O Caçador de Androides - Phillip K. Dick {Especial Ficção Científica}


Antes de tudo quero dizer que ainda não possuo a edição física e estava completamente louca pra ler esse livro, então acabei baixando para ler no Kobo, porém, só encontrei essa edição que você pode ver na foto. É um edição antiga, por isso o nome está diferente mas sabemos que recentemente a Editora mais linda do universo, a Aleph, publicou uma edição nova com o incrível título: Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas? Gente, to precisando muito dessa edição... Mas vamos ao que interessa.

Nessa história somos inseridos então em um futuro onde a planeta Terra se encontra tão poluído que os humanos se mudaram pra Marte. Entretanto, existem humanos aqui na Terra ainda, ou sofreram algum mal por conta do ar poluído e tóxico ou simplesmente não quiseram ir pra Marte. A Terra virou um lugar sujo, com pessoas estranhas e a única coisa de valor que ainda existe são os animais. Se você não possuir um animal, meu amigo, você fica mal na fita. Sua dignidade depende disso. Alguns animais entraram em extinção por conta do ar tóxico, então, dependo do animal que você possuir mais status você terá. 

Outra coisa importante: existem robôs bem semelhantes aos humanos. Eles são produzidos pela empresa Tyrell Corporation, que inovaram seus sistemas e lançaram o mais novo androide, o Nexus-6. Esse novo modelo foi designado para ajudar os humanos lá em Marte, com tarefas normais, entretanto, é um modelo com tamanha inteligencia que provocaram uma espécie de rebelião lá em Marte, saíram matando todo mundo e alguns desses robôs fugiram pra Terra. E é agora que eu vos apresento o nosso personagem principal, o Rick Deckard. Esse cara é o responsável em aposentar esses androides, em outras palavras, ele tem que matá-los. Para matar esses seres ele precisa aplicar um teste para ter certeza se realmente está lidando com um robô ou com um humano, e esse teste se chama Voight-Kampff e consiste em algumas perguntas que causariam reações bastante emocionais em humanos.

Então, vamos acompanhar a jornada do Rick atrás desses androides que invadiram a Terra. A premissa parece simples, talvez. Porém, esse livro traz uma complexidade muito grande, principalmente porque vai abordar temas sensíveis e profundos de uma maneira provocativa, vai te trazer questionamentos o tempo inteiro. Vamos refletir um pouco sobre as atitudes do homem, sobre a relação com as máquinas, e vamos refletir também sobre o que é um ser vivo. Nós vamos criando uma empatia muito grande com os andros, e vamos nos distanciando, muitas vezes, dos personagens humanos. Vamos percebendo uma série de valores importantes, e cada vez mais vamos nos questionando sobre a sociedade. Temos que fazer tudo conforme o padrão? Temos que acreditar no que a mídia nos diz todos os dias? Gente, esse livro aborda tanta coisa, e com tanta profundidade que eu ficaria horas aqui, escrevendo um texto imenso sobre os diversos temas. 

Além disso, vale comentar também que o filme inspirado nesse livro, Blade Runner, é um complemento ao livro, não podemos ficar comparando mas sim, adicionar, complementar um ao outro. O filme é um espetáculo visual incrível, o roteiro é excelente, e ele satisfaz em todos os sentidos, entretanto,  é um filme com um ritmo um tanto peculiar. Estamos tão acostumados a coisas acontecendo rapidamente na tela, somos invadidos pelas cenas de ação, mas nesse filme não, as cenas de ação são absolutamente incríveis, mas o filme vai se levando aos poucos e ainda assim, não deixa de ser um primor. Tive meus problemas com ele quando vi pela primeira vez, mas assistindo de novo agora foi um experiência linda. Recomendadíssimo. 

Enfim, foi uma leitura muito interessante, rica e extremamente envolvente. O ambiente que o Dick criou  é incrível, misterioso, sombrio. Já havia lido Realidades Adaptadas e também havia gostado muito, então agora posso falar com mais propriedade que o Phillip K. Dick é um autor excepcional. Um livro que realmente vale a pena, eu amei ter feito essa leitura e super recomendo pra quem tem interesse!

E não se esqueça de conferir meu vídeo sobre o livro!


Mais informações:
Titulo: O Caçador de Androides (Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?)
Autor: Phillip K. Dick
Editora: Editora Aleph <3 não sei qual é a editora dessa versão que li no Kobo :(
Páginas:272
Saiba mais

4 comentários:

  1. Eu não sabia que "Blade Runner" vinha desse livro ai quando li os primeiros parágrafos e a sequencias de discussões que o livro puxa fiquei pensando "Ei, isso lembra Blade Runner!" kkkk Adorei, sem saber já coloquei o livro na minha lista, sabendo então coloco duplamente.

    Parabéns pelo trabalho nega, sempre que venho aqui sou recebida por ótimos textos!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida!! <3
      Ah, Blade Runner é demais né. Adoro! Boa leitura, tu curtir muito esse livro!
      Você é sempre mais que bem-vinda! Beijão!

      Excluir
  2. Já faz anos que penso em assistir Blade Runner... Algumas pessoas me indicaram, já inclusive segurei o dvd em alguma Americanas da vida, mas não sei por que não trouxe para casa... Agora talvez eu tenha mais incentivo para me aventurar no filme... E que sabe até no livro...
    Beijos, Rita!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, é um filme incrível! Simplesmente adorei. Vale a pena assistir! :D
      E o livro também é sensacional. Phillip K. Dick mostrando porque é considerado um dos melhores autores de Sci-fi. Muito bom mesmo!
      Beijão!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.