A Assinatura de Todas as Coisas - Elizabeth Gilbert


"O que a vida é não sabemos. O que a vida faz sabemos bem." Lord Perceval

O último texto foi difícil de escrever pela complexidade e pela grandiosidade da história. Esse texto vai ser difícil pelos sentimentos lindos que esse livro me causou. Não vou conseguir ser neutra com essa história. Quero obrigar o mundo a ler esse livro! Ok, sem exageros, mas realmente acho que todo mundo deveria ler. Essa história mudou minha vida, mudou minha visão, me fez rir e chorar, me fez sentir coisas boas e coisas ruins. Foi uma lição de vida, essa leitura. 

Pois é, falei que não conseguiria ser neutra...

A história é sobre a Alma Whitaker, e acompanhamos ela desde o momento em que ela nasceu até seus últimos momentos de vida. Ela nasceu em 1800, em uma família rica e seus pais eram pessoas inteligentes e cultas. Por conta disso, ela teve uma criação totalmente diferente das crianças da época. Em vez de brincar com as outras crianças, ela aprendeu latim. Em vez de correr atrás de outras crianças pra brincar de pega-pega, ela corre na floresta da fazenda para estudar os animais e as plantas. Ela se torna uma estudiosa, uma cientista. E essa é a base da história da Alma, mas é claro que enquanto ela cresce, acompanhamos os dilemas e dramas da adolescência, suas aventuras da vida adulta, suas dúvidas sobre a vida, sobre o comportamento das pessoas, sobre o amor, sobre a família. Acompanhamos tudo, cada detalhe da vida dela. Rimos e choramos com ela. 

É realmente uma história muito bonita. Mas falando assim, nem parece nada muito bonito, né?! O que chama atenção nessa história é o amor que Alma tem pela vida, ela não desisti nunca. É força de vontade e o interesse em sempre querer mais que faz dela uma cientista. Ela sofre muito durante sua vida, mas não desisti nunca. E o final dessa história é maravilhoso! Eu realmente indico muito essa leitura. Mas vamos falar um pouco sobre possíveis pontos negativos: na minha opinião, durante a minha experiência de leitura não vi nenhum ponto negativo, mas é um livro que vai abordar muito o assunto de botânica e ciências. Afinal, a Alma virou uma cientista especializada em musgos. Em um determinado momento da vida, ela faz um maravilhoso ensaio sobre o desenvolvimento das espécies, fala-se bastante sobre o Darwin e outros cientistas. Mas na minha opinião, isso não deixou a leitura chata, muito pelo contrário, foi extremamente interessante ler e aprender um pouco mais sobre esse assunto. 

Esse título, a assinatura de todas as coisas tem uma das explicações mais lindas, que me deu um arrepio enquanto eu lia, porque fez muito sentido em relação a história toda! O título vem de estudos de um filósofo e místico alemão, Jacob Boehme, que alegava que Deus criou tudo em perfeita harmonia, e "que esconde pistas para o aperfeiçoamento da humanidade atrás da natureza. A natureza inteira é um código divino." A principio, podemos pensar que se trata de um livro religioso, mas ele não aborda nenhum tipo de religião. Ele aborda assuntos espirituais, fala sobre Deus mas não especifica nada. Independente da sua religião, você pode aproveitar muito esse livro. Vai abrir sua mente e te trazer muitos questionamentos sobre a vida, o universo e tudo mais. 
"Deve ser profundamente recompensador estudar o mundo tão de perto (...) Acho que muita gente dá as costas às pequenas maravilhas. Há muito mais força a ser encontrada nos detalhes do que nas generalidades, mas a maioria das almas não conseguem se treinar para ficarem quietas parar enxergá-las."
A linguagem que a Elizabeth Gilbert usa nesse livro é deliciosa, erudita, elegante mas envolvente e direta. Uma amiga minha comentou: adoro a linguagem dela, parece que estamos conversando. Realmente, ela tem toda razão. Parecia uma conversa, alguém estava ali no meu ouvido me contando essa história, não parecia só uma leitura. É mágico! E a história é mágica também! Lindo, tudo lindo! Inclusive a edição da Alfaguara está bem confortável e caprichosa, com ilustrações lindas. 

É um livro que favoritei, que recomendo a todos, que quero reler sempre na minha vida para resgatar alguns valores em que acredito. Simplesmente incrível!

Bem, eu avisei que não conseguiria ser neutra para escrever sobre esse livro... 

Mais informações:
Titulo: A assinatura de todas as coisas
Autor: Elizabeth Gilbert
Editora: Alfaguara
Páginas: 520
Compre aqui

Já assistiu meu vídeo?



5 comentários:

  1. Parece ser formidável, e o título é bastante sugestivo. Tive uma experiencia de leitura semelhante, onde visualizamos a vida (quase) completa de alguns personagens, com As estranhas e Belas Mágoas de Ava Lavender. (na verdade, só lembra, pois as histórias são absolutamente diferentes) Vou anotar a sua sugestão, Rita! E mais uma vez: belas fotos!
    Bjs
    Alexandre do blog Do Que Eu Leio
    @doqueeuleio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Alexandre! Adoro suas visitas por aqui :D
      Estou muito afim de ler esse livro das Mágoas de Ava Lavender, li sua resenha, parece ser bem interessante também! Gosto desse estilo de livro. Já está na minha lista, quero ler em breve!

      Beijão!

      Excluir
  2. Este livro é realmente fascinante...atesto a veracidade de sua impressão sobre o mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Fernanda!
      Fico feliz em saber disso! :D
      Obrigada pela visita! <3

      Excluir
  3. Este livro é realmente fascinante...atesto a veracidade de sua impressão sobre o mesmo.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.