O Extraordinário - R. J. Palácio

:)

Hoje a resenha será do livro O Extraordinário.





O livro é narrado por August Pullman, seus amigos e pessoas da família, que nasceu com uma síndrome genética pouco conhecida, sua causa é uma deformidade facial, que levou Auggie a ser submetido à diversas cirurgias para melhorar a aparência e algumas complicações médicas.



Pá, esse livro já começa contando a história de uma criança que tem uma deformidade facial. Se imagine vivendo com uma deformidade facial..

Voltando ao livro..

Por causa dessa deformidade Auggie, como é chamado pelos pais e amigos, aprendeu com o tempo a lidar com os julgamentos e preconceitos das outras pessoas. Quando estava em algum lugar, já sabia quando as pessoas o olhavam e se assustavam com sua aparência, mas tentava agir como se nada estivessem acontecendo, afinal, já estava acostumado. Os pais sempre tentaram o privar desses aborrecimentos, sua mãe foi sua professora até os 10 anos, quando percebeu que a convivência com outras criança seria necessária e o matriculou em uma escola. Auggie aceitou a frenquentar a escolha, desde que, pudesse desistir quando quisesse, se houvesse um bom motivo.

Puxa, um livro tão simples dando uma lição de moral enorme nos leitores. E eu assumo, aprendi muito com esse livro. A história realmente é muito bem escrita e de forma tão simples mostra à todos que a aparência realmente não é nada e não devemos julgar nada pela sua aparência. E o que realmente importa é quem somos e quanto somos bons com as outras pessoas. Uma das parte mais bonitas do livro, é quando os alunos enviam para o Profº Browne os preceitos de férias, algo que eles aprenderam em suas férias.

Segue alguns abaixo, escolhi o que mais gostei!

"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos no mundo." - Auggie

"Palavras gentis não custam muito, e ainda assim conquistam muito" - Blaise Pascal

"Quando tiver que ser escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil" - Dr.Wayne W. Dyer

A maioria desse preceitos são copiados de algum autor, mas todos levam a mesma mensagem "ser uma pessoa melhor e mais gentil". Nesse livro também tem outra parte muito emocionante que é o discurso que Sr. Buzanfa (sim, esse é o sobrenome dele rs) que também nos leva a essa mensagem, mas ele nos pede isso "Vamos criar uma nova regra de vida... sempre tentar ser um pouco mais gentil que o necessário?" Eu estou seguindo essa nova regra, e vocês?






A autora do livro R. J. Palácio, também lançou uma campanha muito bacana antibullying no site www.choosekind.tumblr.com, onde de mais de 30.000 já estão participando desta campanha, inclusive eu. 


Mais informações:
Titulo: O Extraordinário
Editora: Intrinseca
Páginas: 318
Compre aqui

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.