Um Cântico Para Leibowitz - Walter M. Miller Jr.


Estamos todos tristes, eu sei. O Especial Ficção Científica está chegando ao fim, que pena! Aproveitei muito esse mês, foi uma delícia! Clique aqui para saber mais. Mas hoje eu vim escrever um pouco sobre mais um livro de Ficção Científica: o incrível Um Cântico Para Leibowitz e a minha relação de amor e ódio com esse texto. Livro considerado obra-prima do autor e um clássico da Ficção Científica. Vamos lá?!

A premissa desse livro vai abordar a história da humanidade em um futuro onde boa parte da população mundial foi dizimada por conta da guerra nuclear, que acabou com tudo. Entretanto, uma pessoa acredita que a humanidade vai ser salva mas para isso precisamos salvar o conhecimento humano. Essa pessoa é o Leibowitz, que será canonizado durante história. Existe então uma Ordem monástica que vai seguir as palavras do Leibowitz e os monges que estão nessa Ordem precisam salvar o nosso conhecimento. Então o trabalho deles é reescrever, memorizar e redescobrir o conhecimento humano. Muita cosia foi perdida durante a guerra e eles precisam recuperar isso. 

O livro é divido em três partes, cada uma delas vai abordar um tempo diferente em que estamos vivendo. E com isso vamos acompanhando a humanidade evoluir novamente, e vamos acompanhando também a importância que essa ordem religiosa vai ter durante a história. Inclusive, religião é um dos temas bem abordados nesse livro. Ao mesmo tempo que ele mostra a essência da religião católica, ele também a critica. Além disso, vários temas são discutidos e bem explorados nessa história, como por exemplo: a discussão sobre as atitudes do homem, preconceito, violência, autoconhecimento, filosifia. Enfim, temas para discussão é o que não falta. O autor realmente merece todo o reconhecimento por esse obra.  Mas o que mais me chamou a atenção foi justamente essa crítica que ele faz às atitudes do homem, o que será de nós no futuro se continuarmos assim? Esse tipo de questionamento me atingiu muito durante a leitura.

Sem dúvida é um livro excelente, entretanto, eu tive meus problemas com ele. A princípio, a narrativa não me cativou e não adquiri nenhum tipo de carisma por nenhum personagem. Foi uma leitura estranha, fria. E eu particularmente, não gosto disso, por isso disse ali no começo do texto que tive uma relação de amor e ódio. Talvez ódio não seja a forma correta de me expressar, mas simplesmente não curti a leitura, porém, reconheço o quanto a história é fascinante e bem construída. Reconheço também que ela me trouxe reflexões interessantes e que valeu a pena, porém, queria ter gostado mais, me envolvido mais. Talvez só não estava no momento certo pra ler esse livro. 

Enfim, recomendo para quem quer começar a ler Ficção Científica, pois ele tem uma linguagem bem tranquila e fluida, e é uma história envolvente. E com certeza, recomendo muito pra quem gosta de FC e quem tem interesse no tema. Vale a pena se aventurar!


Mais informações:
Titulo: Um cântico para Leibowitz
Autor: Walter M. Miller Jr.
Editora: Editora Aleph <3 
Páginas:400
Saiba mais

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.