O Sol É Para Todos/To Kill A Mockingbird


Acredito que não é fácil falar/escrever sobre esse livro, primeiramente porque ele é repleto de elementos que dariam uma longa discussão, mas por outro lado, é impossível não comentar pois é uma obra excepcional, que merece ser lida.

Mas afinal, do que se trata esse livro? O livro é divido em duas partes, sendo a primeira mais focada nas crianças. na infância inocente e cheia de energia. Essa parte é bastante nostálgica mas ao mesmo tempo misteriosa, pois existe um vizinho muito estranho, e claro, as crianças estão empolgadas para investigar mais sobre ele.
O livro é narrado pela Scout Finch já adulta, relembrando os acontecimentos de quando era uma criança de 7 anos. Ela morava em uma cidade pequena no Sul dos EUA com seu pai Atticus, um advogado, seu irmão Jem, e uma negra que os ajudava em casa, a Cal.  Jem e Scout encontram um amigo chamado Dill, e juntos tentam desvendar o mistério daquele vizinho que nunca sai pra fora de casa. Existem muitas histórias sobre esse vizinho, o Boo Radley, sobre como ele é louco e mata pessoas, especialmente, negros e gatos. As crianças começam a achar pequenos objetos misteriosos e acabam se envolvendo muito nesse mistério.

De repente isso tudo fica como um plano de fundo, já distante, pois a segunda parte consiste nos elementos mais maduros da história. Sem aquela nostalgia de brincadeira de crianças,histórias e perguntas. As crianças descobrem que seu pai, Atticus, um advogado, está defendendo um caso. Um negro é acusado de bater e estuprar uma garota de 19 anos. O clima é tenso, pois além do crime local  que está agitando todos na cidade,houve também a crise econômica e as pessoas estão pobres e desesperadas. A grande maioria das pessoas vão contra o Atticus e sua família. Mesmo Atticus sendo aquele cara super educado, bonzinho e inteligente, mas a partir do momento em que ele começa a defender o negro, as sociedade se volta contra ele.

Eu simplesmente adorei o Atticus. Achei muito interessante a preocupação dele tanto com a família, que acaba envolvida no caso, como com o próprio acusado, o Tom Robbison e sua família. E além disso, ele tem um caráter de se admirar e cria os filhos de uma maneira diferente, e mesmo as crianças aprontando muito, eles sempre ouvem e respeitam o pai. 

Podemos encontrar aí, no meio disso tudo, preconceito, desigualdade social, injustiças, racismo, o processo de amadurecimento (lembre-se que são crianças que estão envolvidas na história), amor, entre outros. Todos esses elementos que entram na história são de extrema importância para o desenvolvimento da trama. Além disso, torna a leitura muito mais rica. tanto é que esse livro é considerado um clássico da Literatura Norte- Americana, que foi escrito pela Harper Lee e publicado no ano de 1960. Assim que foi lançado fez sucesso imediato, ganhando o prêmio Pulitzer.

Realmente, a escrita é extremamente envolvente e devo admitir que foi um dos melhores livros que já li esse ano. Não só pela escrita, mas pelo contexto, pela história, pelos personagens que foram muito bem construídos e explorados. Esse livro me parece ter tudo na medida certa. Te deixa tenso quando as crianças estão brincando e tentando entrar em contato com o vizinho louco, Boo Radley. Te joga num mar de ansiedade e revolta na hora que acontece o julgamento, no qual as crianças estão assistindo. Parece que tudo o que os personagens sentem vai parar dentro de você como num passe de mágica. Eu realmente entrei na pele da Scout, e vivi cada momento desse.

Apesar de todos os temas que se desenvolvem nesse livro, e alguns deles não são nada bons, eu achei essa história extremamente delicada. Pois afinal, a mensagem que fica é que devemos ser humanos, errar, aprender, descobrir, amar, e tentar entender as pessoas que estão ao nosso redor.

Essa minha edição está em inglês, comprei  pelo Book Depository. Na Livraria Cultura existe outras edições com preços acessíveis, porém, em português só encontrei em Sebos, então se você está interessado, te aconselho procurar na Estante Virtual.

Mais informações:
Título: To Kill A Mockingbird/ O Sol É Para Todos
Autor: Harper Lee
Editora: Arrow Books
Páginas: 309
Compre aqui ou aqui.

2 comentários:

  1. Cheguei na sua resenha por conta do livro que estou lendo: Claros Sinais de Loucura, onde têm milhares de citações de O Sol É Para Todos. Fiquei tão apegada que tive que pesquisar mais, algo que me trouxe à este blog literário lindooooooo!
    Parabéns pela resenha e pelo blog! <3

    http://listadasnuvens.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.