mesma facilidade de um Jovem Adulto, com certeza. Esses livros exigem mais de você e isso é bom, você vai evoluindo.  

Segue então as fotos dos livros indicados, não deixe de assistir ao vídeo porém, eu não falo sobre a história de cada um deles porque com certeza eu ia me prolongar muito e o vídeo ficaria cansativo, então se você se interessa por algum desses títulos pode ficar a vontade para tirar alguma dúvida nos comentários. Mas escolhi todos pensando na linguagem deles, e acredito que tenha feito escolhas felizes pois apesar de serem livros incríveis, eles tem essa linguagem bem tranquila. O que é ótimo pra quem quer se aventurar nos Clássicos e ainda não tem certeza de qual livro escolher! 

4 comentários:

  1. Esse foi um texto e um video do qual gostei por muitos motivos diferentes. Gostei pelas indicações, por sua postura honesta, pela humildade, realmente ler um clássicos não nos nos torna um pokemon mais evoluído... Mas é um bom exercício de leitura valido que acrescenta e um esforço que pode nos ajudar sim.

    Adorei, me inspirou, como já te disse no nosso grupo, e olha que ultimamente me inspirar a escrever é uma tarefa difíciiiillll.... kkkk Obrigada Rita, tem sido um prazer te conhecer melhor. E não, ainda não li os textos inconclusos da Jane Austen!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que comentário lindo! Eu adoro seus textos e acho que você tem um gosto literário foda, então ouvir isso de você é muito amor! Me sinto honrada! Obrigada.
      E fico muito feliz em poder te conhecer melhor também e te inspirar *.* sempre bom conseguir tocar alguém dessa forma! Já estou louca pra ler teu texto sobre os clássicos!
      Vamos marcar pra ler juntas as obras inacabadas da Jane! haha
      Beijos querida!

      Excluir
  2. Um homem extraordinário... eu fiquei com vontade de ler esse! Sabe, não sei porque... mas acho que a literatura russa tem muita coisa boa. E enquanto a Jane Austen, é como eu disse no vídeo, eu tenho que ler, e ela está me perseguindo... estou me preparando, isso acontecerá em breve.
    Abraços Rita!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jane Austen te espera, hein! ;D
      Sim, literatura Russa é super bacana, tudo que li até agora (foi pouca coisa né) foi super legal mesmo! Eu recomendo!
      Beijos!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.