Crime e Castigo - Fiódor Dostoiévski


Nem sei exatamente por onde começar a escrever sobre esse livro, mas esse é um daqueles livros que deixei parado na estante por muito tempo pelo simples fato de ter um certo "medinho" de ler. Esse "medinho" normalmente é vinculado à esses grandes clássicos da Literatura. Então, resolvi colocar esse livro na minha meta de 2015, e como a minha meta de 2014 deu super certo, coloquei Crime e Castigo lá pra ler mesmo, sem dar pra trás. Não me arrependo nem um pouco de ter lido, só me arrependo de ter demorado tanto tempo pra ler e de ter sentido esse medo tão bobo. Mas vamos logo ao que interessa!

Acredito que dificilmente você não conheça a história desse livro, a não ser que você seja um alien que chegou aqui na terra agora. Mas como eu acredito em aliens, e talvez você possar ser um, vou dar uma resumida aqui: Raskolnikov não tem dinheiro, está desesperado, afundado na agonia, sua mãe e irmã também estão em uma situação ruim. Tão ruim que sua irmã está prestes a se casar com um cara só pelo dinheiro. Revoltado com essa situação, Raskolnikov tem uma ideia brilhante! Uma ideia que vai resolver todos seus problemas! Ele resolve matar uma pessoa e roubar todo seu dinheiro. Nem preciso falar que dá ruim né?! Depois disso tudo que ele apronta, o infeliz se sente cada vez mais culpado e fica cada vez mais e mais doente perante toda a situação. Ele entra em uma paranóia sem fim! É uma coisa terrível. E você, meu querido leitor, ah, você fica louco junto com ele.

O Dostoiévski tem um dom tão maravilhoso para escrever, que ele te coloca na pele do personagem. Quando Raskolnikov ficava nervoso e suava, eu suava junto, eu realmente me senti culpada, me senti agoniada, tanto quanto o personagem. Vocês não fazem ideia do quanto esse livro pode ser perturbador! E isso é muito interessante e muito válido durante um leitura. Na minha opinião, essas sensações são a parte mais importante do texto, te fazer sentir, te fazer ter reações físicas enquanto lê algo é a melhor coisa. Valorizo muito isso, mas não só por isso adorei esse livro. O autor tem esse dom, mas a história em si é muito boa, muito bem construída. É um livro perfeito, ouso dizer, mas confesso que tem algumas partes um pouco maçantes. 

Em relação aquele "medinho", teve alguns momentos no livro em que entendi esse sentimento que tive antes. É uma leitura intensa, que não consegui ler rápido, tinha que ler poucos capítulos por dia para não me sentir tão incomodada, mas a linguagem tem outro nível, ele é um pouco mais difícil do que estamos acostumados (mas não dá pra esperar menos que isso de um clássico) e a questão dos nomes russos foi um pouco complicada pra mim. Fora isso, é uma ótima leitura que vale muito a pena, de verdade! E essa edição em especial, traduzida diretamente do russo, está ótima. Fiz uma comparação com outra edição (da Martin Claret) e essa é muito superior. Se você aí tem vontade de ler, não deixe que o "medinho" te afaste desse livro mas leia em um bom momento da sua vida, porque é o tipo de livro que pode te deixar muito pra baixo. 


Mais informações:
Titulo: Crime e Castigo
Autor: Fiódor Dostoiévski
Editora:Editora 34
Páginas: 568
Compre aqui

8 comentários:

  1. É engraçado essa sensação de intimidação literária que temos em relação aos clássicos. As vezes me pergunto se subestimamos nossa capacidade de interpretação de texto quando agimos assim ou temos medo daquilo que o autor pode colocar para a gente em termos de critica ao estilo de vida no qual vivemos... Mas não sei ao certo. Só sei que é muito comum esse sentimento de medo/intimidação diante de clássicos.

    Faz muito tempo que li Dostoiévski, mas lembro que ele mexeu com minhas emoções e consegue construir com um texto uma ponte entre leitor e personagem capaz de nos deixar na vibe do personagem com força! As vezes essa ponte é necessária, sentir a emoção do outro é o grande charme da literatura, viver outras histórias, quando um autor faz isso com maestria para o bem e para o mal é bom!

    Acho que está na hora de voltar a encontrar com Dostoiévski! Acabei de descobri teu blog através do meu amigo Alexandre, adorei a resenha e seu tom de escrita!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pandora! Obrigada! Fiquei muito feliz com teus comentários!

      Sempre fico intimidada pela questão da linguagem, e da importancia da obra: poxa, será que não vou conseguir ler ou será que vou detestar uma obra tão importante? Sempre penso nisso, daí bate aquele medinho. haha Mas tenho verdadeiro amor por esses livros que são considerados clássicos.

      Realmente esse cara tem um poder mágico na narrativa, nunca me senti tão mal com um livro! haha Muito obrigada pela visita!!!! Vou lá dar uma olhada no teu blog agora.

      Beijos!

      Excluir
  2. Dele só li Noites Brancas, um livro que achei bom. Como falei em outubro post seu, morro de vontade de ler Crime e Castigo, mas igualmente a vc tenho receio e um pouco de medo... Kkk teu post me encorajou. Quem sabe não lemos juntos, Pandora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexandre! Estou adorando suas visitas!

      Ainda não li Noites Brancas, mas já li Notas do Subsolo que eu achei sensacional. Isso me encorajou a ler outros livros dele, mas você deveria mesmo ler Crime e Castigo já que tem vontade. É muito bacana! E que bom que te encorajei! :D

      Beijos!

      Excluir
    2. Pois é, estou com uma lista de prioridades meio lotada, mas vou tentar encaixar ele e Sob a Redoma... Só acho que falta no mercado uma boa versão de Crime e Castigo em Ebook... a 34 não lançou ele nesse formato... e eu preferiria . Ah, é sempre um prazer vir aqui. :D
      Alexandre do blog Do Que Eu Leio
      @doqueeuleio

      Excluir
  3. Olá, amei seu blog, já estou seguindo, você poderia seguir o meu também? Estou bem no começo, http://barbarasilvabooks.blogspot.com.br/ muito obrigada,beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bárbara! Estou encantada com teu blog, que design lindo que você fez pra ele <3 <3 <3
      Já estou seguindo teu blog, e vou colocar aqui no meu ok? Ali na listinha de blogs que eu acompanho, porque já quero muito acompanhar teu blog. Parabéns, desejo muito sucesso! Se precisar de algo, só falar!
      Obrigada pela visita!
      Beijão!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.