O discurso "Faça Boa Arte" de Neil Gaiman


 Todo mundo sabe que o Neil Gaiman é demais. Sou fã dele e pronto. Mesmo sem ter lido todas as suas obras, aquelas que li foram simplesmente apaixonantes. Por isso venho mostrar esse livrinho que, como o título sugere, contem o discurso do Neil na íntegra. Você pode assistir o discurso clicando aqui. Ele discursou na University of Arts, Filadélfia, e foi especialmente dirigido aos formandos do ano de 2012. É voltado para quem faz Arte, seja como escritor, designer, pintor, ator, fotógrafo, mas pode ser interessante para qualquer pessoa que tem a consciência do que é Arte (ou não) pois ele enfatiza em "cometa erros". E cometer erros é para qualquer um, independentemente da área de especialização. Fala sobre fracasso, sucesso, sobre se decidir ou deixar que decidam por você. Sobre seguir em frente. Saber o que quer do futuro, saber que o que te cativa verdadeiramente: vai seguir seu sonho de ser um escritor/artista ou vai continuar se enganando trabalhando no escritório e se sentindo infeliz por não estar lutando pelo seu sonho? Achei interessante ele levantar esses questionamentos pois sempre pensamos em fazer as coisas pelo dinheiro. Escolhemos uma faculdade pensando no emprego/salário que teremos mas na verdade temos que pensar se essa faculdade, se esse emprego nos fará genuinamente felizes. Sempre teremos momentos ruins, mas será que vale a pena se sacrificar pelo salário? Claro, não podemos nos esquecer de pagar nossas contas, mas a questão é: você está feliz? 


 "(...) nada que eu tenha feito exclusivamente por dinheiro jamais valeu, exceto como uma amarga lição. E em geral também acabei sem dinheiro. As coisas que fiz porque estava animado, porque queria de verdade que elas existissem, nunca me desapontaram, e nunca me arrependi do tempo que dediquei a esses projetos."
Interessante, não? Adorei o discurso mas o que eu adorei mesmo foi o projeto gráfico desse livro, realizado pelo Chip Kidd "que tenta fazer boa arte, mas na maioria das vezes só comete erros". Chip, esse livro com certeza, passou longe de ser um erro. Além das cores que ele escolheu para formar uma harmonia perfeita, cada página é uma surpresa. Cada parte do discurso se encontra de um jeito diferente, explorando o espaço de cada página. Simplesmente incrível. Apesar de soar como autoajuda, eu, sinceramente, gostaria de ter lido isso na época da faculdade. Contém o que todo estudante gostaria de ouvir, até porque é o Neil Gaiman que está falando, gente! Vale a pena ter, ler, reler, pois são frases que parecem simples, mas quando se juntam tem o poder de te fazer refletir seriamente sobre a sua vida. Além disso, te dá aquele empurrão necessário para seguir em frente, perceber se está no caminho certo ou não. Neil Gaiman, além de ser um fantástico escritor, sabe dar sábios conselhos. Aproveitem.
  Mais informações:
Titulo: Faça Boa Arte
Autor:Neil Gaiman
Editora: Intrínseca
Páginas:80
Ano: 2014
Compre aqui

2 comentários:

  1. Neil Gaiman é genial, sou encantada pelas coisas que ele cria. Parece ser um livro inspirador, acho que muita gente tá precisando refletir sobre esse tipo de coisa. Escolhi que faculdade cursar recentemente e, olha, escolhi com o coração mesmo. Porque, se dependesse da minha família, você sabe... "A gente se preocupa com seu futuro", mas acho que isso nem existe mais hoje em dia. Se você ama o que faz, você vai ser bem sucedido e, principalmente, feliz. Fiquei com vontade de fazer essa leitura, deve ser bem curioso receber "conselhos" de um cara tão sensacional HUAHUA
    (let-itbela.blogspot.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isa!
      Essa leitura é ótima, muito inspiradora. Eu concordo com tudo o que você disse, e espero que você esteja gostando do seu curso :D Sucesso!

      Abraços!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.