O menino do pijama listrado (The Boy in the Stripped Pijamas) - John Boyne

"Um livro tão simples e tão bem escrito que beira a perfeição." - The Irish Independent



Elogiadíssimo livro “O menino do pijama listrado” de John Boyne, é narrado por Bruno, um garoto de 09 anos que mora em Berlim em plena segunda guerra mundial e que não tem noção alguma do que estava acontecendo no mundo naquela época. Filho de um oficial alemão nazista subordinado imediato de Hitler, sua casa vivia rodeada por soldados do exército e por causa do trabalho de seu pai, a família é obrigada a se mudar para Haja Vista e Bruno fica muito triste por ter que ir embora e deixar os seus melhores amigos, seus avós e sua casa grande.

Da janela de seu novo quarto Bruno avista algo que chama de “fazenda”, mas que na verdade era o campo de concentração de Auschwitz, um lugar cercado com pessoas de pijama listrado. E após perguntar várias vezes a sua mãe e a Maria (empregada da casa) a quem ele tinha muita confiança, sobre o lugar e porque as pessoas usavam aquele pijama e ninguém responder suas dúvidas, o garoto decidi ir até lá explorar. Lá conhece um garoto que se chama Shmuel , polonês, de cabeça raspada, usando um pijama listrado e que incrivelmente faz aniversário no mesmo dia e também tem 09 anos. Bruno visita seu novo amigo todos os dias, mas decidi não falar para sua família sobre seu novo amigo, e sempre que pode leva comida escondida.  



Bruno em sua doce inocência acredita que Shmuel deveria ser mais feliz, por ter várias crianças com quem ele pudesse brincar, e a curiosidade de saber como é a vida do outro lado da cerca aumenta a cada dia. Em uma de suas visitas a Shmuel, o garoto conta a Bruno que o seu pai sumiu e ele não o encontra em nenhum lugar e Bruno promete a ajuda-lo em sua busca.

Depois de muito insistir ao pai de Bruno, a mãe de Bruno consegue convencê-lo de que Haja Vista não é um bom lugar para a família morar, e que eles precisam voltar a morar em Berlim longe de todo aquele cenário. E antes de ir embora, Bruno como prometido vai até o cercado ajudar Shmuel a encontrar o seu pai. Após vestir o pijama listrado e escavar até conseguir chegar ao outro lado da cerca, Bruno vai andando no campo de concentração e vai se assustando com o que vê, até ser levado para um local escuro e nunca mais ser visto.

Achei o livro sensacional, nunca tinha lido algo tão intenso e ao mesmo tempo com um olhar inocente. É até difícil de deixar uma opinião, porque o livro é realmente bom, você lê sem ver o tempo passar e a história te prende de uma forma que não dá pra explicar. Acredito que seja pela época em que é contada e por tudo o que sabemos, mas tenha certeza de uma coisa, essa história não é contada em nenhum outro livro, muito menos nas aulas de histórias. Vale a pena mesmo ler!!
Quando ler me conta o que achou..



"Cercas como essa existem no mundo todo. Esperamos que você nunca se depare com uma delas."

Mais informações:
Titulo: O menino do pijama listrado
Autor: John Boyne
Páginas: 186

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.