Conheça o Kobo Glo!


O Kobo nada mais é do que um leitor digital. Ainda não é tão comum vermos por aí pessoas lendo em um e-reader, mas os aparelhos estão conquistando, cada vez mais, seu espaço no mercado literário. Eu mesma torcia o nariz para o leitor digital e sempre dizia: prefiro mil vezes o livro físico, não há nada mais acolhedor do que sentir o cheiro, virar as páginas. E realmente, livros são mágicos, e jamais vou me desfazer deles - ou deixar de aprecia-los, porém, não dá pra negar a praticidade do leitor digital. E depois de um tempo, ele te conquista de um jeito que se torna difícil largá-lo.

Desde o dia que comprei o aparelho, estou querendo mostrar aqui no blog. Demorei porque queria ler bastante coisa nele, para provar a mim mesma que vale a pena. Então, após 5 leituras no Kobo, resolvi falar um pouco mais sobre ele.

Vamos lá! 

A empresa Kobo é canadense, e vem lançando E-Readers pelo mundo desde 2009. Para saber mais sobre a empresa clique aqui. No Brasil você pode comprar essa belezinha aí pela Livraria Cultura (que inclusive, está com uma promoção!).

O modelo que escolhi é o Kobo Glo branco, touch, ou seja, basta tocar na tela para virar a página, etc. Na foto acima, você pode ver o menu principal, onde encontra-se suas coleções, leituras atuais, leituras concluídas, menu de configuração, biblioteca, etc. O aparelho é extremamente fácil de usar, tenho certeza que você não encontrará nenhum problema quanto a interatividade. Não tem segredos.



Uma coisa que é muito legal no Kobo é que você consegue mudar a fonte, aumentar ou diminuir, ajustar o texto para a leitura ficar o mais confortável possível para você. Além disso, também é possível fazer anotações e destaques no texto (como na foto acima). Esses destaques e anotações você pode acessar sempre que quiser. 


A bateria realmente possui uma duração impressionante. Desde quando comprei (há pouco mais de 15 dias), só conectei o Kobo no computador para baixar ebooks e nunca deixei ele carregando, a bateria ainda está em 50% (e sim, leio todos os dias). Ele vem apenas com um cabo USB, e você carrega  pelo seu computador. Além disso, é importante ter o programa que dá para instalar pelo site da Kobo. Esse programa fará as atualizações e sincronizações no seu aparelho. 

Outra coisa legal é que dá para você ler no escuro. Sim! Ele tem um dispositivo que acende a tela sem prejudicar em nada a leitura. Já vi gente por aí falando que tem medo de comprar porque acha que a leitura nessa tela é cansativa, mas, sinceramente, sinto que leio mais e minha vista não cansa nem um pouco. Não deixe de comprar um E-Reader por conta disso.

Além de tudo isso, ele vem com dicionário, então, se bater aquela dúvida no meio da leitura basta tocar em cima da palavra e você verá a definição (em vários idiomas, inclusive). Se estiver lendo em inglês, é possível ver a tradução da palavra para o português sem estar conectado com a internet.

Também é possível criar coleções de livros (como vocês podem ver, tenho poucos ebooks, né?!), e conforme você vai lendo durante o dia-a-dia, ganha prêmios aleatórios, o que é muito fofo, confesso. Inclusive, a capacidade de armazenamento dele é ótima. Cabe mil ebooks, e ainda dá para colocar cartão de memória, caso você seja um maníaco por livros.


O Kobo, assim como os livros, será seu companheiro fiel para todos os momentos. Por ser leve e pequeno, cabe em todas as bolsas! Então, se você estiver lendo "As Crônicas de Gelo e Fogo"  não precisará carregar 10 Kg na bolsa, como eu carreguei, e até hoje não me recuperei, haha. É totalmente apaixonante! Acredite.

Quando comecei a pesquisar mais sobre E-Readers, fiquei na dúvida se comprava o Kobo Glo ou o Kindle Paperwhite. Escolhi o Kobo pois lê muitos formatos de ebooks, e como eu já tinha muitos epubs, acabei optando por ele, e não me arrependi nem um pouco! Além disso, o design dele me chamou mais atenção. Mas, de um modo geral, são muito parecidos. Tinha um pouco de receio a respeito do touch, vi muitas pessoas falando que o touch do Kindle Paperwhite era mais rápido (mais parecido com o touch de um Tablet, por exemplo), porém, usando o Kobo todos os dias, não sinto dificuldades com o touch, não me incomoda em nada. Entretanto, devemos lembrar que a função dele é leitura, ou seja, se você quiser navegar na internet (sim, é possível), provavelmente vai sentir dificuldade com a lentidão. 

Outro ponto negativo que vi muitas pessoas reclamando, é que ele é P&B. As imagens e as capas dos livros não tem cores. Então, no caso de quem lê muito HQ, pode ser um problema. Mas isso é a particularidade de cada um. Eu não me importo em não ter cores, na verdade, já até me acostumei. 

Caso você estiver na dúvida, vale a pena conferir no youtube, existem vários videos mostrando a diferença entre Kobo e o Kindle, e também existem outros modelos. Vale a pena fazer uma boa pesquisa para comprar o aparelho ideal para você.

Bom, deu pra ver que tenho muitos ebooks no meu Kobo, mas não pense que eu gastei meu dinheiro com eles. Baixei todos gratuitamente por dois sites em especial, o Lê Livros e o Exilado dos Livros (nesse site, é importante você seguir direitinho o tutorial para conseguir baixar os ebooks!). Como disse, li 5 livros que baixei desses sites (alguns até tem resenha aqui no blog) e não achei nenhum problema, são ótimos. 

Nossa, quanta coisa (e quanta foto)! Não dá pra falar tudo, mas de um modo geral, acho que é isso mesmo. Boa sorte! E qualquer dúvida, só deixar um comentário. 

8 comentários:

  1. Oi! Gostei muito do seu blog! :)
    E gostei bastante de ler esse post em especial, estou pensando em comprar um kobo ou ipad...
    Não tenho mais tanto lugar para guardar livros, mas não sei se vou conseguir me adaptar ao e-reader...
    Parabéns pelo blog!
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!
      Obrigada e saiba que é muito bem-vinda!

      Eu também pensei em comprar um iPad para ler ebooks nele, mas na verdade acabei desistindo (até porque o e-reader sai bem mais barato). Portanto, nunca li nenhum livro em um iPad, não sei como é... Mas o Kobo é muito lindo! Estou apaixonada por ele, não me canso! hehe

      Beijos!

      Excluir
  2. Agora eu fiquei mais tentada ainda! Vou dar uma choradinha pra ver se ganho de presente, hahah!
    Eu tenho alguns ebooks no ipad e pretendo ler algum em breve mas é ruim porque acabo me distraindo. Meu amigo tem os dois e ele disse que o Kobo é melhor pra ler. No ipad cansa a vista rápido mesmo diminuindo a luz :/
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe!
      É tentador mesmo.

      Ah, eu tinha medo de me distrair, mas acaba sendo a mesma coisa que um livro. E é fácil de se acostumar, também.
      Já ouvi pessoas reclamando de ler no iPad por conta da luz, e também pelo peso. Tudo bem, que hoje temos o iPad Mini, e o Air, que são mais leves. Mas nunca li nenhum livro em iPad, não sei como é. hehe

      Beijos, querida!

      Excluir
  3. Rita, obrigada pela resposta e pelos comentários lá no blog!
    É, parece que o iPad não é uma boa... Ainda estou pensando sobre o caso...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post! No início eu tinha essa resistência contra e-readers também, mas percebi que eles podem ser muito úteis em certos momentos. Ler no escuro, por exemplo, sempre quis HUAHUA E não ter que carregar muito peso na bolsa, além de poder ler o livro que quiser assim que comprar/baixar. Tô querendo muito comprar um também, suas dicas me ajudaram bastante, obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Oi Rita!
    Confesso que sou meio seduzida pelos e-readers, mas morro de medo de comprar um e acabar me arrependendo ou não usando, por exemplo. Mas logo logo terei um sério problema de espaço para guardar meus livros queridos então... Preciso repensar sobre, haha. Seu post me tirou várias pequenas dúvidas - e eu adorei as fotos! Com certeza vou poder adicionar mais uns "prós" para a compra de um, futuramente.
    Beijos,
    Bel Vicentin
    http://cha-depalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Também adquiri um Kobo a pouco tempo e estou adorando! Ele facilita o fluxo da leitura, além de ser super elegante. Vamos falar sério, o bichinho sai bem na foto! rsrs Bonito blog. Está de parabéns! Dá uma passadinha lá no nosso.
    Abraços!
    Alexandre Melo
    O Que Tem Na Nossa Estante/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.