As Crônicas de Gelo e Fogo


Certo. Finalizei a leitura do quinto livro da série já faz uns dias, e ainda não consegui pensar sobre tudo isso para escrever um texto decente. Quando surge algo muito legal pra escrever, logo penso: ih, não vai dar, é spoiler! Muita coisa pode ser spoiler. Tem gente que está começando a ver a série agora, e tem gente que assim como eu já leram os livros ou ainda não leram mas estão esperando ansiosamente pela 4º temporada.

O que posso dizer, sem estragar a felicidade de ninguém, é que a série épica é extremamente bem escrita. Muitas vezes até me impressionava a habilidade que o Tio George tem para desenvolver um personagem, descrever um lugar, um sentimento, uma pessoa. Qualquer coisa ali é legal, a começar pelo mundo em que os personagens vivem. Existe a mistura, na medida perfeita, de fantasia. Ali no meio você vai encontrar com os "Outros" que são mortos vivos que só morrem queimados, gigantes, dragões, batalhas sangrentas ( aliás, tem muito sangue nessa história, minha gente), e principalmente, intrigas entre reis, rainhas, príncipes e princesas.

Vou contar só um pouquinho da história, pra quem ainda não conhece. Em um passado distante, existiam os 7 reinos. Cada reino tem seu devido líder, mas apenas um dos reinos manda em todos os outros. Esse é o reino da Rainha Cersei e do Rei Robert. Entretanto, a Mão do Rei ( o homem responsável por ajudar o Rei em tudo que for preciso, e pode falar com a voz do Rei quando necessário) John Arryn, morreu misteriosamente. Com isso, o Rei Robert precisava encontrar uma nova Mão, e ninguém seria melhor do que Ned Stark, seu velho amigo. Ned tem sua família, e é responsável pelo Reino do Winterfell, reluta no começo mas acaba aceitando ser a nova Mão do Rei. E então a aventura (sangrenta) começa. 

Fiz esse resumo mega básico só pra vocês terem uma ideia, ou mais ou menos isso. Quando a aventura (sangrenta) começa é impossível largar o livro ( ou a série). Mas não é só isso, tem tanta mas tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, que parece loucura. São vários personagens, muitas famílias e muita coisa acontecendo (como já disse). Confesso que me perdi algumas vezes com tantos nomes de personagens, confundi alguns, voltei atrás ( são mais de mil personagens, mais ou menos), contudo, não é difícil ou complicado acompanhar a leitura ( como muita gente acha). Muito pelo contrário, a leitura flui. Até demais. E a quantidade inesgotável de páginas passa a não ter importância.

No meio de muitos personagens, os meus favoritos são todos da família Stark (é, pra minha sorte...) e o Jon Snow (filho bastardo de Ned Stark), gostei dele do começo até o fim do quinto livro. Os capítulos são separados por personagens. Cada personagem tem sua vez de contar a história, e claro, os capítulos que eu mais gostava eram do Jon Snow e do Bran Stark ( filho de Ned Stark). É  interessante a relação que você cria com os personagens, ou você ama ou você odeia ( e odeia a ponto de querer muito que ele morra). Que horrível, né? Pois é.

Bem, para escrever uma coisa dessa é necessário muita (mas muita) pesquisa e criatividade. Para você ter uma ideia, a série começou a ser escrita em 1991 (o ano em que eu nasci) e ainda não foi finalizada, contando que George R. R. Martin está escrevendo o 6º volume e talvez ainda venham mais 2. Muitas cabeças ainda irão rolar...

Dos 5 livros publicados até então, o que menos gostei foi "O Festim dos Corvos" e o que eu mais gostei foi " A Tormenta das Espadas",  terceiro livro, que foi divido em 2 temporadas na série televisiva.  Falando nisso, a série está super bem feita, com algumas modificações em relação aos livros mas dá pra encarar e entender tudo direitinho. É claro que eu te indico a ler os livros também, que complementa, mas... Enfim, eu conheci essa história através da série da HBO( veja o trailler aqui), e comecei a ler os livros no meio da 3º temporada. O que acredito que foi bom, por que já tinha um conhecimento geral e estava super empolgada para descobrir o que iria acontecer com os personagens.

Para finalizar, quero falar um pouco sobre a edição dos livros. Depois de pesquisar decidi comprar a box da Leya com os livros em tamanho pocket, mas mesmo assim eles são pesados e um pouco desconfortáveis para ficar segurando por muito tempo. A folha é bem fininha (por que a quantidade é grande) e é possível ver as letras da parte de trás, incomoda no início, mas depois acostuma. Fora isso, os livros estão bem caprichados, a Leya fez um bom trabalho. Eu recomendo.

De qualquer forma, se você ainda não viu a série ou não leu os livros, está perdendo uma história incrível ( e sangrenta). 

Se você já leu ou viu a série vamos compartilhar nossos desesperos.




Mais informações:
Titulo: As Crônicas de Gelo e Fogo
Autor: George R. R. Martin
Editora:Leya
Páginas: muitas!
Compre aqui

Um comentário:

  1. Muit boms livros. Na última temporada eu amei, e fiquei emocionada para Game of Thrones 7 season eu estava animado em todos os momentos, me desespero longa espera tanto tempo para ver o próximo, mas já próxima estreia, partilho horários e data de lançamento para esta nova etapa, tenho certeza de que, depois de Então, espere, Game of Thrones vai cumprir as nossas expectativas.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.