Contato - Carl Sagan

12:17




Vivemos no planeta Terra já faz um tempinho, e desde então tentamos descobrir nossas origens e entender o ambiente em que vivemos. Tentamos entender coisas que estão além de nossas inteligências, artificiais ou não. O que buscamos desde o inicio de tudo ainda nos é totalmente incompreensível. Formamos uma sociedade que depende de um capital, escolhemos religiões para nos guiar perante a grandeza do Universo, e com isso, muitas pessoas se dão por satisfeitas. Felizes. Simplesmente aceitam tudo como verdade e não se questionam sobre nada.
Esse livro não é apenas sobre extraterrestres. Não se enganem,se forem ler achando que é pura diversão e terão uma boa dose de aventura extraterrestre é melhor então buscar outro livro. Aqui vocês encontrarão diante de si uma variedade de opiniões e debates sobre política, religião, ciências e sentimento. Cada personagem carrega consigo uma opinião sobre o que está acontecendo no mundo. Recebemos uma mensagem alienígena que nos instruí a construir uma máquina. Não se sabe pra que, nem por que.
A história é extremamente envolvente. Você se vê ali no meio daquela trama, e é uma coisa tão bem formulada e tão explicada que te deixa aquela sensação de isso pode acontecer agora mesmo, que podemos de fato, receber uma mensagem extraterrestre.
O que eu apontaria como negativo, já que não sou matemática, física, astrônoma nem nada, apenas uma amante de ficção, foi o fato de ter alguns detalhes- teorias- dessas áreas científicas e eu me senti um pouco perdida em alguns momentos. O lado bom é que aprendi bastante coisa. Mas não é algo que atrapalhe a leitura a ponto de largar o livro, se você, assim como eu, é fã do tema. Caso contrário você pode achar tudo isso um "saco".
A história vai nos mostrando um pouco sobre nós mesmo, seres humanos, como agimos e aceitamos determinadas coisas impostas pelo governo. Mas não só isso, nos mostra que damos tanta importância para determinadas coisas que esquecemos o que realmente importa na nossa vida: o amor. É sim, uma mensagem clichê, de cunho religioso, mas é uma verdade. Eu aceito isso como verdade. Independente de religião, o ser humano é capaz de amar e isso deveria ser colocado em primeiro lugar. Entretanto,dinheiro e poder são muito mais valorizados.
 Percebi que, de fato, estamos um pouco atrasados mesmo, não só com relação á tecnologias. Carl Sagan me deixou uma questão: será que somos inteligentes o suficiente para aceitarmos de bom grado que de fato, existem civilizações inteligentes espalhadas por ai? E se essa história se tornasse realidade? E se recebêssemos uma mensagem vinda de outro planeta, como será que a humanidade responderia? Aceitaríamos? De fato os seres humanos são adaptáveis, sabemos nos adaptar facilmente ás circunstâncias, mas perante tantas verdades morais e religiosas, como agiríamos diante uma mensagem extraterrestre? Acredito que o Carl Sagan imaginou perfeitamente como seria.
 Leitura altamente recomendada, para quem quer se tornar um ser humano melhor.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.