Barba Ensopada de Sangue - Daniel Galera


A primeira vez que vi esse livro nas livrarias dei atenção especial a capa e ao título. Depois, vi que era de um autor nacional, meio Paulista, meio Gaúcho. Depois vi que a Martha Medeiros leu esse livro. E ainda, depois, só ouvi pessoas falando bem dele. Demorou muito até que, finalmente, li. A principio, tive algumas desavenças com a história que de repente ganhou um formato tão grande e envolvente que me vi totalmente entregue a leitura e não consegui largar o livro de jeito nenhum. E acho impossível que alguém comece a ler e não termine. Sério.  


"Barba Ensopada de Sangue" conta a história de um atleta e professor de educação física (não sabemos o nome dele), que tem um relacionamento ruim com a família. Ele não fala mais com o irmão, pouco fala com a mãe e certo dia, seu pai o chama para conversar e conta que decidiu se suicidar, que não vê mais motivos para continuar vivendo, cansou. Então pede ao filho seu último favor: sacrificar sua cachorra, a Beta. Depois de uma discussão, o nosso personagem principal decide cuidar da cachorra, que se transforma na personagem mais fofa e cativante desse livro! (rsrs)

Antes do seu pai cometer o suicídio, nosso personagem finalmente descobre tudo o que seu pai sabia sobre seu avô, conhecido como Gaudério. Depois da morte da esposa, Gaudério decidiu sair viajando por aí, cada hora morava em um lugar, até que chegou em Garopaba, uma cidade litorânea em Santa Catarina, e decidiu ficar por lá. Conhecido por ser uma pessoa nervosa, que não levava desaforo para a casa, Gaudério logo arranjou confusão na cidade. Conta-se que durante uma festa, houve um apagão e ele foi esfaqueado pelos moradores da cidade e nunca encontraram seu corpo. A história toda, inclusive o Gaudério, virou uma lenda. Ninguém sabe ao certo o que aconteceu e os habitantes da cidade não gostam de falar sobre o assunto. Nosso personagem decide se mudar pra lá após o suicídio do seu pai, e busca mais informações sobre essa história. Logo, com a resistência que o povo da cidade mostra a respeito da história vamos ficando ansiosos em busca dessas informações que aos poucos vão sendo reveladas.

Mas a história não é apenas sobre essa busca mas também sobre sofrimento, solidão, sobre buscar você mesmo, se redescobrir depois de grandes perdas, como recuperar isso, afinal? Querendo ou não, tudo muda. E vamos acompanhando isso tudo que acontece com o nosso personagem.

Durante sua estadia na cidade, acontece de tudo e com muitos detalhes nos é contado o cotidiano da cidade com seus personagens. Aliás, são vários personagens que vemos passar diante de nossos olhos, cada um com algo para dizer, contribuindo ou não com o nosso amigo. A história é muito boa. Várias vezes adquire uma atmosfera fria, misteriosa, supersticiosa, romântica, reflexiva, solitária. Você entra nesse clima. Me vi lá em Garopaba, na praia, sentindo o vento frio do inverno se instalando em mim enquanto assistia nosso personagem correr e nadar com sua cachorra. Entretanto, alguns diálogos me incomodaram, eu tive vontade de largar o livro mas, por outro lado, algo não me deixava largar, e esse algo tem nome: a narrativa. Esse Daniel Galera escreve muito bem, a narrativa dele é linda, fluí. Todos os retalhos da história são costurados perfeitamente, de maneira simples e cativante. Tive minhas desavenças com o personagem principal mas o que mais gostei nele é o fato dele ser problemático demais e envolvente demais. E outra coisa que gostei muito foi toda a carga de referências culturais contidas entre as páginas. Esse livro é rico em vários aspectos, e eu queria muito que o Daniel Galera continuasse a me contar essa história.

Mais informações:
Titulo:Barba Ensopada de Sangue
Páginas: 424
Ano: 2012
Compre aqui

2 comentários:

  1. Olá, não li o livro mas pela recomendação vou providenciar ;)
    Me interesso por literatura, ainda mais por literatura brasileira, por coincidência acabei encontrando teu blog e me chamou muito a atenção, é super trabalhado, com um visual legal e um tema interessante. Também sou blogueiro, se tiver curiosidade da uma olhada: http://urbanacult.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Ah, vale a pena dar uma chance ao Daniel Galera, o cara é bom!

      Obrigada! Dei uma olhada no teu blog e curti muito o que tem por lá, valeu!
      :D
      Abraços!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.