Fangirl - Rainbow Rowell

Como eu havia comprado "Fangirl" na Bienal, sou apaixonada pela capa e a edição nacional tá bem bonitinha, não resisti e li, passando-o na frente de vários outros na minha enorme lista. Curti a leitura, entretanto o livro não promete muito, apenas mais um história adolescente, apenas mais um romance, porém me surpreendeu positivamente.

A premissa é simples: as irmãs gêmeas Cath e Wren finalmente vão para a faculdade. Lá, Wren decide que não quer mais dividir quarto com a irmã pois quer mais independência. Só que a Cath é uma coitada, totalmente desajustada. Não leva jeito para se comunicar com pessoas e não gosta de sair do quarto. Passa dias comendo barrinhas de cereais só para não ir ao refeitório pois tem muita gente lá. O que ela realmente gosta é de escrever Fanfiction sobre os personagens do Simon Snow (uma série de livros/filmes que imita Harry Potter). Enfim, a colega de quarto da Cath, a Reagan, está sempre acompanhada pelo Levi, um cara super legal. Com o tempo, Levi e Cath vão se conhecendo melhor e se tornam amigos também. E mais que isso!


Quero começar pela parte ruim: o que foram aquele monte de páginas sobre a história do Simon Snow? Pelo amor! Além de ser muita imitação de Harry Potter, aquilo me tirava do sério pois eu queria saber da vida da Cath e do Levi, não do Simon. Maaaas tudo bem, dá pra engolir, até porque a Cath era super super fã dessa série. Só achei muito cansativo, mesmo. Outra  coisa que me frustrou foi a própria Cath, a personagem central. Dá pra entender que ela tem um certo problema em se relacionar com os outros, mas ela toma algumas atitudes de uma menina mimada. Quanto a Wren, piorou. A desculpa para elas serem desajustadas e fazerem coisas não tão legais é: a mãe delas foi embora quando elas tinham 8 ano e as deixou com o pai. Tudo bem, isso é muito ruim mas não justifica as coisas que a Wren faz, me pareceu (várias vezes) que as irmãs só queriam chamar a atenção de todos. O drama criado na história a cerca dessa mãe desnaturada é interessante, causa desacordo entre as irmãs mas no final fica tudo meio blah

Impliquei muito com a imaturidade das personagens, mas até ai tudo bem. As gêmeas além de imaturas para a situação toda (ingressar na universidade, no caso) tiveram uma evolução meio esquisita também. De repente elas mudaram. De repente tudo melhorou. De repente a Cath nem tinha mais problema pra se relacionar com pessoas. De repente o problema da mãe desnaturada nem importava mais. Sei lá, gente. Eu já tive problemas com a autora antes, e parece que isso não mudou muito. 

Enfim, chega de ser chata, né? O romance é legal de ser lido, flui, é uma fofura. Pra quem gosta de romances adolescentes esse livro é um prato cheio. Muito mimimi, nhé-nhé-nhé, mas com um equilíbrio interessante, o que é muito positivo pois eu sempre tenho problemas com esses romances nhé-nhé-nhé. O Levi é disléxico e a Cath tem problemas para se socializar, quer casal mais problemático (e fofo)? Gostei de ter lido, me surpreendeu positivamente em vários aspectos mas não é um livro que quero reler ou guardar para sempre em meu coração/estante. 

Agora quero saber a opinião de vocês! O que acharam do livro?
Mais informações:
Titulo: Fangirl
Autor: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Páginas: 421
Ano: 2014
Compre aqui

2 comentários:

  1. Ooooie! Gostei muito da resenha e das fotos!
    Também comprei meu livro na Bienal e também me irritei muito com aqueles trechos do livro Simon Snow sem contexto algum com a história do livro.
    Me decepcionei muito com a história. =/
    Gostei muuuito mais de Eleanor e Park!
    Bjs!

    http://fofocasliterarias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana!
      Ainda bem, não estou sozinha nessa! haha Uma decepção, mas ok né...

      Amei seu blog! Fique feliz por ter conhecido, vou indicar aqui no meu!
      Beijos!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.