Canal no Youtube: Livros Nostálgicos


Hoje vim conversar um pouco sobre livros nostálgicos. Sabe aquela sensação boa mas um pouco melancólica que dá quando lembramos de algo bom que vivemos? Isso também acontece com os livros que lemos ao longo da nossa jornada. Quem tem o hábito de ler desde de criança/adolescente já deve ter passado por isso muitas vezes: sentir aquela alegria ao pegar um livro que lemos há anos. Bate aquela vontade de ler de novo, para nos sentirmos especiais como foi na primeira vez. Nem sempre relemos e nos sentimos especiais como foi na primeira vez, mas por vezes, relemos e nos sentimos ainda mais especiais, ainda mais felizes e nostálgicos. É uma sensação única. Significa que vivemos e que estamos vivos. 

Esses foram os livros que mais me fazem ter essa sensação, é uma alegria e também uma certa melancolia estar falando e relembrando essas leituras, foram todas especiais e me marcaram de algum jeito. Claro que na minha adolescência eu li muito mais que isso, afinal foi a época que descobri esse mundo mágico que existe dentro dos livros. Desde então, jamais deixo de ter um livro por perto. Lembro que li Harry Potter e a Pedra Filosofal na época em que era sucesso e todos liam, mas não gostei muito. Lembro que fiquei louca com Crepúsculo, li a série toda e depois também não gostei. Mas até o hoje vampiros me encantam, então depois de Crepúsculo li muitos outros livros sobre Vampiros que me adicionaram mais. Entretanto, não posso negar que ler Crepúsculo na minha adolescência me fez um bem danado: foi através dessa série que descobri a Literatura Inglesa do séc. XIX. Gente, eu li Morro dos Ventos Uivantes, e depois li Jane Eyre por causa desse livrinho, então, não desmereço Crepúsculo justamente por causa disso: expandiu meus horizontes literários. 

Outro livro que li na adolescência e esqueci de mencionar no vídeo foi: Demian, do Herman Hesse. Gente, esse homem mudou minha vida. Mudou meu jeito de pensar e meu jeito de ser perante o universo. Sério. Foi uma das leituras mais significativas na vida. Felizmente, dei meu exemplar desse livro para uma pessoa muito querida. Espero que esse livro tenha feito alguma diferença na vida dessa pessoa também. 

Quem fez esse vídeo inicialmente foi o Thiago do canal BookBoxBrasil (amooooo) e tive a honra de ser convidada pela Nina do canal Nina E Suas Letras para falar sobre o assunto! Amei. Obrigada, Nina Linda. 

Convidei o canal:
TATI (PAIS DAS ENTRELINHAS) que eu amo de paixão!

Convidei os blog:

Alexandre e Bela, espero que gostem! :D Adoro acompanhar o conteúdo de vocês!

Então é isso, não deixem de assistir meu vídeo e se inscreva no meu canal!




5 comentários:

  1. Que legal, Rita! Obg por indicar meu blog na tag! Achei muito massa conhecer os livros que te deixam nostálgica. Vou trabalhar para responder rapidinho a tag. Engraçado que da tua lista, eu tenho trauma com dois livros... Dom Casmurro foi um livro que me traumatizou... kkkk achei meio parado na época que eu li (adolescência) e o outro foi A Hora da Estrela que foi um livro que uma amiga minha me indicou, mas que acabou por ser um dos raros livros que eu abandonei sem terminar, porque achei muuuito chato.. kkkkkkk De toda forma, tenho vontade de ler novamente o Dom Casmurro... talvez a maturidade me faça ver ele com outros olhos agora. Também tenho vontade de ler Jane Austen, inclusive já faz tempo que prometi a Jaci que eu iria ler ao menos Orgulho e Preconceito... ;D Forte abraço e até a próxima!
    Alexandre do blog Do Que Eu Leio
    @doqueeuleio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você vai responder! Estou ansiosa pra saber das tuas respostas :D
      Beijão, querido!

      Excluir
  2. Oi, Rita!
    Como seu blog é lindo! ♥
    E quantos livros lindos na sua lista!
    Clarice me pegou na adolescência, também, mas com "Laços de Família". Se hoje sou amante de livros, os contos da Clarice têm muita culpa nesse cartório. Te indico "Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres", que acabei de ler e é excelente.
    Manoel de Barros!!! ♥
    Dom Casmurro é amor, mas só li na faculdade.
    Beijos, querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que visitante ilustre! :D
      Obrigada, Aline, seu blog também é lindo demais *.*
      Ah, obrigada pelas indicações de livros da Clarice, preciso muito ler mais! Estou ansiosa pra ler Clarice de novo.
      Obrigada por acompanhar, linda!
      Beijão!

      Excluir
  3. Rita, respondi a Tag (não em vídeo ainda) mas está lá no meu blog: http://doqueeuleio.blogspot.com.br/2015/04/tag-livros-nostalgicos.html
    Foi divertido lembrar de meus anos de estudante... Os livros sempre foram boas companhias... Nostalgia pura! Obg por me taguear.
    Abraço forte!!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.