Vincent - Barbara Stok

Ai, gente, quanto amor! Gosto muito de Graphic Novels mas elas nunca aparecem por aqui, né?! Mas não posso deixar essa de lado, tenho que me exibir. Quando soube do lançamento dessa HQ fiquei super mega hiper empolgada por três motivos: 1) É uma pequena biografia do Van Gogh, 2) O traço da ilustradora é apaixonante, 3) É Van Gogh, minha gente. Ainda demorei um tempo para adquirir pois sabia que não conseguiria ler em 2014 com o tanto de leitura em andamento/atraso, então comprei para ler em 2015 mesmo, como uma das primeiras leituras do ano! E não me arrependi, apesar de ter ficado um pouquinho frustrada.

A história é sobre uma fase da vida do Vincent, aquela fase mais tumultuada (qual fase da vida dele não foi tumultuada, afinal?) em que ele teve suas crises e cortou parte da orelha. A Barbara Stok, autora e ilustradora do livro, usa seus traços leves em contraste com a grandiosa complexidade da mente desse fabuloso pintor. Além disso, ela insere algumas cartas que ele trocou com seu irmão, o merchand Théo, o que deixa a HQ ainda mais interessante. É muito delicado e turbulento ao mesmo tempo, como qualquer coisa sobre o Van Gogh pode ser. Além disso, as cores, ah as cores! Elas tem tanta importância na HQ quanto tinha na vida do pintor. É muito bonito.

Porém, nem tudo são flores. Também tenho uns pontos negativos para indicar. Na verdade, pelo traço dela ser bem delicado e bonito eu tive a impressão de estar lendo uma biografia do pintor para crianças. O traço pode ser um pouco infantil, de tão delicado que é. E achei tão simples, tão rápido, dá só um gostinho sobre o que realmente foi a vida do Vincent. Pra quem não conhece a história da vida dele, essa HQ não fará muita diferença justamente por ter abrangido de forma tão rápida uma parte tão significativa da vida do Vincent.

De qualquer modo, vale a pena ler! É um livro pequeno que dá para ler em apenas um dia, de preferencia um dia ensolarado com girassóis ao redor. Ou ainda, em uma noite estrelada.

Mais informações:
Titulo: Vincente
Autor: Barbara Stok
Editora: L&PM Editores
Páginas:144
Compre aqui

5 comentários:

  1. Que coisa mais lindaaa! Tenho que confessar que, desde que vi o episódio de Doctor Who em que "Van Gogh" aparece, não consegui mais tirar isso da minha cabeça e tô doida pra saber um pouco da história dele - gosto de acreditar que ele realmente conheceu o Doctor e a Amy HAUHAUA -. Essa parece ser uma obra tão linda, achei que contasse a vida dele mais detalhadamente, mas continuo mega interessada!

    Beijos,
    (letitbela.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isa linda!
      Ah, chorei horrores com esse episódio. Sério. Acho que nunca chorei tanto na vida! haha
      Gosto de acreditar nisso também! Ah, que bom, não estou sozinha! haha

      Vale a pena conhecer sim, estou lendo uma biografia mais completa sobre ele e estou amando. <3

      Beijão! :D

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Também gosto muito de Graphic Novels, e essa em especial esta linda! Não vejo a hora de ter na estante. Concordo, pelas fotos postadas, que o traço por ser delicado passo um ar infantil. Mas ainda assim tem seu charme.
    O blog é lindo, seu texto é ótimo! Já esta nos favoritos. Vou acompanhar.
    Parabéns! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thiago! Que bom te ver por aqui, adoro seus vídeos! :D
      O livro é bem charmoso mesmo e Van Gogh é amor demais. Sou suspeita pra falar. haha
      Obrigada, bom saber que você curtiu o blog! É muito bem vindo!

      Beijos!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.