Os ratos do novo mundo - Julia Zanelatto


É sempre bom conhecer autores nacionais. Ainda mais se é uma autora jovem que há pouco tempo lançou seu primeiro livro, uma distopia. Opa, já ganhou minha atenção. Mergulhei com tudo na história e me surpreendi com o poder da narrativa da Julia Zanelatto. A história é recheada de tortura, violência, cenas de tirar o fôlego mas principalmente, é recheada de questionamentos. Tudo isso é como um soco no estomago, a narrativa te engole, te envolve de tal maneira que eu senti meu estomago revirado diversas vezes. Mas vamos ao que interessa!

Conhecemos a história da Mia, que vive em uma sociedade futurista e totalitarista. Depois de revoltas mundiais trocaram o sistema de governo, inserindo uma ditadura. Nessa sociedade as pessoas vivem vidas perfeitas e nunca se questionam. Aqueles que questionam algo são imediatamente levados aos campos de concentração, pois são uma ameaça à sociedade perfeita. E Mia é a personagem mais questionadora que conheço. Ela tem uma personalidade que me deixou tanto admirada quanto irritada. Mas, quando se trata de defender seus direitos e liberdade, ela faz tudo o que está a seu alcance. Com isso, Mia é levada aos campos de concentração e é brutalmente torturada pelo líder desse governo, Doinel. Entretanto, ela consegue fugir e descobre que ainda existe uma parte dessa sociedade que vive com certa liberdade, só que no esgoto. Ela percebe então que isso não é suficiente, que essas pessoas devem se unir para derrubar esse governo. E a partir disso começa a luta a favor da liberdade. E confesso que essa luta tem um ritmo muito empolgante e frenético, que te faz querer lutar junto em vários momentos.

No geral, é um livro bom, muito bem escrito. Com uma narrativa muito envolvente, críticas fortes a nossa sociedade e seguro de si. Porém, não gostei de alguns personagens, tive meus momentos ruins com a própria Mia e por fim, já conseguia visualizar muita coisa do que iria acontecer. Em alguns momentos eu achei que foi simplesmente mais do mesmo. Principalmente com as cenas de ação e violência, que estamos bem acostumados a ler por aí ou ver nos filmes. Então, ficou esse sentimento de "já vi isso antes". Sem muitas novidades, mas ainda assim vale super a pena ler, principalmente por ser uma distopia bem escrita, autora nacional e tudo mais.

Por fim, quero comentar sobre a edição. Foi publicado esse ano pela editora Novo Século, e é um livro muito confortável para ler, além da história ser envolvente por natureza, temos um espaçamento bom, fonte de um tamanho perfeito e páginas amareladas. Tudo isso faz um grande diferença. E não achei nenhum erro bobo no meio das páginas. Precisamos de mais livros bem editados como esse.

E é isso que tenho a falar sobre essa obra. Se você aí já leu, vamos discutir! Se ainda não leu e curte uma distopia cheia de ação, envolvente e frenética, está esperando o que?!
Mais informações:
Titulo: Os Ratos do Novo Mundo
Autor: Julia Zanelatto
Editora: Novo Século
Páginas:317
Compre aqui

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.