Especial de Outubro

 E hoje vai ter resenha tripla! Uhul!

De uns tempos pra cá tenho evitado filmes/séries/livros de Terror por motivos pessoais (sim, tenho medinho!), mas confesso que fiquei muito empolgada para acompanhar a Tati Feltrin nesse Mês do Horror, e acabei lendo algumas coisas macabras também. Para quem não conhece, a Tati faz vídeos literários, e durante esse mês ela dedicou todo seu tempo ao gênero Terror. Vale a pena conferir.

Como já viram, esse mês eu li "Contos de Terror, de Mistério e de Morte" do Edgar Allan Poe, e é por ele que quero começar. Não só porque foi o livro mais legal, mas também por ter sido uma leitura que realmente tira o sono, causa medo. Os contos dele são envolventes, mesmo que você esteja com medo não dá pra simplesmente parar a leitura. Além de nos envolver magistralmente, o que Poe nos conta é de arrepiar. Cada conto é uma maneira nova de sentir medo, e ainda assim, são histórias que envolvem muito sentimento, seja amor, raiva, paixão ou desespero. Uma das histórias que mais me deixou assustada, conta sobre um homem preso injustamente, que na escuridão, deitado em sua cama, percebe-se preso à ela e acima de sua cabeça há um pêndulo, que aos poucos vem descendo, aproximando-se de seu corpo. O homem, obviamente, entra em desespero por saber que sua morte está próxima e nada tem a fazer. 

Além dessa história terrível, há também assassinatos, pessoas sendo enterradas vivas, fantasmas. Tudo de mais assustador, narrado de uma maneira tão sincera e por vezes, serena, que nos assusta ainda mais.
Também li "Lua Vermelha" do Benjamin Percy e criei muitas expectativas sobre ele, talvez seja por isso que não nos demos muito bem. Havia lido algumas resenhas muito elogiosas, e pela maioria de comentários positivos sobre o livro, realmente achei que seria ótimo. Bom, ao menos comigo não foi. Não gostei da narrativa do Benjamim, não me dei bem com o estilo dele. Achei muito detalhista, mas de uma maneira fria, casual, sem envolvimento. Além disso, a história que tinha tudo pra dar certo, não me surpreendeu em momento algum, nem me envolveu a ponto de gostar ou odiar os personagens. Foi um livro frio, sem novidades. Entretanto, a história de guerra entre humanos e lupinos (que são os lobisomens) e a política envolvida no meio, tinha tudo para ser emocionante e surpreendente. O que salva são algumas cenas de ação de tirar o fôlego. 

De repente, se eu reler daqui uns anos posso ter outra visão e opinião, mas por agora não rolou. Confesso não ser grande fã de lobisomens...
Por fim, li "O Orfanato da Srta. Peregrina para Crianças Peculiares" e gente! Para, vai. Lá fui eu com grandes expectativas, achando que o livro me tiraria o sono (sim, pois antes de ler eu folheei e vi imagens bastante bizarras) mas, ele é um simples Jovem Adulto. Existem elementos assustadores, mas que não assustam. Conta a história de um garoto que era fascinado pelas histórias fantásticas que seu avô lhe contava, até que cresceu e decidiu que não acreditaria mais naquela baboseira, naqueles contos de fada. Porém, nada daquilo que seu avô lhe contava era mentira. Ele contava sobre monstros e crianças peculiares, que flutuavam, tinham força extraordinária, crianças invisíveis, com poderes nada naturais. E nosso personagem, enfim descobre que tudo era verdade e corre atrás do grande objetivo de seu avô: sobreviver. 

Não posso negar que a leitura foi super legal. Valeu a diversão e o entretenimento, porém, se está esperando sentir medinho, essa não é a leitura indicada. Não passa de uma história bonita, com moral, com sentimentos e com algumas imagens bizarras. Existe a continuação, e com certeza quero ler.

Por hoje é só, pessoal. Esse mês rendeu muita coisa boa! E como foi o mês de vocês?

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.