A Peculiar Tristeza Guardada Num Bolo de Limão - Aimee Bender


Eu daria um título para essa resenha: A Peculiar Tristeza Guardada Em Um Livro Agridoce. Sabe aquele momento da vida em que se quer ler algo leve e despretensioso pra acalmar os ânimos e distrair? Essa é a leitura que eu mais indico para esse momento. Porém, assim que termina o livro, resta por dentro a peculiar tristeza. Nada demais, mas as coisas pequenas são as mais importantes, certo?

Essa delicada história conta sobre a vida da Rose Edelstein, que aos 8 anos de idade descobre que há algo diferente nela. Ela tem uma habilidade especial, que sabe-se lá de onde surgiu. Ela pode sentir não apenas os sabores da comida mas também os sentimentos de quem a preparou. Sua mãe fez para seu aniversário um delicioso bolo de limão, e então, Rose o provou e só conseguiu sentir o gosto da tristeza que vivia dentro de sua mãe. Assim, Rose descobre muito sobre si mesma e sobre as pessoas ao seu redor pelo simples fato de comer o que essas pessoas preparam. Todas as suas aventuras e descobertas são narrada, por ela mesma, de uma maneira simples e singular. É tudo muito belo e delicado.

" Eu não conhecia mais ninguém para conversar, por isso, sozinha, me alimentava de comida industrializada no lanche, aprendendo as diferenças sutis na espessura e consistência de várias indústrias em todo o país. Também me alimentava de comida pré-preparada do mercado, feita por funcionários felizes, funcionários nervosos, funcionários frustrados e, às vezes, eu tinha medo de abrir a geladeira."

Com o desenrolar da história, vamos vivendo um drama familiar e emocional bastante tenso em alguns momentos. Com o sabor da comida de sua mãe, Rose sente tristeza e culpa, começa a desconfiar que algo está errado. Com seu irmão, Joseph, também, ele é muito esquisito e frequentemente desaparece sem dar notícias. "Ele sempre foi uma pessoa distante - eu tenho uma vaga lembrança, de quando tinha dois anos, de encontrar Joseph sentado no seu quarto, no escuro." Seu pai, está alheio a tudo, quieto e trabalhador. Não entra em hospitais de maneira alguma.
E assim, Rose vai tentando, do seu jeito, consertar as coisas que estão quebradas. E mais importante,  tenta consertar a si própria e buscar seu caminho.

Existe também um personagem encantador (e um pouco irritantes, ás vezes) o George, que é o melhor amigo de seu irmão, Joseph. Rose se apega muito a ele desde o começo de tudo, se conhecem desde crianças. Ele a ajuda sempre que necessário e percebemos que ele tem um carinho especial por ela. Mas é isso. Ela se apaixona por ele.

"Eu estava com eles o tempo todo, mas muito mais como uma sombra do que como uma participante."

"Chegamos ao outro lado e soltamos as mãos. Como eu queria, naquele momento, que o mundo todo fosse uma rua."

No final, fica aquele mensagem de que não importa o problema que você tenha, sempre vai acontecer algo (bom ou ruim) pra te ajudar a encará-lo e superá-lo. Enfim, adorei a leitura, gostei da narrativa e da maneira delicada como Aimee contou a história de Rose, e aliás, me identifiquei com a Rose, principalmente por ela não conseguir lidar muito bem com seus sentimentos, mas sempre seguia em frente, buscando respostas.

Para finalizar, tenho pouco para falar sobre a edição pois essa foi minha segunda leitura pelo Kobo Glo, e simplesmente adorei. A tradução estava ótima e não havia nenhum erro grave ou irritante, estava tudo em ordem. Estou cada vez mais encantada com o mundo dos E-Books.

Mais informações:
Titulo: A Peculiar Tristeza Guardada Num Bolo de Limão
Autor: Aimee Bender
Editora: Leya
Páginas: 304
Ano: 2013
Compre aqui

4 comentários:

  1. Que título mais curioso e criativo, adorei. Nunca tinha ouvido falar desse livro, achei a história bem original e parece ser muito fofa, gosto muito de quando alguma mensagem é passada! Pretendo ler agora, conseguiu me convencer! AHUHAU
    (let-itbela.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  2. É sempre bom convencer a alguém a ler um livro que a gente gosta, né?! hehe
    Fico feliz!
    Ele muito fofo sim, e bem legal no final! Vale a pena :D

    Também adorei a história, bem diferente de tudo que havia lido. Me apaixonei pela personagem principal, a Rose. Uma fofa.

    Beijos, Isa!

    ResponderExcluir
  3. É um dos meus livros preferidos! Sempre vejo resenhas negativas sobre ele, finalmente achei alguém q conseguiu compreender as metáforas desse livro adorável ❤

    ResponderExcluir
  4. É um dos meus livros preferidos! Sempre vejo resenhas negativas sobre ele, finalmente achei alguém q conseguiu compreender as metáforas desse livro adorável ❤

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.