Sob a redoma - Stephen King


Quero só fazer alguns comentários básicos sobre esse livro, até porque é uma leitura que não toma apenas o seu tempo mas também todas as suas forças e além disso, é muita informação, muito conteúdo para ser escrito, então vou tentar fazer um resumão. 

Essa história tão maravilhosamente escrita pelo Sr. King te leva ao extremo do amor e ódio em relação aos personagens, e isso além de ser uma coisa ótima pois te deixa totalmente absorto na leitura também suga as suas energias, pois, sinceramente, me senti como se estivesse ali dentro, passando por tudo aquilo junto com os personagens. O único livro que me lembro de ter ficado tão desesperada e envolvida, sentindo tanto ódio dos personagens, foi com "As Crônicas de Gelo e Fogo". Em "Sob a Redoma" o poder da narrativa e da história toma a mesma dimensão e é tão intrigante e envolvente quando Guerra dos Tronos, e essa é a única comparação que consigo fazer para te dar uma ideia do quanto esse livro do King é bom.

A história é simples: em um ordinário dia de Outubro surge uma barreira invisível e indestrutível que cerca toda a cidade de Chester's Mill, localizada no Maine, EUA. Quando essa barreira surge, mudando para sempre a rotina dos cidadãos da cidade, ela causa vários acidentes. Nesse momento, não só humanos morrem mas vários animais, especialmente os pássaros. Ao meu ver, é um início extremamente promissor e assustador. Entretanto, apesar de todos os acidentes, o fato da redoma estar ali não é o tema central/super importante da história. É um elemento, um cenário. O tema central é o que os humanos farão com suas vidas enquanto estão presos ali. O que é mais assustador não é o fato de estar preso dentro de uma redoma invisível que ninguém consegue destruir e nem dizer porque está ali, o que é de fato assustador é o que as pessoas são capazes de fazer em um momento de pânico.

Com a redoma excluindo os moradores da cidade do resto do mundo, o segundo vereador da cidade, Jim Rennie, quer aproveitar a situação para tirar proveito e fazer com que a cidade como um todo o admire, como se ele fosse o salvador. Porém, tudo o que ele faz está errado. Ele é daquele pior tipo de ser humano que só quer o seu próprio bem (como muitos outros políticos que conhecemos por aqui...). Vejo ele como uma pessoa extremamente doente da cabeça. E seu filho Junior, é realmente doente, tem um tumor do cérebro e faz coisas absurdas... Mas não só esses personagens são considerados importantes, aliás, são vários. Cada um tem um certo destaque na história, mas outro principal é o ex-militar Dale Barbara (eu adoro ele) e a jornalista Julia Schumway (também adoro ela!), além de Joe Espantalho, Rusty e Linda Everett, e por aí vai, a lista é grande. Gosto de histórias com vários personagens assim, cada um passando por algo diferente. 

E afinal, quem colocou essa redoma em Chester's Mill? Foi algum governo? É um teste para alguma guerra? Foram alienígenas? Quem diabos faria isso com uma cidade inteira? Essas são as perguntas que permeiam o livro, e aos poucos vamos entendendo o que de fato é essa redoma misteriosa e poderosa.

O Dale Barbara, ou Barbie, foi nomeado pelo presidente dos EUA como principal autoridade na cidade e isso faz com que Jim Rennie tenha ainda mais ódio do Barbie e comece a fazer coisas nada legais para tentar matá-lo na frente de toda a cidade, o acusando de coisas tão surreais quanto a situação em si. E o pior, ele realmente acredita que Deus está ao lado dele, concordando com todas as atrocidades que ele comete. Nenhum ser vivo fica no caminho de Jim Rennie caso o contrarie, ele quer todos aceitem o que ele faz. Algumas pessoas da cidade se recusam a fazer isso e pior, todos os segredos dele começam a ser revelados... Então, esse é o clima do livro inteiro: injustiças, assassinatos, sangue, sangue e um pouquinho mais de sangue, brigas, segredos, crueldade e pessoas tentando fazer o bem e se ferrando. O livro é tenso do início ao fim. E isso faz com que você não pare de ler, nem se importando para as 960 páginas.

Eu gostei muito. Muito. Algumas pessoas não gostaram do final, mas eu achei bastante coerente com tudo o que já tinha sido explorado no livro. Fiquei satisfeita e assustada, como é de se esperar. Mas agora eu gostaria de falar um pouco da série. Eu sei que o Stephen King e Steven Spielberg são os produtores (isso só pode render coisa boa, claro) mas a série é bem diferente do livro. Em essência, é basicamente a mesma coisa. Mas eu aconselho muito a ler o livro e depois ver a série, pois se fizer como eu que assisti a série desesperada e depois fui ler o livro em busca de respostas, pode ser que você fique um pouco na mão. Tem personagens na série que não existem no livro... Tem personagem no livro que morre bem no início e na série vive. Outros personagens vivem até o fim no livro e na série eles morrem logo. E sinceramente, não curti muito esse tanto de mudanças apesar de adorar a série. Fiquei um pouco decepcionada mas ainda está na segunda temporada e ainda tem muita coisa por vir. 

Por fim, queria discutir um pouco sobre o tamanho e o preço desse livro. Bem, quem clicar no link "comprar" no final desse texto, pode se assustar com o valor dele (assim como eu me assustei também), ele custa R$79,90 e é um preço bem salgado, na minha opinião, até porque a edição não é uma super-edição, nada demais, é um livro comum só que gordinho (com quase mil páginas de pura tensão). Não sei exatamente porque mas os livros do Stephen King são mais caros que o normal, mas é comum achar promoção dos livros dele. Eu ainda não comprei porque quero achar um preço mais justo (só compro livros caros assim quando acho em promoção), mas baixei o ebook gratuitamente e li em 7 dias, super rápido. Algumas pessoas levaram muito tempo para ler, outras nem se atrevem por conta da quantidade de páginas, mas eu achei a leitura é muito fluida, não tem como largar e ir ler outra coisa. A história entra na cabeça, no corpo, e parece que você faz parte de Cherter's Mill.  Também vi que a edição do livro tem um formato grande e fonte pequena, e acabou sendo mais vantajoso ler no Kobo onde pude ajustar o tamanho da letra e não precisei ficar segurando o peso do livro. Ainda assim, é um livro tão bom que eu faço questão de ter um exemplar aqui comigo pro resto da vida. Com certeza, quero reler ele algum dia. Então bora achar uma promoção!

 E vocês, já leram? Quem já leu, vamos discutir o livro. Gostou do final? E quem assiste a série, o que estão achando?

Quem não conhece a série, faz o favor e veja o trailler porque é muito boa. Você vai ficar viciado.
Mais informações:
Titulo: Sob a redoma
Autor: Stephen King
Editora: Suma das Letras
Páginas: 960
Ano: 2012 
Compre aqui

5 comentários:

  1. Eu nunca assisti a série mas conheço um pouco da história porque meu amigo leu o livro, fez uma resenha e me mostrou ahueha. Mas ele me botou medo pra ler o livro, justamente por causa dos detalhes, então meio que optei por ver a série antes :p
    Bom, mas falando em séries baseadas em livros, você viu que fizeram série baseada nos livros da Diana Gabaldon, Outlander? Eu achei muito boa e agora tô desesperada atrás do livro por causa das respostas aheuae ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço! Já vou correr atrás, porque amoooo séries! :D
      Valeu, querida!

      Beijos!

      Excluir
  2. Eu estou acompanhado a série de TV, e acho muito boa. Confesso que agora que aguardo a terceira temporada estrear, estou com vontade de ler o livro nesse meio tempo... e já que você falou que é bem diferente, fiquei mais curioso ainda!
    Alexandre do blog Do Que Eu Leio
    @doqueeuleio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é excelente! Eu amei muito! E também adoro a série, estou louca pela 3ª temporada! :D

      Excluir

Tecnologia do Blogger.