Fundação - Isaac Asimov {Especial Ficção Científica}


Já vou começar esse texto falando que Asimov é genial. Isso não deve ser novidade pra ninguém, acredito. Já falei dele aqui no blog antes, só clicar aqui e aqui pra ler mais. E também não é novidade pra ninguém que sempre gostei de Ficção Científica, então, somente por isso já me sinto atraída pelos livros do Asimov. Mas quando eu digo que ele é genial é porque ele tem a capacidade de criar ambientes tão incríveis e envolventes, que deixa qualquer fã de Ficção Científica com coraçãozinho nos olhos. Mas vou contar pra vocês como foi minha experiência com essa leitura. Vamos lá?

Para começar, vamos falar da fantástica história desse livro: nossa galáxia é dominada pelas mãos de ferro do Império de Trantor, e há muitos e muitos anos parece que tudo vai bem. #SQN. Entretanto, o personagem Hari Seldon - um psico-historiador - prevê a queda desse grande império. Mas vamos com calma! Afinal de contas, o que é psico-história? É uma ciência que utiliza conceitos matemáticos, psicológicos, sociológicos e estatísticos para prever o comportamento de grandes massas. Muito simples. 

Então, Hari Seldon apresenta essa ideia às autoridades, e é claro que eles não aceitam isso pois o Império está indo bem há muitos e muitos anos. Entretanto, ele apresenta também uma solução para o problema: pela sua previsão, depois que acontecer a queda do Império, a humanidade vai passar por 30 mil anos de escuridão, de puro caos, e existe apenas uma coisa que pode ajudar a humanidade: A Fundação. Então, reuniu-se um grupo de pessoas, em sua maioria cientistas, e o objetivo deles é fazer a maior enciclopédia que já existiu: A Enciclopédia Galática. Todo o conhecimento humano já adquirido em toda história da humanidade tem que estar lá nessa Enciclopédia. E Hari Seldon diz que só preservando o conhecimento humano é que eles vão conseguir diminuir esses 30 mil anos de escuridão, para apenas mil anos de escuridão. Ufa, né?! Já pensou, 30 mil anos?

Enfim, essa é basicamente a história desse livro mas apesar dele ser pequeno aborda um mundo de coisas. Podemos fazer análises de todos os tipos aqui. Porém, na minha opinião existem dois temas que se destacam mais: política e religião. Esses dois elementos parecem ser a base dessa história, que na verdade, foi inspirada no livro A História do Declínio e Queda do Império Romano, do Edward Gibbon. Ou seja, de um jeito bem diferente e inovador, Asimov conta a história do Império Romano. Isso é muito interessante, e realmente conseguimos notar semelhanças durante a leitura. 

Outra coisa importante de ser comentada é o formato do livro. Esse lindo livro é dividido em 5 partes e originalmente Asimov escreveu 4 contos que foram publicados na Astouding Magazine. Só posteriormente é que decidiu-se formar um livro, então Asimov escreveu mais um conto para ser uma espécie de introdução a essas outras histórias. Então, nesse livro você vai encontrar uma divisão como se fossem capítulos, mas na verdade, são contos. Por conta disso, em cada uma dessas 5 partes, você vai se deparar com personagens diferentes, cenários diferentes e saltos no tempo: cada conto se passa em um ano diferente. Isso faz com que leitura seja bastante confusa, essa descontinuidade da história nos deixa perdido sempre que começamos um capitulo novo. Na minha experiência, isso foi realmente bastante confuso, mas em momento algum isso torna a leitura chata ou cansativa. Apesar disso tudo é um livro muito envolvente. Você tem aquela sede de ler mais para descobrir o que vai acontecer. E gente, já estou louca pra pegar o segundo volume! Cada capítulo é um novo mundo a ser descoberto, e na real, isso também é muito incrível.

Só quero deixar claro que, apesar de cada parte do livro ser um conto, ainda contam a mesma história: a história da queda do Império de Trantor. A cada capítulo (ou a cada conto) você vai acompanhando novas aventuras e novas crises que estão acontecendo na Galáxia. É muito bacana, é uma leitura que eu recomendo para pessoas que já estão interessadas em ler, e não recomendo que se leia esse livro como primeiro contato com Ficção Científica, apesar dele ser super interessante, esse formato dele pode ser bastante confuso. Então, fica a dica de um livro super bacana, que vai te fazer viajar para longe no tempo e no espaço, vai te trazer muitos questionamentos e reflexões interessantes. Boa leitura, pessoal!


Mais informações:
Titulo: Fundação
Autor: Isaac Asimov
Editora: Editora Aleph <3
Páginas:240
Compre aqui

2 comentários:

  1. Olá blogueira(o),

    Ainda não tem o seu próprio marcador?
    Acesse o nosso site: http://loja.retratus.com.br/
    e faça o pedido do seu marcador personalizado.
    Página do face: https://www.facebook.com/retratuslembrancas

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.