Por que Indiana, João? - Danilo Leonardi

 Acompanho o Cabine Literária há um tempo, e quando soube que o Danilo Leonardi lançaria seu primeiro livro fiquei super empolgada. Finalmente li! E concordo com o que o pessoal está dizendo por aí: esse livro é ótimo! 

Danilo nos conta a história de João, um garoto cursando o Ensino Médio, que sofre bullying. Além de ser tímido, João é aquele tipo que não se dá bem com esportes e coordenação motora, só aparece na hora de jogar video game. Ainda assim, ao se ver uma situação onde iria apanhar pra valer, João revida o golpe no maior valentão da turma. Mas não foi só isso, seu único amigo, Daniel, filma tudo e coloca nas redes sociais. A grande discussão sobre o tema começa a partir do momento em que o vídeo se torna popular, a ponto de João ser chamado para dar entrevistas na televisão e tudo mais. Portanto, João se vê em uma posição onde é praticamente obrigado a falar sobre bullying e, principalmente, a lutar contra esse mal. Entretanto, acontecem várias situações onde o João aparenta ser nada mais que um adolescente, independente de sofrer bullying ou não, faz muita coisa sem pensar e deve arcar com as consequências.

Eu realmente gostei do livro, da história e da maneira como foi contada. Danilo usa uma linguagem simples, contemporânea e deliciosa. Um livro para se ler em poucas horas, tamanho o envolvimento que se cria com a história. Além disso, valeu pela reflexão, principalmente no meu caso (sou professora de E.F. II) e foi muito interessante ver a maneira como os professores e a coordenadora se posicionaram na história. Na verdade, foi revoltante. Isso me serviu de alerta para perceber e agir corretamente em determinadas situações em sala de aula. O bullying é um assunto que está em alta, porém não vejo muito disso na nossa Literatura. Espero que as pessoas leiam "Por que Indiana, João?" para entender mais essa situação, ver por uma outra perspectiva.

Os personagens da história me conquistaram aos poucos. Tive meus problemas com o próprio João, não por ter sido mal construído e sim por ser um adolescente que não pensa muito antes de agir, e convenhamos, isso irrita mesmo (rsrs). A mesma coisa aconteceu com outros personagens, mas isso tudo faz parte da construção da história. Enfim, na minha opinião a história foi bem concluída e desenvolvida de uma maneira agradável, em se tratando do gênero. Mais uma vez, tive problemas com o romance na história, mas depois se equilibrou e não ficou tanto mimimi (Sempre tenho problemas com romances adolescentes...). Além disso, achei que o tema do bullying seria mais abrangente, mas acabou envolvendo e destacando o João e o que estava acontecendo na vida dele. E depois de todo o debate e de tudo que aconteceu, gostaria de saber se realmente aquele plano da coordenadora funcionou. Mas  imagino que isso fica para uma outra discussão.

Super recomendo, independente da sua idade. É uma leitura significativa, principalmente por abordar esse tema. É bom para refletir sobre nossas atitudes para com os outros, e isso é importante sempre.

Mais informações:
Titulo: Por Que Indiana, João?
Autor: Danilo Leonardi
Editora: Giz Editorial
Páginas:206
Compre aqui

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.