Angelina - O amor é o melhor tempero



Creio que faço parte do grupo de pessoas que acreditam que o amor muda tudo. Mesmo quando tudo ao redor parece desmoronar, lá está o amor. Por vezes nem o enxergamos, mas no fundo, sabemos que ele está sempre ali, dentro da gente e ao nosso lado. Quando ganhei esse livro da fofa Cristiane Maruyama logo soube que iria gostar. A capa dele é tão familiar e convidativa que se torna irresistível, e comecei a ler assim que pude. O que foi muito válido por que o Natal passou e eu queria um livro justamente como esse pra terminar o ano com sentimentos bons.

Mas, vamos ao que interessa.

O livro é sobre a história de Angelina, uma mulher casada, com maravilhosos talentos culinários (que inveja!) e que tem verdadeira paixão por isso. Tudo na sua vida caminha bem, porém seu marido sofre um infarto e vem a falecer. Ela trabalhava junto com o marido em um escritório, que acaba falindo.Ou seja, em menos de uma semana ela está viúva e sem emprego. Ótimo jeito de começar um livro, huh?! Transtornada com a situação, perdida e sem esperanças começa a fazer a única coisa que lhe resta: cozinhar! E então ela cozinha pra vizinhança inteira, e eis que surge o Sr. Cupertino, seu vizinho - um velhinho aposentado que acaba de se mudar para a cidade - e lhe faz uma proposta: ela teria que cozinhar para ele 6 vezes por semana, ele pagaria uma boa quantia por isso. Finalmente ela poderia fazer o que ela realmente ama e ser paga por isso. E por conta disso, outros homens solteiros ficam sabendo que existe uma excelente cozinheira, que abre sua casa para servir refeições. Acaba-se formando um grupo "O Clube dos Solteirões", que é formado por personagens extremamente carismáticos, e todos acabam se tornando amigos.

Enfim, felizmente a história é contada de uma maneira delicada e leve, com toques sutis de humor e de sofrimentos, e aos poucos você vai se identificando e se envolvendo cada vez mais. Os capítulos são curtos, bem estruturados e objetivos. Ao final ou no meio de cada capítulo você se depara com as receitas dos pratos que foram servidos durante os jantares (ou café da manhã), o que achei incrível.

É como se você pudesse carregar o livro pra qualquer lado. Vai além daquela relação habitual que temos com os livros de ficção, por que se os personagens estão reunidos em um ambiente familiar, jantando e conversando sobre o fantástico prato de Lasanha Provençal, é meio óbvio que vai  te deixar com água na boca (ao menos aconteceu comigo, várias vezes) e você vai querer comer algo parecido. Então se você for ousado e habilidoso o suficiente, pode simplesmente pegar o livro e levá-lo até a cozinha e preparar uma Lasanha Provençal deliciosa, e ir seguindo na história enquanto espera o prato ficar pronto. E melhor, comer sua Lasanha Provençal deliciosa enquanto lê a história. Não é perfeito? É como se você pudesse realmente fazer parte daquilo. Como minhas habilidades culinárias são nulas, ou seja, eu só passei vontade mesmo.


Bem, os personagens desse livro foram bem construídos e explorados. Eles surgem por acaso, assim como na vida real, e vão ganhando espaço e importância na vida de Angelina. Creio que faltou explorar mais sobre o Guy e o Jerry, fiquei com a sensação de que ficou faltando alguma coisa ali na história deles. Enfim, já no meio do livro eu sentia que pertencia àquele ambiente, que os personagens eram meus conhecidos e que eu fazia parte do clube. O sentimento de familiaridade e amizade entre os personagens é tão forte que te faz sentir confortável a ponto de você se ver ali no meio deles.


Esse livro não se trata apenas de amizade, amor, fidelidade mas também é sobre superação. Uma linda e delicada história, repleta de jantares deliciosos, sobremesas mais deliciosas ainda e muito amor pra temperar.




O trabalho gráfico do livro é nota mil, simplesmente. Está tudo muito caprichado, eu amei!
Para concluir tem uma entrevista super bacana com o autor.
Este é o primeiro romance do autor Brian O'Reilly, que contou com a ajuda de sua esposa Virginia para escrever as receitas. Brian escreve e dirige o programa de TV "Dinner Impossible" e também já escreveu livros sobre culinária com parceria do chef Robert Irvine. 

Mais informações:
Titulo: Angelina O Amor É O Melhor Tempero
Autor: Brian O'Reilly 
Páginas: 384
Compre aqui

2 comentários:

  1. Fico felicíssima que tenha gostado!!! Mais presentes virão, tenha certeza! Vc merece. beijos

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.